Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

50 Anos UFSM

o_principio_3

Datada de 1959, a primeira foto retrata a construção de uma das dependências da Universidade Federal de Santa Maria. Curiosamente, a UFSM começou fora do campus, com a estruturação da – naquela época – reitoria, localizada no centro de Santa Maria. Atualmente, o prédio abriga a direção do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), além de Biblioteca Setorial, gabinetes de leitura e diversos laboratórios. A segunda e terceira fotos ilustram a cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental pelo fundador da UFSM, Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho, em 1960. O fato marcou o princípio das construções da UFSM no campus, em Camobi.

Utilidades
Mensagem do Reitor

Ao conceberem uma “universidade”, os visionários que pensaram a constituição da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA tinham em mente o vasto potencial humano existente na cidade de Santa Maria, então, nas décadas de 1940 e 1950, uma municipalidade cosmopolita que abarcava pessoas de várias localidades do Rio Grande do Sul, e do Brasil como um todo. Entre as tantas lideranças neste processo devemos reconhecer ao nosso Reitor-Fundador, Professor Doutor José Mariano da Rocha Filho, o grande articulador da causa da interiorização do ensino superior no Brasil. Depois deram continuidade a esta trajetória os professores Hélios Homero Bernardis, Derblay Galvão, Armando Vallandro, Gilberto Aquino Benetti, Tabajara Gaúcho da Costa, Odilon Antônio Marcuzzo do Canto, Paulo Jorge Sarkis e Clovis Silva Lima. 

Reitor Felipe Martins Müller 

Assim, decorridos cinquenta anos, a UFSM é hoje uma síntese de tudo o que foi sonhado e trabalhado, ano após ano, por milhares de pessoas. Na atualidade, NOSSA UNIVERSIDADE é uma UNIVERSIDADE DE TODOS, dos mais humildes trabalhadores aos mais renomados cientistas que por ela transitam. Sua missão é educar e gerar conhecimentos para a humanidade, pautada como instituição público-estatal no permanente desafio de oferecer o ensino gratuito e de qualidade. 

Somos, então, tudo aquilo que os esforços dos servidores, alunos e comunidade externa têm mobilizado para fazer de nossas ações de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão aportes de qualificação da vida, respeito às condições ambientais e de inovações tecnológicas e sociais, conjugando produção científica com progresso sustentável. Parabéns, UFSM. Parabéns a todos que compreendem a real dimensão de uma UFSM comprometida com a “educação”. Por isso, vamos comemorar intensamente esta efeméride que é uma conquista da cidadania brasileira, já pensando nos desafios que teremos pela frente, nos próximos cinquenta anos. 

Felipe Martins Müller 

Vídeos