Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cine COP30 convida a comunidade para uma sessão do filme “Iracema: Uma Transa Amazônica”

Produzido em 1974 para a emissora de TV alemã ZDF, o filme ficou proibido pela censura no Brasil por seis anos



Projeto de extensão vinculado ao curso de Relações Internacionais da UFSM, o Paralelo 33 promove no dia 18 de outubro (sábado) o Cine COP30, em alusão à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que ocorre em novembro em Belém. O filme escolhido para a sessão de cinema é Iracema: Uma Transa Amazônica, o qual será exibido às 10h no Cinépolis, localizado no Shopping Praça Nova.

Dirigido por Jorge Bodanzky e Orlando Senna, esse filme teuto-brasileiro foi produzido em 1974 para a emissora de TV alemã ZDF, mas ficou proibido pela censura no Brasil por seis anos. Mistura ficção e documentário, bem como atores profissionais e não atores, tendo como fio condutor uma viagem pela rodovia Transamazônica empreendida pelo caminhoneiro Tião (interpretado pelo ator Paulo César Pereio) ao lado de Iracema, uma adolescente prostituta indígena interpretada por Edna de Cássia.

Com classificação indicativa de 16 anos e entrada gratuita, a sessão em Santa Maria vai dispor de uma versão remasterizada em 4K, cedida pela produtora Gullane. Logo após a exibição, haverá um debate aberto ao público. As inscrições iniciam-se nesta segunda-feira (6), por meio do perfil do projeto no Instagram (@paralelotrintaetres). Estudantes universitários participantes receberão certificação de 5 horas de Atividade Complementar de Graduação (ACG).

COP30 e COP UFSM – A atividade integra os Diálogos Autogestionados do Balanço Ético Global (BEG), iniciativa vinculada à COP30, e também compõe a programação da COP UFSM, evento local coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE). A COP UFSM reúne ações culturais, científicas e ambientais, valorizando experiências sustentáveis já existentes na instituição e estimulando o desenvolvimento de novas práticas.

O objetivo do Cine COP30 é aproximar a comunidade acadêmica e a população local das discussões globais sobre ética e crise climática, além de destacar o cinema como ferramenta pedagógica e crítica. O filme escolhido dialoga com temas centrais da conferência, como a exploração da Amazônia, injustiças sociais e impactos ambientais.

A atividade também será registrada em vídeo, e a produção audiovisual resultante será encaminhada à coordenação do BEG para exibição na Green Zone da COP30, em Belém. Esse espaço é aberto à sociedade civil, empresas, acadêmicos e instituições.

O Cine COP30 conta com apoio da PRE, das coordenações dos cursos de Relações Internacionais e Relações Públicas, dos projetos de extensão UFSMUN, Juca nas Escolas, F5 e Anárquica, além de parceiros como o Departamento de Economia e Relações Internacionais, o Diretório Acadêmico de Relações Internacionais, o Cineclube da Boca e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Com informações do projeto Paralelo 33

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-70878

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes