Ir para o conteúdo Produção Editorial Ir para o menu Produção Editorial Ir para a busca no site Produção Editorial Ir para o rodapé Produção Editorial
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

10 anos de Produção Editorial: uma breve história dos camaleões




1971: No dia 15 de abril de 1971, o curso de Comunicação Social foi oficializado pelo Decreto n° 66.446, publicado no Diário Oficial. Assim, as primeiras habilitações de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Rádio e Televisão e Editoração foram criadas. Um ano antes, José Mariano da Rocha Filho, Reitor fundador da UFSM, comunicou seu desejo em criar o Curso de Comunicação Social no Dia da Imprensa durante seu tradicional jantar oferecido aos jornalistas pertencentes às emissoras de rádio e aos jornais da época. Dessa forma, Mariano da Rocha atendeu ao desejo de profissionais e estudantes que procuravam ensino sobre Comunicação.

Foto de Vista aérea do Campus da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, em 1971
Vista aérea do Campus da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, em 1971

 

1973: Devido à falta de alunos inscritos, as habilitações de Editoração e Rádio e TV foram descontinuadas. Como conta Eugenia Mariano da Rocha, aluna da primeira turma, no Projeto Pedagógico (PPC) : “Certo dia, no segundo ano de funcionamento do curso, o professor Abelin chegou na aula e pediu que colocássemos em uma folha o nosso nome e a opção desejada. Fiquei sabendo, tempos depois, que a habilitação em editoração não havia saído porque somente eu e o Jorge Castegnaro éramos os candidatos. […] Acredito que a habilitação em rádio e TV não tenha saído por motivos semelhantes, pois a rádio Universidade já existia na época e poderia servir de laboratório, o que realmente veio a acontecer hoje.” Com isso, passaram-se 39 anos para que uma nova habilitação voltada para o campo de editoração, além do livro impresso, conseguisse dar seus primeiros passos. 

Foto de Rosto de Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello
Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello

 

2008: Com a instituição do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), surge a iniciativa de reestruturar o extinto curso de Editoração e dar luz ao curso de Comunicação Social — Produção Editorial. Esse passo foi uma forma de revitalizar as habilitações extintas em 1973, promovendo a formação de um profissional interdisciplinar com as tecnologias midiáticas do século XXI. Além de tratar do livro impresso, o curso possui vistas a preparar o educando para atuar nas esferas que compõem a produção editorial de revistas, audiovisual e mídias digitais.

Imagem do logo do REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais)
Logo do REUNI

 

2010: No segundo semestre de 2010, a primeira turma de Produção Editorial iniciou seus estudos. Coordenado pela professora Maria Ivete Fossá, entre 2010 a 2012, os primeiros alunos iniciaram sua jornada pelos 8 semestres que compõem o curso. O camaleão foi escolhido como símbolo do curso de Produção Editorial, por ser um animal que se adapta ao cenário, mudando sua cor, além de variarem de cor e tamanho. Tais variações e adaptações foram as características que fizeram com que esse animal fosse escolhido como símbolo, pois o profissional formado em produção editorial, deve ser versátil em várias habilidades dentro das habilitações da comunicação social. 

Imagem com o Logo do Curso de Comunicação Social - Produção Editorial UFSM
Logo de PE

 

Nesse mesmo ano, é instituído o PET Ciências Sociais Aplicadas (PET CiSA). Formado pelos três cursos da graduação: Comunicação Social — Produção Editorial, Meteorologia e História. O objetivo do grupo é promover a interdisciplinaridade entre seus componentes aliado aos eixos de ensino, pesquisa e extensão nos quais se concentram as atividades do PET.

Imagem com o logo do PET CISA
Logo do PET CISA

 

2011: Neste ano, dois laboratórios de produção editorial conquistaram seus espaços, sendo eles: o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Produção Editorial (LAPPE), voltado para o aperfeiçoamento dos discentes nas práticas de editoração a partir da produção de conteúdos em disciplinas e projetos que contemplem o ensino, a pesquisa e a extensão; o Laboratório de Pesquisa e Produção de Publicações Científicas (PUBLICA), destinado a proporcionar aos acadêmicos experiências na área de editoração de periódicos científicos, através de atividades teórico-práticas. Coordenado pela professora Cláudia Bomfá, o PUBLICA permite ao estudante aprender sobre a prática profissional na área da Comunicação Científica.

Logo LAPPE

 

Logo PUBLICA

 

2012: No segundo semestre de 2012, a O QI: Revista Experimental do Curso de Graduação em Comunicação Social — Produção Editorial publicou sua primeira edição com o dossiê temático “O nascimento da Produção Editorial: o autor, o editor e as novas configurações do livro”. Desde então a revista já conta com nove edições, sendo a última uma homenagem para os 10 anos de Produção Editorial na UFSM com o dossiê “Produção Editorial em um contexto de inovação”.

Logo da Revista O QI

 

Por fim, a Editora Experimental pE.com UFSM deu seus primeiros passos em 2012 também, com coordenação da professora Marília de Araujo Barcellos, docente do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Com os outros laboratórios, a pE.com tem como objetivo promover a habilidade de editoração de caráter interdisciplinar aos discentes de Produção Editorial.

Logo da pE.com

 

2013: Em 2013 aconteceu o I Fórum de Produção Editorial – EDITASUL, é uma iniciativa do Curso de Comunicação Social – Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria. Este evento é dedicado à divulgação e o lançamento de produtos editoriais, desenvolvidos pelos acadêmicos do curso, bem como a promoção de debate entre profissionais da área, aproximando universidade e mercado de trabalho.

Banner do I EDITASUL de 2013

 

2014: Desenvolvida em 2014, na disciplina de Projeto Experimental de Produção Editorial, sob coordenação da professora Rosane Rosa, a EduMIX – Editora Aberta tem como foco a produção de materiais utilizando os Recursos Educacionais Abertos (REA) para serem reeditados em formatos de livros interativos, vídeos, jogos, áudio book e sites. Além disso, a editora está integrada ao MIRA – Mapa Global de Iniciativas Abertas, ao REA Brasil e ao Banco Internacional de Objetos Educacionais.

Ainda em 2014, PE teve seus primeiros 4 formandos em uma formatura de gabinete no prédio 67.

Logo da EduMIX

 

2015: Em 2015, foi publicado o primeiro volume da coletânea Pense: Produção editorial em sua essência. O livro tem como foco o contexto em que se insere o produtor editorial nas áreas profissional e acadêmica. Produzido  durante a disciplina de Edição e Produção de Livros, a obra dá luz aos caminhos, embates e o futuro do profissional no século XXI. 

Ainda em 2015, houve a primeira edição do Dia de PE, evento realizado a cada dois anos pelo curso de Comunicação Social — Produção Editorial. O evento acontece ao longo do dia com mostras do mercado editorial com vista a compreender as diferentes atuações do produtor editorial. O espaço ainda conta com a apresentação de trabalhos realizados nas cadeiras práticas do curso. 

Capa do livro Pense: Produção editorial em sua essência

 

2016: O II Fórum de Produção Editorial – EDITASUL, realizado entres os dias 20 e 21 de novembro de 2016, sob o tema “Conexões e Experiências” reuniu aproximadamente 150 pessoas, acadêmicos de Produção Editorial, outros cursos e outras instituições. Como forma de reconhecer os trabalhos dos discentes do curso, o “I Prêmio Camaleão Dourado” foi realizado na cerimônia de encerramento do evento.

Banner do II EDITASUL de 2016

 

2017: Lançamento do livro Estudos Editoriais – Volume I da série Caleidoscópio na Feira do Livro de Santa Maria.O livro Estudos Editoriais é um compilado de uma entrevista e onze artigos. Esses últimos são originários de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC|2014/2015), dos acadêmicos de Comunicação Social — Produção Editorial, da Universidade Federal de Santa Maria e seus respectivos orientadores membros do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM. Com vista a discorrer sobre os diferentes campos da editoração, o Volume I da Série Caleidoscópio é mais uma iniciativa para projetar os estudos oriundos de PE.

Capa do livro Estudos Editoriais – Volume I da série Caleidoscópio

Nesse ano, ainda, houve a segunda edição do Dia de PE com a temática Novos espaços para Produção Editorial. Concomitantemente à  32ª Jornada Acadêmica Integrada – JAI, o evento contou com participações ilustres como, por exemplo, as palestrantes Gabriela Tonelli (Companhia das Letras, São Paulo) e Giovanna Alvarenga (Agência de Conteúdos Cuentos y Circo, Porto Alegre), entre outros convidados e atrações.

Banner do Dia de PE de 2017

 

2018: Em sua terceira edição, o III Fórum de Produção Editorial – EDITASUL, realizado simultaneamente com a à Jornada Acadêmica Integrada – JAI nos dias 22 e 23 de outubro de 2018, teve como tema “Crie sua experiência”. Além disso, as sessões “Produção editorial, culturas e representações identitárias” e “Práticas, produções experimentais e relatos de experiências” promoveram o diálogo entre a área da Comunicação e a Produção Editorial.

Banner do III EDITASUL de 2018

 

2019: Neste ano, o Dia de PE fez parceria entre a ReTina – Feira de Arte Gráfica e o curso de Comunicação Social — Produção Editorial. O evento se voltou a discussão da “crise no mercado editorial”, ao mesmo tempo que a as feiras de artes gráficas e publicações independentes seguiam por outro caminho. 

Banner do Dia de PE de 2019

 

Em 2019, na 42º Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM, o livro Estudos Editoriais, volume 2, da Série Caleidoscópio foi lançado no PUBLICOM. Nesta edição, a obra contou com 12 capítulos, provenientes de trabalhos de conclusão do Curso de Comunicação — Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria. O livro, publicado pela Editora Experimental pE.com UFSM, foi organizado pela professora Marília de Araujo Barcellos e, como na sua primeira edição, navega pelos campos que vão desde o impresso até o digital.

Capa do livro Estudos Editoriais, volume 2, da Série Caleidoscópio

 

2020: No ano que completa 10 anos, o Curso Comunicação Social — Produção Editorial lançou a Gutenberg – Revista de Produção Editorial com o objetivo a divulgação de e reflexão crítica de estudos e pesquisas que englobam a área de produção editorial. 

Logo da Gutenberg – Revista de Produção Editorial

 

Texto: ‌Eduardo‌ ‌Macedo‌

Fonte:

Acervo digital do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria. Disponível em: <http://web2.santamaria.rs.gov.br/arquivohistorico/sistema_descricao_documental/>. 

 

Editora pE.com. Disponível em: <https://www.ufsm.br/editoras/pecom/>. 

 

EduMIX – Editora aberta. Disponível em: <https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/producao-editorial/edumix/>. 

 

Eventos de PE. Disponível em: <https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/producao-editorial/busca/?q=&orderby=date&order=ASC&perpage=15&area=eventos&sites%5B%5D=468>. 

 

Gutenberg – Revista de Produção Editorial. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/gutenberg>. 

 

Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Produção Editorial (LAPPE). Disponível em: <https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/producao-editorial/lappe/>. 

 

Laboratório de Pesquisa e Produção de Publicações Científicas (PUBLICA). Disponível em: <https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/producao-editorial/publica/>. 

 

Livros Comunicação Social. Disponível em: <https://www.ufsm.br/editoras/pecom/livros-comunicacao-social/>. 

 

O QI: Revista Experimental do Curso de Produção Editorial. Disponível em: <https://www.ufsm.br/midias/experimental/revista-o-qi/>. 

 

PET CiSA. Disponível em: <https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/ccsh/programa-de-educacao-tutorial-pet/>. 

 

Projeto Pedagógico (PPC) do curso Produção Editorial. Disponível em: <https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/producao-editorial/projeto-pedagogico>.

 

Fotos recolhidas da página do curso e do acervo digital de Santa Maria.

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes