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Consumo e Culturas Digitais

CONSUMO E CULTURAS DIGITAIS

Pesquisa Em Atividade

Notícias ConsumoeCulturasDigitais
Integrantes do GP apresentam trabalho na JAI nesta quarta (25)
Iniciou nesta segunda (23) a 32ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. Alguns integrantes do Grupo de Pesquisa Consumo e Culturas Digitas irão apresentar seus trabalhos na tarde de quarta (25)…
25/10/2019 – 20:00
GP Consumo e Culturas digitais marca presença no Intercom Nacional 2017
O Intercom é considerado o maior Congresso de Comunicação da América Latina e este ano a edição nacional teve como tema “Intercom 40 anos: Comunicação, memórias e historicidades.  Além de…
12/10/2017 – 20:00
Políticas da compaixão foi o tema abordado pela pesquisadora Cláudia Fonseca
A doutora e professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Rio Grande do Sul, Claudia Fonseca foi uma das convidadas para falar sobre políticas de…
11/10/2017 – 20:43
Cresce o número de pessoas que acessam a internet pelo celular
A mais recente Pesquisa Brasileira de Mídia realizada pela Secretaria Federal de Comunicação, realizada em 2016, apontou o crescimento do acesso à internet pela população brasileira. A pesquisa, que é…
01/08/2017 – 10:58
Prof.ª Dr.ª Sandra Rubia da Silva em entrevista para o V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade
A Prof.ª Dr.ª Sandra Rubia da Silva concedeu entrevista para o V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade no ano de 2013. Conferira a entrevista completa clicando aqui.
20/06/2017 – 11:06

Apresentação

As atividades do grupo de pesquisa Consumo e Culturas Digitais teve início em 30 de outubro de 2012 com reuniões semanais. A partir de janeiro de 2013, as reuniões passaram a ser quinzenais.

Ementa:

O grupo de pesquisa centra suas reflexões nos processos de consumo, entendidos fundamentalmente como uma prática cultural, em sua articulação com o universo das culturas digitais. Estas são percebidas como um potencializadoras de novas formas de sociabilidade e participação que integram os âmbitos online e offline da vida social. Fundamentalmente, os dispositivos relacionados ao universo digital e os processos a eles relacionados são entendidos como artefatos culturais e, portanto, indissociáveis dos contextos sociais, históricos, políticos e culturais que os envolvem. São também analisados em sua materialidade, na perspectiva de que as relações entre pessoas e objetos são relevantes para o entendimento das práticas de consumo por um viés sociocultural.

Objetivos:

1) Discutir textos teóricos de autores de referência para o campo de estudos, bem como analisar trabalhos de pesquisa relevantes na temática;

2) Propiciar aos discentes espaço para discussão de temas relacionados aos seus projetos de pesquisa, seja em nível de graduação ou pós-graduação;

3) Integrar alunos aos projetos de pesquisa em andamento sob coordenação da profª Drª Sandra Rubia da Silva.