Ir para o conteúdo PPGEE Ir para o menu PPGEE Ir para a busca no site PPGEE Ir para o rodapé PPGEE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Em um mesmo dia, CT inaugura Capítulo IEEE e Instituto de Redes Inteligentes



Em uma solenidade de peso internacional, a UFSM e o Centro de Tecnologia inauguraram, nessa última sexta-feira (5), os Capítulos IEEE da UFSM, no auditório Pércio Reis. O IEEE é a maior organização profissional do mundo, presente em mais de 160 países. No Brasil, a organização possui ramos estudantis em universidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

A criação dos capítulos foi uma iniciativa do professor do curso de Engenharia Elétrica José Renes Pinheiro. Para ele, a vinda do IEEE para Santa Maria representa uma “nova realidade”: “Isso faz com que nós não estejamos mais presos à UFSM, à Camobi, à Santa Maria. É um braço que nós estamos criando que nos liga com o mundo. A IEEE é uma organização americana, mas pela sua filosofia, tem atuação no mundo inteiro”. O IEEE instaurou em Santa Maria também um dos seus ramos estudantis, que é presidido aqui pela acadêmica Fernanda Carnielutti. O primeiro ramo estudantil do Brasil que é filiado também à Sociedade de Aplicações Industriais.

Por isso, se fizeram presentes representações internacionais da IEEE, como o alemão Dr. Péter Magyar, líder do departamento que desenvolve novos capítulos para a IEEE, que afirma que a criação de um capítulo no sul do Brasil é importante para organizar eventos, integrar conhecimento e as pessoas que pesquisam Engenharia Elétrica na região. Já o presidente da Sociedade de Aplicações Industriais do IEEE, Dr. David Duroucher, dos Estados Unidos, acredita que a importância global do IEEE está em conectar estudantes e professores de todos os continentes para expandir as habilidades técnicas em prol do mundo inteiro.

Renan Reiter, fundador da Sonnen Energia, que também patrocinou o  evento, estava lá. Para ele, que é membro do IEEE e cursa seu doutorado no Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC) da UFSM é natural sua contribuição. “Eu devo muito ao programa. E é importante mostrar a nossa empresa, que surgiu de dentro do GEPOC. Por isso o patrocínio”, completa Renan. Renan palestrou sobre a sua empresa, após a apresentação do Instituto de Redes Inteligentes (INRI) da UFSM que também seria inaugurado no mesmo dia. Um dos membros da comissão de implementação do INRI, o professor Leandro Michels conta que a ideia em torno dele é  trabalhar com fontes alternativas de energia e a sua inserção no sistema elétrico tradicional. “A UFSM tem uma grande demanda de se fazer uma inserção maior na sua comunidade e no Brasil. Esse Instituto também serve para entrar em grandes redes nacionais e internacionais e cooperação”.

Após as apresentações, todos se deslocaram até o prédio 9E, onde se descerraram as placas de metal que, agora, demonstram a nova casa das duas entidades: Seções regionais do IEEE e INRI. O reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, esteve presente na solenidade de inauguração. Sua presença foi notada pelos convidados internacionais, que pontuaram que nunca antes um reitor havia prestigiado a abertura de um Capítulo IEEE. “Trata-se de uma iniciativa de inovação realmente importante, que trata do assunto delicado da energia. Nós temos o grande desafio hoje de garantir a qualidade no fornecimento e na distribuição de energia. Essa iniciativa da Universidade se trata de um marco inovador”, afirmou Burmann. Uma sexta-feira memorável.

Fonte: Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-553-2483

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes