Ir para o conteúdo PPGEE Ir para o menu PPGEE Ir para a busca no site PPGEE Ir para o rodapé PPGEE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Volta da mobilidade internacional está prevista para setembro

CAPES acompanha os desdobramentos da pandemia e tem como prioridade a saúde e a segurança de bolsistas e demais beneficiários...



Em razão da pandemia e para garantir a segurança de bolsistas e demais beneficiários, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) anuncia que as mobilidades acadêmicas internacionais se encontram temporariamente suspensas, com retomada prevista para setembro. A informação consta em ofício assinado por Benedito Aguiar, presidente da CAPES, e encaminhado aos pró-reitores de pesquisa e pós-graduação, além de pesquisadores apoiados pela Fundação.
 
Assim, bolsistas com viagem programada ao exterior podem solicitar à CAPES a alteração do período da bolsa para o segundo semestre deste ano, com vigência a partir de setembro. O mesmo deve ocorrer com os estrangeiros que têm o Brasil como destino. Caso não seja possível, é preciso pedir desistência do auxílio. Missões de trabalho planejadas fora do País também devem ser reprogramadas a partir daquele mês. Do mesmo modo, ante a impossibilidade de serem feitas, os motivos deverão ser encaminhados junto à solicitação de cancelamento.
 
Os bolsistas que já viajaram terão o benefício mantido. Quem quiser retornar ao Brasil deve entrar em contato com o técnico responsável na CAPES para receber orientações quanto à volta. A Fundação analisará a documentação e as justificativas apresentadas.
 
Casos excepcionais devem ser comunicados à Fundação. A CAPES analisará as solicitações caso a caso.
 
A CAPES é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes