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Reunião do CEPE define alteração do Calendário Acadêmico da UFSM para o 1º semestre de 2021

O semestre iniciará no dia 18 de maio, terminando no dia 04 de setembro de 2021...



Na tarde da última quarta-feira (07/04), em reunião extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), foi aprovada a alteração do Calendário Acadêmico da UFSM. Com as mudanças, as aulas do primeiro semestre de 2021 devem começar em 18 de maio.

Conforme o calendário anterior, o primeiro semestre letivo começaria em 12 de abril. No entanto, ao considerar o cronograma do Sistema de Seleção Unificada (SISU), que é definido pelo Ministério da Educação (MEC), haveria um grande lapso temporal entre o início das aulas para veteranos e calouros. Essa situação motivou a alteração aprovada pelo CEPE. 

De acordo com o reitor da UFSM, Paulo Burmann, “havia um entendimento inicial de que poderíamos começar o semestre letivo de acordo com o calendário aprovado anteriormente, mas em função da dilatação dos prazos do Sisu, se mantivéssemos o que estava aprovado, haveria um descompasso grande que poderia suscitar intranquilidade e insegurança entre nossos estudantes. Precisamos continuar agindo com parcimônia, cuidado e responsabilidade na condução desses processos”, destacou. 

Datas importantes:

  • Início do primeiro semestre de 2021: 18/05
  • Término do primeiro semestre de 2021: 04/09

O novo Calendário Acadêmico em REDE de 2021/01 é válido para graduação e pós-graduação – modalidade presencial e EAD e será disponibilizado posteriormente de forma completa pela Pró-Reitoria de Graduação.  O pró-reitor de graduação, Jerônimo Tybusch, salienta, no entanto, que “o novo calendário está com os mesmos eventos do calendário anterior, apenas com a alteração de datas, pensado para o futuro.” 

Lembrando que em virtude da pandemia de Covid-19, as atividades acadêmicas presenciais seguem suspensas. Situações específicas de estágios e disciplinas práticas devem ser discutidas com as coordenações de cada curso, como já citado anteriormente

Texto: Paola Jung e Mariana Henriques / Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

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