A doutoranda em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria, Renata Rodrigues Lautert, orientanda da Prof.ª Luciane Silva Neves, vinculada ao Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP/UFSM), desenvolveu seu doutorado com cotutela/dupla diplomação na Otto-von-Guericke-University Magdeburg (OVGU), da Alemanha, defendendo a tese no dia 27 de março de 2025. O trabalho intitulado “Grid and System-Oriented Use of Flexibility Provided by Energy Communities” foi apresentado para a seguinte comissão examinadora: Prof.ª Dr.ª Luciane Silva Neves (Orientadora-UFSM), Prof. Dr. Martin Wolter (Orientador-OVGU), Prof. Dr. Adriano Peres de Morais (UFSM), Prof. Dr. Georg Rose (OVGU), Prof. Dr. Mauricio Sperandio (UFSM) e Prof.ª Dr.ª Ulrike Steinmann (OVGU).
Recentemente, com recursos do Programa de Internacionalização CAPES/PrInt UFSM, projeto de Recursos Energéticos, a discente realizou Doutorado Sanduíche no Exterior, na mesma Instituição, tendo como orientador externo o Prof. Martin Wolter, no período de dezembro de 2023 a maio de 2025.
O Programa CAPES/PrInt UFSM tem como objetivo fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições contempladas nas áreas do conhecimento por elas priorizadas. Estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação. Ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação das instituições contempladas. Promover a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional. Fomentar a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional e integrar outras ações de fomento da CAPES ao esforço de internacionalização.