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Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD)

 

PROCAD UFSM – UFPE

Edital: CAPES / Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – Edital N° 071/2013

Título do projeto: Conversores Estáticos e Estratégias de Controle para Conexão de Sistemas Geradores Fotovoltaicos à Rede Elétrica

Instituição proponente:

UFSM – Universidade Federal de Santa Maria

CT – Centro de Tecnologia

PPGEE – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Instituição associada 1:

UFPE – Universidade Federal de Pernambuco

CTG – Centro de Tecnologia e Geociências

PPGEE – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Instituição associada 2:

UDESC – Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina

CTC – Centro de Ciências Tecnológicas

PPGEEL – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Coordenador geral: Leandro Michels (UFSM)

Comitê Assessor:     EE – Engenharia Elétrica e Biomédica

Área de Conhecimento: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos.

Vigência: Out/2014 – Out/2020

Objetivos:

Este projeto visar fortalecer a interação científico-acadêmica entre grupos de pesquisa de três programas de pós-graduação em Engenharia Elétrica das Regiões Sul (UFSM e UDESC) e Região Nordeste (UFPE) do Brasil, de competência reconhecida nas áreas de Eletrônica de Potência e Sistemas de Controle, formando uma rede de cooperação para o desenvolvimento de conversores estáticos de potência e suas estratégias de controle para a conexão de geradores solares fotovoltaicos de energia na rede elétrica de distribuição.  A cooperação proposta busca auxiliar no processo de desenvolvimento tecnológico nacional para o aproveitamento da potencialidade da energia solar fotovoltaica, ainda pouco aproveitada no Brasil.  Um dos fatores necessários para o desenvolvimento desta tecnologia é a qualificação da indústria nacional para o desenvolvimento de equipamentos que supram estes setores, que se dá tanto através de pesquisa quanto de qualificação de mão-de-obra especializada.

Os objetivos específicos são os seguintes:

i. Conceber, projetar e simular topologias de conversores estáticos de alto desempenho para conexão de fontes renováveis de energia na rede de distribuição de energia, em especial de energia solar fotovoltaica;

ii. Conceber, projetar e simular estratégias de controle para conversores estáticos empregados na conexão de geradores fotovoltaicos de energia na rede de distribuição de energia;

iii. Implementar os sistemas propostos e comparar seus desempenhos com sistemas similares apresentados na literatura;

iv. Analisar a conformidade com as normas nacionais e internacionais relativas à qualidade da energia produzida e consumida pelos sistemas propostos;

v. Compartilhar os diferentes conhecimentos associados ao tema de Energia Solar Fotovoltaica entre os diferentes pesquisadores das equipes, criando uma rede de colaboração técnico-científica;

vi. Formar recursos humanos qualificados para as áreas de Geração Fotovoltaica, Geração Distribuída, Fontes Renováveis de Energia, Eletrônica de Potência e Sistemas de Controle;

vii. Fortalecer a infraestrutura de pesquisa dos grupos de pesquisa nas áreas de Geração Distribuída e Fontes Renováveis de Energia;

viii. Aumentar a publicação de artigos em congressos e periódicos de qualidade reconhecida pela área com o envolvimento de alunos.

Ações já realizadas/em andamento até o momento:

Foram realizadas reuniões, encontros, seminários, palestras, (co) orientações, tutoriais, defesas, missões de trabalhos e estudos, e produção de artigos científicos no âmbito do projeto PROCAD, pode-se citar (apresentadas no item 10) em números:

i. Seminário realizados – 2

ii. Tutoriais realizados – 1

iii. Artigos científicos no tema do projeto publicado por pesquisadores vinculados ao PROCAD no período – 79

iv. Participação em eventos científicos custeados pelo PROCAD – 5

v. Defesas de mestrado, doutorado e qualificação de doutorado com participação de docentes PROCAD de mais de uma instituição em bancas – 10

vi. Missões de trabalho/estudos – 29

Destacam-se os seguintes resultados obtidos:

1) Realização de 9 missões de estudo de alunos completa, com duração mínima de 4 meses. Resulta em uma imersão do aluno nos grupos de pesquisa das instituições de ensino, possibilitando a ele viver novas experiências e criar novas redes de relacionamento, bem como transmitindo essa experiência no retorno à sua instituição de origem;

2) Implementação de ao menos cinco (5) protótipos de conversores estáticos controlados em malha fechada para o estudo da conexão de sistemas fotovoltaicos na rede elétrica de distribuição; (7) protótipos de conversores estáticos controlados em malha fechada foram construídos no período:

3) Desenvolvimento e implementação de circuitos eletrônicos auxiliares para alimentação, acionamento, comando e proteção de dispositivos semicondutores de potência;

4) Desenvolvimento de ferramentas computacionais (softwares) de auxílio ao projeto (CAD e CAE) dos conversores estáticos e de seus sistemas de controle;

5) Disseminação do conhecimento técnico entre os grupos de pesquisa envolvidos. Os seminários realizados e as missões de estudo de alunos com coorientações disseminaram os conhecimentos distintos entre as instituições.