Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Gerenciamento Ambiental e Manejo de Recursos Hídricos

GERENCIAMENTO AMBIENTAL E MANEJO DE RECURSOS HÍDRICOS (GAMRH)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

(55) 37448964 R:0638

Projetos

Extensão

A sazonalidade e a reduzida área de cultivo são fatores de inviabilização das pequenas propriedades. Isso gera como consequências o abandono da propriedade rural (êxodo rural), pois estas não apresentam viabilidade econômica, em função do modelo de produção adotado. Por outro lado, as famílias que persistem apresentam forte dependências dos programas sociais governamentais, desenvolvidos como políticas públicas de assistência social. Por tanto, é urgente a mudança do modelo de desenvolvimento de produção com base na diversificação de atividades agropecuárias para viabilizar a produtividade social, econômica e ambiental das famílias rurais e, por meio do sucesso obtido, assegurar a sucessão familiar nas pequenas unidades de produção agrícola. Os municípios objeto do projeto possuem sua vocação primordialmente voltada ao setor primário em pequenas propriedades rurais. A composição da economia dos municípios esta alicerçada significativamente no setor primário, representando na média 73% da economia dos municípios. A maioria das propriedades está na faixa de 20 hectares. Objetivo do projeto é identificar as potencialidades dos municípios e das propriedades rurais, sob os aspectos técnicos e logísticos para a Construção de um Diagnóstico das cadeias produtivas do leite, piscicultura e produção de alimentos na agricultura familiar, em 14 (quatorze) municípios do norte e noroeste do estado do Rio Grande do Sul, de elevada concentração de famílias inscritas no CADÚNICO, possibilitando a elaboração de um Banco de Informações sobre as cadeias produtivas do leite, piscicultura e produção de alimentos na agricultura familiar.

Participantes:

Coordenador: Prof. Dr. Genesio Mario da Rosa

– Colaboradores: Prof. Dr. Arci Dirceu Wastowski/ Prof. Dr. Jefferson Alves da Costa Júnior/ Prof. Dr. Lorimar Francisco Munaretto

Apoio financeiro: Apoio institucional e financeiro do Ministério da Integração Nacional – MI.


Pesquisa

Edital CHAMADA UNIVERSAL – MCTI/CNPq Nº 14/2013 – Valor aprovado de 73.000,00 para os anos 2013 a 2016 – em andamento

O Objetivo deste projeto é a implantação de uma planta piloto de eletrodiálise, estabelecendo uma metodologia de remoção de Cu, Cr e As de postes de madeira retirados de serviço, tratados com arseniato de cobre cromatado (CCA), visando garantir a descontaminação da madeira para um futuro reuso.

Edital Chamada Nº 18/2013 – MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras – Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação. Valor aprovado de 39.128,00 para os anos 2013 a 2015- em andamento.

O projeto tem o objetivo de avaliar a qualidade da água dos poços utilizados no meio rural no município de Palmeira das Missões – RS através de uma sonda multiparâmetros e análises laboratoriais, em amostras de água coletadas em áreas com uso frequente de dejeto líquido de suínos, visando estimar o potencial de risco de contaminação ambiental.

Edital Chamada Nº 18/2013 – MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras – Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação. Valor aprovado de 37.196,00 para os anos 2013 a 2015

O projeto tem o objetivo de avaliar validar um método eficaz, por meio de simulador de chuva em campo, para se quantificar o montante de água que normalmente fica retido nos ramos e galhos da vegetação do Pampa, em diversas situações de chuva simulada. Serão testados métodos onde haverá a retirada de monolitos contendo solo, serapilheira e vegetação, acondicionados em calhas estes serão submetidos a chuvas simuladas (com volume conhecido) e como resultado haverá a mensuração do escoamento superficial produzido. Espera-se com isso poder estimar o volume de água retido.

Edital Chamada CNPq/VALE S.A N° 05/2012 – FORMA-ENGENHARIA. Valor aprovado de 24.916,00 para os anos 2012 a 2013.

Objetivo deste projeto é desenvolver, construir, calibrar e testar um simulador de chuva pendular de pequenas dimensões para utilização em estudos nas áreas de ciências agrárias e ambientais. Desta forma fomentar a iniciação cientifica por parte dos alunos do curso de Engenharia Florestal e despertar o interesse dos alunos de segundo grau para o curso.

O projeto tem por objetivo avaliar a qualidade da água dos poços utilizados no meio rural no município de Frederico Westphalen – RS através de uma sonda multiparâmetros e análises laboratoriais, em amostras de água coletadas em áreas com uso requente de dejeto líquido de suínos, visando estimar o potencial de risco de contaminação ambiental.

Participantes:

– Coordenador: Prof. Dr. Arci Dirceu Wastowski

– Professor de nível médio/técnico: Prfª. Leandra Calazans Mann

– Colaboradores: Prof. Dr. Genesio Mario da Rosa/ Profª. Dr. Eliane Pereira dos Santos/ Prof. Dr. Orlando de Carvalho Júnior/ Daniele Kunde/ Marcos Benso/ Paulo Roberto Bairros da Silva/ Ms. Michele Pokulat Sauer/ Fernanda Volpatto.

– Alunos de nível médio: Mariel Buzatto Quevedo/ Renata dos Santos/ Leonardo Berta da Silva/ Ariana de Borba Taffarel.

Apoio financeiro: CNPq

Esse trabalho tem por objetivo avaliar a contaminação da água lixiviada por nitrogênio total (amônia, nitrito e nitrato) em lisímetros de drenagem, com a utilização de diferentes fontes de N (cama de aviário, esterco suíno e nitrogênio mineral – uréia), em lisímetros de drenagem.

Participantes:

– Coordenador: Prof. Dr. Genesio Mario da Rosa

– Professor de ensino médio/ténico: Leandra Calazans Mann

– Colaboradores: Prof. Dr. Arci Dirceu Wastowski/ Julia Caetano Manfio/ Cibele Zeni/ Marcia Gabriel/ Ângela Maria Mendonça/ Paulo Roberto Bairros da Silva/ Ms. Michele Pokulat Sauer/ Fernanda Volpatto.

– Alunos do Ensino Médio: Matheus Mann Wastowski/ Roberta Cristiani da Silva/ Metheus Rizzatti Feron.

Apoio financeiro: CNPq