GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA DA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO (GEPE)
Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade
Contato:
gepe_ufsm@ufsm.br Prédio:16 Sala:3242A – CE- Centro de EducaçãoProjetos
Extensão
Este projeto de extensão visa criar encontros de estudo e formação, integrando pesquisadores, estudantes, egressos e profissionais da educação para produzir novos modos de pensar e atuar no campo. Um dos focos é formar um coletivo que entenda a docência como resistência na defesa da escola. Justificado como uma interseção, o projeto articula a vida acadêmica com as práticas profissionais, abordando a urgência da formação docente e criticando políticas que responsabilizam os professores pela qualificação das instituições. Com duração de 2024 a 2028, ele promoverá ações de estudo e eventos, como defesas de teses, para fortalecer a colaboração. Os resultados esperados incluem a ampliação da atuação do GEPE, a articulação entre universidade e educação básica e o suporte à pesquisa de egressos. Por fim, o projeto busca instrumentalizar os docentes, para que possam se constituir de outras maneiras, usando a experiência da pesquisa e da escola como meio de resistência.
PALAVRAS-CHAVE: Universidade; Escola; Formação Docente; Docência/Pesquisa.
Pesquisa
O projeto de pesquisa tem como objetivo analisar como os Sistemas Municipais de Educação do Rio Grande do Sul, através da gestão administrativa e pedagógica, tem encaminhado a concretização da escola inclusiva e dos processos de acesso, permanência e aprendizagem dos alunos com deficiência nomeados como incluídos. Como problema central de pesquisa pergunta-se: Como os sistemas escolares estão gestando procedimentos para a inclusão dos alunos com deficiência para a produção da escola inclusiva? Perguntas secundárias movimentam a pesquisa, são elas: Quais saberes estão permeando a gestão administrativa e pedagógica dos processos de aprendizagem na Educação Básica, no RS, para que se possa qualificá-la como inclusiva? Como estão sendo garantidos, ou não, o acesso, permanência e aprendizagem de pessoas com deficiência na escola comum? Para o desenvolvimento da pesquisa toma-se como material empírico o levantamento de dados nas regiões geopolíticas do Rio Grande do Sul (RS). Toma-se esta divisão a partir da noção de divisão e classificação do espaço de um dado território, no caso o RS, seccionado segundo critérios de regionalização a partir da Federação da Associação de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS). Participam deste projeto acadêmicos dos Cursos de Pós-graduação e Graduação da UFSM e se pretende levantar dados para identificar e analisar como o RS, a partir das políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência nos contextos das escolas comuns esta sendo gestado pelas Secretarias Municipais de Educação.
O objetivo geral do projeto é articular o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão (GEPE), para uma pesquisa compartilhada sobre os desafios da inclusão na Educação Básica e Superior. A pesquisa se justifica pela necessidade de analisar a inclusão como um “imperativo” que se tornou um vocabulário autorizado nas políticas educacionais, regulando práticas e comportamentos. O projeto questiona como esse imperativo, embora impulsione políticas, pode também ser uma armadilha que simplifica a questão da diferença. Os objetivos específicos incluem fortalecer a pesquisa sobre políticas públicas, práticas educacionais inclusivas, a formação de professores e a produção de sujeitos, com o intuito de gerar conhecimento e publicações acadêmicas.
PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa em Educação; Pesquisa Implicada; Políticas de educação.