Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Estudo e Pesquisa da Educação Especial e Inclusão

GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO (GEPE)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

grupogepeufsm@gmail.com Prédio:16 – CE- Centro de Educação

Projetos

Pesquisa

O projeto de pesquisa tem como objetivo analisar como os Sistemas Municipais de Educação do Rio Grande do Sul, através da gestão administrativa e pedagógica, tem encaminhado a concretização da escola inclusiva e dos processos de acesso, permanência e aprendizagem dos alunos com deficiência nomeados como incluídos. Como problema central de pesquisa pergunta-se: Como os sistemas escolares estão gestando procedimentos para a inclusão dos alunos com deficiência para a produção da escola inclusiva? Perguntas secundárias movimentam a pesquisa, são elas: Quais saberes estão permeando a gestão administrativa e pedagógica dos processos de aprendizagem na Educação Básica, no RS, para que se possa qualificá-la como inclusiva? Como estão sendo garantidos, ou não, o acesso, permanência e aprendizagem de pessoas com deficiência na escola comum? Para o desenvolvimento da pesquisa toma-se como material empírico o levantamento de dados nas regiões geopolíticas do Rio Grande do Sul (RS). Toma-se esta divisão a partir da noção de divisão e classificação do espaço de um dado território, no caso o RS, seccionado segundo critérios de regionalização a partir da Federação da Associação de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS). Participam deste projeto acadêmicos dos Cursos de Pós-graduação e Graduação da UFSM e se pretende levantar dados para identificar e analisar como o RS, a partir das políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência nos contextos das escolas comuns esta sendo gestado pelas Secretarias Municipais de Educação.

Este projeto de pesquisa tem o papel de abarcar a produção do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão – GEPE, considerando um projeto comum para todos os pesquisadores. Tem como função de pesquisa a sistematização de subprojetos de pesquisas com ancoragem na produção de teses, dissertações, monografias e artigos científicos que necessitam, mesmo que individuais, da coletividade de um grupo de estudo e pesquisa para se consolidarem. A pesquisa e as pesquisas desenvolvidas a partir deste projeto articulam no GEPE a responsabilidade por uma pesquisa compartilhada e implicada com os desafios sociais e educacionais que se apresentam hoje para a Educação Básica e Superior. Neste sentido, tomamos como principal ação de pesquisa às Políticas e Práticas educacionais que estão qualificadas pela perspectiva da inclusão. Inclusão social e educacional que aparecem, na contemporaneidade, como qualificadoras tanto das políticas públicas, quanto dos sujeitos, das práticas e das instituições. Ainda, este projeto abarca as pesquisas interinstitucionais a nível nacional e internacional por onde se articulam parcerias com a Universidade de Valência, Espanha; Universidade do Oeste Catarinense – UNIOESC; a Universidade da Fronteira Sul – UFFS; e, Instituto Federal Farroupilha – IFFaroupilha. Neste sentido, este projeto tem como objetivo: Articular o GEPE como grupo de estudo e pesquisa que reúne pesquisadores interessados por uma pesquisa compartilhada e implicada com os desafios sociais e educacionais da inclusão na Educação Básica e Superior. Para tanto, responde a seguinte questão de pesquisa: Quais desafios sociais e educacionais tem-se com a inclusão tanto na Educação Básica como Superior?

PALAVRAS-CHAVE: Políticas e Práticas de Educação Inclusiva; Pesquisa acadêmico-profissional; Pesquisa implicada; Educação Básica e Superior.

Registrado em
Assunto(s):