Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Estudo e Pesquisa da Educação e Inclusão

GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA DA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO (GEPE)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

grupogepeufsm@gmail.com Prédio:16 – CE- Centro de Educação

Publicações

Teses

FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UFSM: estratégia e modos de constituir-se professor

Autora: Leandra Boer Possa (leandrabp@gmail.com)

SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO: estratégias de governamento na sociedade contemporânea de racionalidade neoliberal

Autora: Alana Cláudia Mohr

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INFÂNCIA INDÓCIL: análise dos registros nos livros de ocorrência em uma escola municipal de Santa Maria/RS

Autora: Sibila Luft

Autora: Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamonte

Autora:  Eliziane Tainá Lunardi Ribeiro

 


Dissertações


Autora: Neffar Jaquelini Azevedo Vieira de Assis Brasil

Autor: Marcelo Fröelich Noal

Autora: Dinara Patrícia Mattana

PISTAS, SAÍDAS, FUGAS E SUSPEIÇÕES DA ESCOLA COMO AGENCIAMENTO DE UMA MATRIZ DISCURSIVA DA VULNERABILIDADE

Autora: Marília Rodrigues Lopes Heman

Autora: Alice Huerta Jardim Dutra

Autor: Douglas Vicente Alchieri

UMA MATRIZ INCLUSIVA E UMA GESTÃO ESCOLAR: sujeitos e escolas em produção

Autora:  Martiéli de Souza Rodrigues

A PRODUÇÃO DA INFÂNCIA E DA CRIANÇA: um cirandar pelos pareceres pedagógicos na educação infantil

Autora: Taciana Uecker

ATUAÇÃO DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Autora: Larissa Ribeiro Dalla Lana

PRÁTICAS DE AMPLIAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR: uma proposta de educação em tempo integral na contemporaneidade

Autora: Natasha Souto Franca Pinto

Autora:  Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamonte

INCLUSÃO NO IF FARROUPILHA CAMPOS SANTO AUGUSTO: conjunto de práticas políticas que tem produzido sujeitos

Autora: Beatris Gattermann

Autora: Natasha Souto França Pinto

Autora: Denise Ferreira da Rosa

COMUNIDADE SURDA DA FRONTEIRA, EXPERIÊNCIA COMPARTIDA

Autora: Mariana Pereira Castro Figueira

A INCLUSÃO ESCOLAR NOS DISCURSOS VEICULADOS PELA EDUCAÇÃO ESPECIAL: estratégia discursiva de subjetivação docente

Autora: Alana Claudia Mohr

AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: tecnologia de governamento no atendimento educacional especializado

Autora: Grasiela Maria Silva Rios

CONSTITUIÇÃO DO EDUCADOR ESPECIAL: redes que se tecem

Autora: Maureline Petersen

MARCAS INSTITUCIONAISOPERANDO A SUBJETIVAÇÃO DOS SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA

Autora: Ana Amália Oliveira

 

 

 

RIBEIRO, E. T. L.; POSSA, L. B.; COSTA, J. M. da. Cenas educativas: Uma produção do sujeito “não-aprendente” na escolaRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024008, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18091. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18091.

HERMAN, Marília R. L.; POSSA, Leandra B. Uma Matriz da Vulnerabilidade em tempos de pandemia de COVID-19. Revista Humanidades e Inovação, v. 8, n. 63, p. 114-124, 2021.

POSSA, L. B.; ASSIS BRASIL, N. J. A. V. de. Um panorama de significados para pensar a violência na/da escola. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0281–0296, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i1.14633. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14633.

UECKER, Taciana; POSSA, Leandra Bôer; SEGAT, Taciana Camera. Peneiras que cirandam: pareceres pedagógicos e produção das infâncias na educação infantil. EccoS – Revista Científica[S. l.], n. 60, p. e13553, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n60.13553. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13553.

UECKER, Taciana; RIBEIRO, Larissa; POSSA, Leandra B. A constituição posição-sujeito do professor de Educação Infantil: um estudo comparado de duas cidades do Rio Grande do Sul/Brasil. Revista Foco, v. 15, n. 5, p. e535, p. 01-18, 2022. DOI: 10.54751/revistafoco.v15n5-014. Dixponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/535/455.

GATTERMANN, Beatris; POSSA, Leandra B. O processo de inclusão enquanto política para a educação profissional brasileira. Reflexão E Ação29(1), 169-186. 2021. https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.12393.

UECKER, Taciana; POSSA, Leandra Bôer.  OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PRODUÇÃO DA CRIANÇA E DA INFÂNCIA EM RISCO. Educar em Revista [online]. 2021, v. 37, e77445. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0104-4060.77445>. Epub 26 Nov 2021. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.77445.

GATTERMANN, Beatris ; POSSA, Leandra Bôer. O PROCESSO DE INCLUSÃO ENQUANTO POLÍTICA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 29, p. 169-186, 2021.

POSSA, Leandra Boer; BRAGAMONTE, Patrícia. L. A. . EFEITOS DAS POLÍTICAS INTERNACIONAIS E A EMERGÊNCIA DO PNAIC – PACTO NO BRASIL. Roteiro, v. 43, p. 155-184, 2018.

BRAGAMONTE, Patrícia L. A. ; POSSA, Leandra Bôer . A PRODUÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: RESSONÂNCIAS DA RACIONALIDADE NEOLIBERAL.  Plurais: Revista Multidisciplinar da UNEB, v. 3, p. 135-154, 2018.

GATTERMANN, Beatris ; POSSA, Leandra Bôer . INCLUSÃO E APRENDIZAGEM COMO IMPERATIVOS DA GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL E A CRIAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO NO BRASIL. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online), v. 13, p. 1632-1651, 2018.

POSSA, Leandra Bôer; BRAGAMONTE, Patrícia. L. de A. ; PULIDO MONTES, C. . AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA COMO ESTRATÉGIAS NEOLIBERAIS: EFEITOS NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. POLÍTICAS EDUCATIVAS . PolEd – Revista do Programa de políticas Educativas do Núcleo Educação para a Integração da associação de Universidades do Grupo Montivedéu, v. 11, p. 101-116, 2018.

POSSA, Leandra Bôer; BRAGAMONTE, Patrícia L. de A. . UMA POSSÍVEL ARTE DE GOVERNAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online), v. 13, p. 1050-1065, 2018.

POSSA, Leandra Boer. A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO CAMPO DE SABER E SUAS ATUALIZAÇÕES PARA O PRESENTERevista Educação Especial (Online). n. v. 29, n. 56, set./dez. 2016.

POSSA, Leandra Bôer; ROSA, D. F.; IOP, C. A. S. BOAS PRÁTICAS INCLUSIVAS: UMA ANÁLISE DOS INDICADORES QUE TRANSFORMAM ESSAS EM BONS EXPERIMENTOS INCLUSIVOSJournal of Research in Special Educational Needs. Inglaterra (Editora: John Wiley and Sons) , v.16, p.280 – 284, 2016.

IOP, C. A. S.; POSSA, Leandra Bôer; ROSA, D. F.; RODRIGUES, Martieli Souza. EDUCAÇÃO ESPECIAL: AS REDES DE SIGNIFICADOSJournal of Research in Special Educational Needs. Inglaterra (Editora: John Wiley and Sons), v.16, p.402 – 406, 2016.

RODRIGUES, Martieli Souza; POSSA, Leandra Bôer; ROSA, D. F. UM OLHAR PARA INCLUSÃO DO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO REGULAR A PARTIR DO CENSO ESCOLAR BRASILEIROJournal of Research in Special Educational Needs. Inglaterra (Editora: John Wiley and Sons), v.16, p.1061 – 1066, 2016.

POSSA, Leandra Boer; NAUJORKS, Maria Inês. ANÁLISE DA POLÍTICA DE EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA: UM DISPOSITIVO DE REGULAÇÃO DOS MODOS DE VIVER DO JOVEM BRASILEIROPoiesis. , v.9, p.249 – 260, 2015.

POSSA, Leandra Boer; NAUJORKS, Maria Inês. ALGUNS EFEITOS DO NOSSO TEMPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIALRevista Educação Especial (Online). , v.27, p.447 – 457, 2014.

POSSA, Leandra Boer; NAUJORKS, Maria Inês. EFEITOS DA RACIONALIDADE NEOLIBERAL NOS DISCURSOS SOBRE INCLUSÃO: O SILÊNCIO DOCENTE.Educação (Santa Maria. Online). , v.38, p.319 – 328, 2013.

HEMAN, Marília R. L.; Possa Leandra Bôer Possa. O discurso, a escola e a produção de sujeitos: agenciamentos de uma matriz discursiva da vulnerabilidade. In: ANDRETICH, Gabriela (org.) IX ENCUENTRO INTERNACIONAL DE INVESTIGADORES EN POLÍTICAS EDUCATIVAS (EIIPE), Universidad Nacional de Entre Ríos. Facultad de Ciencias de la Educación, 2021, ISBN 9789974855373.

UECKER, Taciana ; POSSA, Leandra Bôer ; RODRIGUES, Martiéli S. . Pensando a escola, com as crianças, em tempo de pandemia. In: Martiéli de Souza Rodrigues; Taciana Uecker. (Org.). Educação escolar: acontecimentos e experiências que produzem um lugar possível. 1ed.: Libroe, 2020, v. , p. 18-49.

UECKER, T. ; POSSA, Leandra Bôer ; SEGAT, T. C. . Práticas pedagógicas na Educação Infantil: pareceres pedagógicos, produção das infâncias em uma cultura escolarizada. In: Marilene Gabriel Dalla Corte; Dóris Pires Vargas Bolzan; Gabriela Barichello Mello. (Org.). Contextos emergentes: singularidades da formação e desenvolvimento profissional na Educação Básica e Superior.. 1ed.São Paulo – SP: Pimenta Cultural, 2020, v. 1, p. 253-266.

BRASIL, Neffar Jaqueline A. V. A. ; POSSA, Leandra Bôer ; BRAGAMONTE, Patrícia L. A. Um panorama sobre o tema violência na escola: produções científicas, programas e dados estatísticos.  In: Marilene Gabriel Dalla Corte; Dóris Pires Vargas Bolzan; Gabriela Barichello Mello. (Org.). Contextos emergentes: singularidades da formação e desenvolvimento profissional na Educação Básica e Superior. 1ed.São Paulo – SP: Pimenta Cultural, 2020, v. 1, p. 553-594.

UECKER, Taciana ; POSSA, Leandra Bôer . Pesquisa implicada: movimentos e distanciamentos para pensar de outros modos o fazer na educação infantil. In: Ana Carla Hollweg Powaczuk; Leandra Bôer Possa. (Org.). Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da Educação Básica e Superior. Série I, volume II. 1ed.São Paulo – SP: Pimenta Cultural, 2020, v. 2, p. 51-68.

BRASIL, Neffar Jaquelini Azevedo Vieira de Assis ; POSSA, Leandra Bôer ; BRAGAMONTE, Patrícia L. A. A pesquisa como estratégia para a desnaturalização da violência na/da escola. In: Ana Carla Hollweg Powaczuk; Leandra Bôer Possa. (Org.). Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da Educação Básica e Superior. Série I, volume II. 1ed. São Paulo – SP: Pimenta Cultural, 2020, v. 2, p. 422-441.

FINGER, Sandro Rogério ; POSSA, Leandra Bôer . Gestão patrimonial e qualidade de vida do servidor da UFSM: a inclusão da ergonomia. In: Marilene Gabriel Dalla Corte; Elisiane Machado Lunardi. (Org.). Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da educação básica e superior. Série I, volume I. 1ed.São Paulo – SP: Pimenta Cultural, 2020, v. 1, p. 142-161.

BRAGAMONTE, Patrícia L. A.; POSSA, Leandra Bôer . Pesquisa implicada: relação, produção e invenção. In: Marilene Gabriel Dalla Corte; Elisiane Machado Lunardi. (Org.). Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da educação básica e superior. Série I, volume I. 1ed.São Paulo – SP: Pimenta Cultural, 2020, v. 1, p. 256-274.

POWACZUK, Ana Carla Hollweg; POSSA, Leandra Bôer (OrgS.). Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da Educação Básica e Superior. Série I, volume II. 1. ed. São Paulo – SP: Pimenta Cultural, 2020. v. 2. 489p .

UECKER, Taciana; POSSA, Leandra Bôer . Cirandando pelos pareceres pedagógicos na educação infantil: a produção da infância e da criança. 1. ed. Ijuí: Net.Copy, 2020. v. 1. 115p .

DALLA CORTE, Marilene Gabriel; SARTURI, Rosane Carneiro; POSSA, Leandra Bôer (OrgS.) . Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação. 1. ed. Pimenta Cultural, 2019.

GATTERMANN, Beatris ; POSSA, Leandra Bôer. Trabalho, profissão e a captura dos jovens para a educação profissional. In: Vantoir Roberto Brancher; Bruna de assunção Medeiros; Fernanda de Camargo Machado. (Org.). CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A INCLUSÃO I – Educação, Gênero e Ações afirmativas: dilemas do nosso tempo. 1ed.Curitiba, PR: APPRIS, 2018, v. 1, p. 19-41.

POSSA, Leandra Bôer; RODRIGUES, Martiéli S. . Inclusão e a produção de práticas educacionais: efeitos de discursos legitimadores para a constituição da escola e de sujeitos na contemporaneidade. In: Nalú Farenzena; Maria Goreti Farias Machado (organizadoras). (Org.). Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas. 1ed.Porto Alegre: UFRGS, 2018, v. 1, p. 247-259.

POSSA, Leandra Bôer; BRAGAMONTE, Patricia. L. A. ; DALLA LANA, Larissa. R.; RODRIGUES, Martiéli. S. ; UECKER, Taciana. Inclusão como articulação de estratégias: relações entre planos municipais e formação de professores. In: Vantoir Roberto Brancher; Paula Hosana Silveira Biazus; Eliana Quincozes Porto. (Org.). Caminhos Possíveis da Inclusão III: a educação especial e as políticas afirmativas. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2018, v. 1, p. 97-110.

POSSA, Leandra Bôer; BRASIL, Neffar Jaqueline A. V. A. Responsabilidade docente e violência na escola: rede de discursos que não se conectam com as estatísticas de desigualdade no Brasil. In: González Pérez, Inmaculada; Canales Serrano, Antonio Francisco. (Org.). Educación e Inclusión: Aportes y perspectivas de la Educación Comparada para la Equidad. 1ed.Tenerife – ES: La Laguna: Servicio de Publicaciones, Universidad de La Laguna, 2018, v. 1, p. 397-409.

POSSA, Leandra Bôer; BRAGAMONTE, Patrícia. L. A. Políticas públicas de inclusão e a privatização da responsabilidade docente na e pela formação de professores. . In: González Pérez, Inmaculada; Canales Serrano, Antonio Francisco. (Org.). Educación e Inclusión: Aportes y perspectivas de la Educación Comparada para la Equidad. 1ed.Tenerife – ES: La Laguna: Servicio de Publicaciones, Universidad de La Laguna, 2018, v. 1, p. 481-488.

POSSA, Leandra Bôer; RODRIGUES, Martiéli S. Modos de fazer da inclusão um imperativo educacional. In: González Pérez, Inmaculada; Canales Serrano, Antonio Francisco. (Org.). Educación e Inclusión: Aportes y perspectivas de la Educación Comparada para la Equidad. 1ed.Tenerife – ES: La Laguna: Servicio de Publicaciones, Universidad de La Laguna, 2018, v. 1, p. 489-498.

POSSA, Leandra Bôer. LA FORMACION DEL PROFESSOR DE LA EDUCACION ESPECIAL EM BRASIL E ESPAÑA. In: SENENT, Joan Maria; LÁZARO, Luis Miguel. (Org.). Jacarandá: escritos de Educación Comparada e internacional. 1ed.Valencia – España: Servei de Publicaciones de la Universitat de Valencia, 2016, v. 1, p. 77-101.

POSSA, Leandra Bôer; FRANÇA, Natascha Souto . AS CONTINGÊNCIAS DA CONTEMPORANEIDADE PARA EMERGÊNCIA DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL. In: BORIN, Marta; COSTAS, Fabiane Adela Tonetto. (Org.). Educação na escola de tempo integral: Programa Mais Educação. 1ed.Tubarão: COPIArt, 2016, v. 1, p. 87-106.

POSSA, Leandra Boer; NAUJORKS, Maria Inês. O USO DO CINEMA COMO POSSIBILIDADE DE SUBJETIVAÇÃO DOCENTE. In: PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: Referencias, percursos e abordagens.1 ed.Curitiba – PR : APPRIS, 2015, p. 257-268. ISBN: 978-85-8192-666-7.

POSSA, Leandra Boer; NAUJORKS, Maria Inês. PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO: GRAMÁTICA(S) ASSUMIDA(S) NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. In: Avaliação: Reflexões sobre o processo avaliativo no Atendimento Educacional Especializado.1 ed.Santa Maria : Editora Experimental pE.com UFSM, 2015, v.1, p. 149-157. ISBN: 9788567104096.

POSSA, Leandra Boer; NAUJORKS, Maria Inês. EFEITOS DE DOCUMENTOS INTERNACIONAIS NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL, ARGENTINA E CHILE In: Educação, Inclusão e Qualidade.1 ed.Santa Maria – RS : Laboratório de Pesquisa e Documentação – Centro de Educação – UFSM, 2014, v.1, p. 84-94. ISBN: 978-856112843-2.

POSSA, Leandra Boer. A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA NO PIBID DO CURSO DE PEDAGOGIA/UFSM. In: PIBID UFSM: experiências e aprendizagens.1 ed.São Leopoldo – RS : Oikos, 2013, v.1000, p. 102-112. ISBN: 9788578433246.

POSSA, Leandra Boer. EFEITOS DO FILME O ENIGMA DE KASPAR HAUSER PARA PENSAR A CONDIÇÃO DE POSSIBILIDADE DE UM MODELO EDUCACIONAL. In: CINEMA E DEFICIÊNCIA: a invenção da diferença.1 ed.Curitiba, PR : Editora CRV, 2013, p. 145-154. ISBN: 9788580427738.

POSSA, Leandra Bôer, FRANÇA, Natasha Souto França. AS CONTINGÊNCIAS DA CONTEMPORANEIDADE PARA EMERGÊNCIA DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL.

POSSA, Leandra Boer. EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E QUALIDADESanta Maria – RS : Laboratório de Pesquisa e Documentação – Centro de Educação – UFSM, 2014, v.1. p.110.

NAUJORKS, Maria Inês; POSSA, Leandra Boer. CINEMA E DEFICIÊNCIA: A INVENÇÃO DA DIFERENÇA. Curitiba, PR : Editora CRV, 2013, v.1000. p.180.

IOP, Cíntia Aline Schlindweis. A GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES VIA MULTIPLICADORES: PROMESSA DE (TRANS)FORMAÇÃO E CAPTURAS DO PROFESSOR/GESTOR. Monografia apresentada ao Curso de PósGraduação em Especialização Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), 2016.

IOP, Cíntia Aline Schlindweis. AS REDES DE SIGNIFICADOS (TEORIA E PRÁTICA) QUE VEM PRODUZINDO O TRABALHO PEDAGÓGICODO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIALNAS ESCOLAS INCLUSIVAS. Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), 2014.