Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Eletrônica de Potência e Controle

GRUPO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA E CONTROLE (GEPOC)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

+55 (55) 3220 9492 Prédio:7 – CT – 1º piso do Anexo B

Infraestrutura

Ensaios

Inversores Fotovoltaicos

O Laboratório de Ensaios do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (LabEnsaios GEPOC) está apto, conforme Portaria do INMETRO nº 223, de 16 de maio de 2016, a realizar ensaios em inversores fotovoltaicos conectados à rede elétrica com potência nominal de até 10 kW (monofásicos e trifásicos) de acordo com a Portarias INMETRO nº 004/2011, Portaria INMETRO nº 357/2014 e Portaria INMETRO nº 017/2016.

Destaca-se que atualmente o LabEnsaios GEPOC possui capacidade para realizar ensaios de inversores em geral com potência de até 50 kW. Ensaios para potências maiores a estas também podem ser realizados, contudo torna-se dependente da configuração do equipamento sob teste.

A Portaria INMETRO n.º 357 de 01 de agosto de 2014 torna obrigatório a certificação de todos os inversores fotovoltaicos conectados à rede comercializados no Brasil, com potência nominal até 10 kW. Ensaios acima dessa potência não são compulsórios, mas podem ser realizados para confirmar a funcionalidade dos inversores de grande potência.

O LabEnsaios GEPOC conta com equipe de profissionais especializados preparados para atender as demandas dos clientes. O laboratório está associado ao Grupo de Eletrônica de Potência e Controle, que possui uma consolidada atuação de mais de 30 anos na área de Eletrônica de Potência. O grupo é reconhecido como um dos maiores grupos de pesquisa desta área no Brasil.


Turbinas Eólicas

Os pesquisadores do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC) do CT realizaram recentemente a instalação de um aerogerador da empresa ZM Bombas de potência 3 kW na Universidade Federal de Rio Grande (FURG).

O aerogerador é o primeiro a ser analisado para levantamento das características de saída, principalmente potência gerada em função da intensidade do vento, no Laboratório de Ensaios de Turbinas Eólicas (LAETE). O laboratório conta com instrumentos que atendem a norma IEC 61400-12-1 e portaria INMETRO 168/2015.

O aerogerador de 3 kW já está injetando energia na rede elétrica da FURG. Dados sobre as condições climáticas e de geração de energia são enviadas todos os dias por um sistema automatizado de coleta de dados (datalogger) via GSM. Um servidor na UFSM recebe estes dados diariamente e apresenta os dados de forma gráfica e também pode gerar relatórios. Uma prévia do ensaio realizado no aerogerador pode ser acessada em:

http://eolicagepoc.ct.ufsm.br

Fazem parte da equipe de Eólica do GEPOC os pesquisadores: Humberto Pinheiro, Claiton Franchi, Frederico Schaf, Rodrigo Azzolin, Carlos Eduardo de Souza, Hilton Grundling e pesquisadores assistentes: André Ramos, André Nicolini, Alisson Mazzorani, Horácio Fernandez, Maurício Mendes, Guilherme Hubner e Jordan Zucuni.

Mais informações sobre o laboratório no link: http://eolicagepoc.ct.ufsm.br/laete/flyer.pdf

Contato