Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Núcleo de Estudos de Linguagem em Contextos Específicos

NÚCLEO DE ESTUDOS DE LINGUAGEM EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS (NUELCE)

Pesquisa Em Atividade

Projetos

Extensão

Este projeto de extensão se insere na grande área do CNPq de Linguística, Letras e Artes e mais especificamente em uma das suas subáreas, a Linguística Aplicada. Dentro da subárea de Linguística Aplicada, as pesquisas, a grosso modo, têm como objeto de estudo a linguagem em uso (em oposição à linguagem literária) materializada na forma de textos, sejam eles orais ou escritos. Esses estudos geralmente são voltados a contextos de ensino específicos ou têm aplicações e/ou implicações pedagógicas. No entanto, muitas vezes, os resultados de pesquisa que têm aplicações e/ou implicações pedagógicas são apenas textualizados no formato de relatórios de pesquisa, artigos acadêmicos, dissertações e teses, por exemplo, que têm como público-alvo pesquisadores dessa área. Dessa forma, os resultados de pesquisas, produzidas no âmbito da universidade, muitas vezes, não chegam ao contexto imediato da escola, por exemplo. Com este projeto, a ideia é promover uma interação dialógica entre o conhecimento produzido na universidade e a sociedade em geral, principalmente para o contexto da escola/de estudo. O projeto também busca explorar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, uma vez que os resultados que serão didatizados foram inicialmente produzidos no âmbito de projetos de pesquisa, para então serem didatizados e divulgados por meio deste projeto de extensão. Os participantes do projeto são alunos de graduação e pós-graduação em formação que terão a oportunidade de atuar na produção e na divulgação de conhecimento científico em Linguística Aplicada.


Pesquisa

Este projeto de pesquisa se insere na grande área do CNPq de Linguística, Letras e Artes e, mais especificamente, em uma das suas subáreas, a Linguística Aplicada. Este projeto busca mapear testes de inglês como língua estrangeira-adicional. Estão previstos, neste estudo, o mapeamento dos seguintes testes: Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE) da UFSM, TOEFL (Test of English as a Foreign Language) nas suas duas versões iBT (Internet Based Test) e ITP (Institutional Testing Program) e o teste do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias-Língua Inglesa. Os participantes do projeto são alunos de graduação e pós-graduação em formação que desenvolvem seus projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado dentro desse projeto matriz. Atualmente, há dois projetos vinculados a esse projeto matriz: 1) O teste de proficiência em leitura em língua inglesa da Universidade Franciscana (UFN): um estudo à luz da Análise Crítica de Gênero, em nível de Mestrado; e 2) ENADE: uma Análise Crítica de Gênero do exame do curso de Letras-Inglês, em nível de graduação.

Este projeto de pesquisa se insere na grande área do CNPq de Linguística, Letras e Artes e, mais especificamente, em uma das suas subáreas, a Linguística Aplicada. Este projeto busca mapear práticas de escrita acadêmica em língua inglesa dentro do contexto de diferentes comunidades de prática da Universidade Federal de Santa Maria a fim de oferecer suporte teórico e prático para a produção escrita dessas comunidades. Os participantes do projeto são alunos de pós-graduação em formação que desenvolvem seus projetos de mestrado e doutorado dentro desse projeto matriz. Atualmente, há três projetos vinculados a esse projeto matriz: 1) As práticas de escrita acadêmica de uma comunidade de prática da área de Medicina Veterinária; 2) A escrita acadêmica em inglês do CAPPA-UFSM: a produção e a divulgação científica de uma comunidade de prática da área de paleontologia, ambos em nível de Doutorado; e 3) A produção científica no CAPPA/UFSM: artigos científicos em língua inglesa sob a perspectiva da Análise Crítica de Gênero, em nível de Mestrado.