Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Núcleo de Estudos de Linguagem em Contextos Específicos

NÚCLEO DE ESTUDOS DE LINGUAGEM EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS (NUELCE)

Pesquisa Em Atividade

Publicações

Publicações de divulgação científica

Entrevistas concedidas:

BEVILAQUA, R.; MARCUZZO, P.; RADÜNZ, A. P. Entrevista concedida à professora Raquel Bevilaqua para compor o podcast do projeto Rede Básica sobre o ENEM da área de Linguagens/Língua Inglesa (episódio 1 transmitido pelas rádios da UFSM). 2021.

MARCUZZO, P.; RADÜNZ, A. P. Entrevista concedida à Revista Arco sobre o ENEM da área de Linguagens/Língua Inglesa. 2020.

MARCUZZO, P. Entrevista concedida à revista Ciência Rural sobre como estruturar artigos científicos. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 2019.

 

Materiais didáticos produzidos:

RADÜNZ, A. P.; MARCUZZO, P.; DUBOIS, W. Guia prático de estudo para o teste de suficiência em inglês da UFSM. Recurso eletrônico (e-book): UFSM, DLEM, 2021.

RADÜNZ, A. P.; MARCUZZO, P. Guia prático para mandar bem no ENEM de língua inglesa. Recurso eletrônico (e-book): UFSM, DLEM, 2020.

 

Publicações acadêmicas

Artigos publicados em revistas:

BUZETTO, S. B; MARCUZZO, P. Testagem de proficiência em língua inglesa no formato de curso online: uma análise de gênero. Entrepalavras, v. 13, n. 2, p. 84-110, 2023.

RADÜNZ, A. P.; MARCUZZO, P. Textografia de uma comunidade de prática da Medicina Veterinária: investigação-piloto. Odisseia, v. 7, n. 1, p. 56-75, 2022.

MARCUZZO, P.; CERVO, N. C. What are the choices behind the titles?: a Systemic Functional Grammar analysis of titles from articles of Rural Sciences and Communication. Fórum Linguístico, v. 19, p. 8190-8213, 2022.

MARCUZZO, P.; RADÜNZ, A. P. Analyzing a test as genre: Critical Genre Analysis of the English language ENEM. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 37, p. 1-25, 2021.

DUBOIS, W.; MARCUZZO, P. Testes de proficiência como práticas sociais: o TOEFL ITP da ETS e o TESLLE da UFSM. (Con)Textos Linguísticos, v. 14, p. 464-485, 2020.

RADÜNZ, A. P.; MARCUZZO, P. Concepções de linguagem e de leitura no ENEM de língua inglesa. Fólio – Revista de Letras, v. 12, p. 427-448, 2020.

MARCUZZO, P.; RADÜNZ, A. P. Análise Crítica de Gênero: uma análise de um teste de proficiência em inglês como língua estrangeira. Fórum Linguístico, v. 16, p. 3642-3654, 2019.

RADÜNZ, A. P.; MARCUZZO, P. O gênero teste do ENEM de língua inglesa: uma análise da estrutura dos itens. Revista intercâmbio, v. XL, p. 22-40, 2019.

MARCUZZO, P.; AZAMBUJA, F. S. O teste TOEFL-ITP dentro do programa Ciências sem Fronteiras. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 20, p. 333-350, 2017.

RADÜNZ, A. P.; MARCUZZO, P. O TESLLE de língua inglesa da UFSM: um estudo sobre os tipos, enfoques e aspectos linguísticos das questões e as pontuações dos examinandos. Revista Brasileira de Iniciação Científica, v. 4, p. 87-110, 2017.

 

Capítulo publicado em livro:

RADUNZ, A. P. ; MARCUZZO, P. ; OLIVEIRA, W. D. Uma proposta de análise crítica de gênero com base em testes de inglês como língua adicional. In: Alan Ricardo Costa; Angelise Fagundes; Marcus V. L. Fontana ​. (Org.). Letras para a liberdade: perspectivas críticas no ensino de línguas e literaturas. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2022, v. 1, p. 153-174.

RADÜNZ, A. P.; MARCUZZO, P. O Exame Nacional do Ensino Médio de Língua Inglesa na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. In: Rosane Maria Cardoso; Rosângela Gabriel; Rafael Eisinger Guimarães; Cristiane Dall’ Cortivo Lebler; Demétrio de Azeredo Soster. (Org.). Tendências contemporâneas na pesquisa em Linguística e Literatura: Rede Sul Letras. 1ed. Campinas: Pontes Editores, 2019, v. 1, p. 300-307.

 

Dissertações de Mestrado concluídas:

Bruno Souza Buzetto. O curso online de proficiência em língua inglesa da Universidade Franciscana (UFN): um estudo à luz da análise crítica de gênero. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.

William Dubois Oliveira. O TESLLE e o TOEFL ITP: uma análise crítica da testagem de proficiência em leitura de inglês na UFSM. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.

Amanda Petry Radünz. Análise Crítica de Gênero do ENEM de Língua Inglesa. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.

 

Monografia de conclusão de especialização:

Jane Aparecida Florêncio. As representações dos alunos do Ensino Médio acerca do processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa em uma escola pública de Santa Maria/RS. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologias do Estudo da Língua Inglesa) – Universidade Franciscana. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.

 

Trabalhos Finais de Graduação concluídos:

Bárbara de Paula Fernandes. A critical analysis of essay in the English major at UFSM. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Inglês e Literaturas) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.

Valéria Garlet. UFSM extension projects as a genre. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Inglês e Literaturas) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.

Fabiane Godoy Flores. ENADE: A Critical Genre Analysis of the Major in English exam. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Inglês e Literaturas) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.

Fernanda Luisa Brixius. English teaching for blind students: adaptation suggestions for didactic activities of a textbook. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Inglês e Literaturas) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.

Vitória Medeiros de Quevedo Alves. Analysis of an educational material developed for early childhood education. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Inglês e Literaturas) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.

Nathieli Cipolat Cervo. What are the choices behind the titles? A Systemic Functional Grammar analysis of titles from articles of Rural Sciences and Communication. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Inglês e Literaturas) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.

Gabriel Mazuim da Silva. The Exame Nacional do Ensino Médio: youth and cartoons. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Inglês e Literaturas) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.

Leonso Ribeiro Leitão. The UFSC admission exam: an analysis of the structure of the English section of the test. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Inglês e Literaturas) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.

Amanda Petry Radünz. The UFSM English TESLLE – a study about kinds, foci and linguistic aspects of the questions and the testees’ scores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Inglês e Literaturas) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.

Renata Ouriques de Oliveira. Music as teaching material in English as additional language classes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Inglês e Literaturas) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.

Wellington da Silva Reis. Analyzing English speaking activities on the textbook Alive!6. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Inglês) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Patrícia Marcuzzo.

Ana Carolina Schmitt da Cunha. The reading perspective of TESLLE: the English reading proficiency test of UFSM. 2015. (Graduação em Letras – Inglês e Literaturas) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.

Francine Azambuja. TOEFL test as a tool for the admission on ‘Ciência sem Fronteiras’ program. 2014. (Graduação em Letras – Inglês e Literaturas) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.