Ação Formativa contra assédio é realizada com docentes e discentes de Teatro da UFSM

A ação faz parte da primeira linha de Enfrentamento Institucional às Violências e procura informar e debater sobre o assédio no contexto acadêmico

Na última terça-feira (02/05) foi realizada no Teatro Caixa Preta, do Centro de Artes e Letras (CAL), uma Ação Formativa sobre Assédio no contexto acadêmico. A atividade era aberta para qualquer semestre e  foi  promovida pela coordenação do curso de Teatro da UFSM, em parceria com a Casa Verônica e a Ouvidoria da instituição. Nela, foram feitas discussões em grupo sobre o assédio em ambientes universitários e representações do que foi debatido pelos participantes, através de cartazes, textos, músicas, desenhos e até mesmo encenação.

Odirlei Uavniczak, da Ouvidoria da UFSM, diz que o primeiro e mais potente trabalho do setor é a prevenção. Para ele, ações formativas como essa, baseadas no diálogo, são um trabalho em rede, para unir forças e chegar até a base, neste caso os alunos, que compõem a comunidade. “Essas ações funcionam como uma semente para propor uma outra lógica de resolução de conflitos e retomar aquela ferramenta muito antiga e revolucionária que se chama diálogo”, explica ele.

Segundo Uavniczak, as linhas e frentes de Enfrentamento Institucional às Violências surgiram de sua pesquisa sobre “como universidades federais lidam com conflitos”. Esse trabalho serve como base para as estratégias de combate a qualquer tipo de violência, utilizadas pela Ouvidoria da UFSM.

De acordo com Bruna Denkin, responsável pela Casa Verônica, a ação faz parte do primeiro eixo da Política de Igualdade de gênero da UFSM. Além disso, atividades, como a promovida na última terça-feira, fazem parte da primeira linha e frente do Enfrentamento Institucional às Violências, voltadas para o diálogo e negociações simples e funcionam como ação preventiva e estratégica para combater o assédio no contexto acadêmico.

Demais cursos que tiverem interesse em realizar a Ação Formativa sobre Assédio no contexto acadêmico com seus docentes e discentes, favor entrar em contato com a Casa Verônica, através do e-mail:  casaveronica.pre@ufsm.br.

Texto por Bianca Guimarães, estagiária de Jornalismo da Casa Verônica.