Evento marca a apresentação dos serviços ofertados pela Casa Verônica UFSM à sociedade

Espaço atua na prevenção e acolhimento de pessoas em situação de violências de gênero

O Espaço Multiprofissional Casa Verônica, setor vinculado ao Observatório de Direitos Humanos e à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, realizou na manhã desta quinta-feira, 10, a apresentação dos serviços que estão sendo ofertados pela equipe multiprofissional à comunidade acadêmica. A cerimônia marca o início formal das atividades desenvolvidas pela Casa na promoção da igualdade e no enfrentamento à violência de gênero na UFSM.

Durante a sua fala de abertura, a administradora da Casa Verônica UFSM, Bruna Loureiro Denkin, destacou os trabalhos que são realizados pela equipe do espaço, ressaltando a importância da Casa para o avanço da pauta de igualdade de gênero na Instituição. Para Bruna, a conquista da estrutura física para a Casa e a contratação dos profissionais demonstra um importante avanço para a consolidação das ações previstas na Política de Igualdade de Gênero na UFSM.

A vice-reitora da UFSM, Martha Adaime, enfatizou o papel da Casa Verônica como centro articulador e de referência para o desenvolvimento de ações sobre gênero e enfrentamento às violências na UFSM. Para a gestora, é fundamental o fortalecimento das ações e dos serviços que são desenvolvidos pelo espaço, especialmente nas campanhas educativas sobre a temática. Martha finalizou reforçando o compromisso da Universidade para se tornar uma instituição mais igualitária e atenta às demandas da comunidade acadêmica.

A Casa Verônica UFSM foi criada por meio da Política de Igualdade de Gênero da Instituição, aprovada em 2021. Sua atuação é pautada no atendimento às pessoas em situação de violência de gênero e na promoção da igualdade nos campi da UFSM. Em 2023, com apoio de uma emenda parlamentar, a Casa passou a contar com uma equipe multiprofissional para o desenvolvimento de suas ações.

O evento contou com a presença da equipe da Casa, gestores da UFSM, equipe da Pró-Reitoria de Extensão UFSM, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Centro de Referência da Mulher (CRM), da Delegacia do Idoso e Combate à Intolerância (DPICOI) e de representantes do poder legislativo municipal e federal, além da comunidade acadêmica da UFSM.

CONHEÇA OS SERVIÇOS

Atualmente, a Casa Verônica UFSM é composta por profissionais da psicologia, da administração, do direito, da assistência social e da comunicação, todas com atuações vinculadas às pautas de gênero e identidade, promoção da igualdade e assistência aos casos de violência.

O espaço é o centro de referência na temática dentro da Universidade, desenvolvendo ações de prevenção, enfrentamento, educação e mobilização nas temáticas de gênero. Todas as estudantes, docentes, técnicas-administrativas em educação e terceirizadas podem acessar gratuitamente os serviços da Casa.

Para a comunidade acadêmica da UFSM Santa Maria, os atendimentos são realizados de forma presencial. Já para a comunidade da UFSM Frederico Westphalen, da UFSM Palmeira das Missões e da UFSM Cachoeira do Sul os atendimentos acontecem de forma on-line. Para saber mais e solicitar atendimento, basta acessar o site ufsm.br/casaveronica

• Acolhimento psicossocial: Acolhimento realizado por profissionais da psicologia e do direito ou da assistência social para pessoas em situação de violência de gênero ou questões relacionadas à temática.

• Grupos: Grupos terapêuticos, temáticos e de apoio para o acolhimento e convivência da comunidade acadêmica relacionados às temáticas específicas da Casa.

• Orientação Jurídica: Orientação sobre questões institucionais e orientações legais para vítimas de violência de gênero ou questões relacionadas à temática.

• Acompanhamento aos órgãos judiciais e de segurança: Serviço destinado às vítimas de violências nos campi da UFSM que buscam atendimentos e suporte junto aos órgãos externos à Instituição.

• Atividades de suporte aos Centros e Unidades: Orientações e apoio às Pró-Reitorias, Unidades e Centros sobre temas relativos às pautas de gênero e suas diversas complexidades.

• Atividades formativas: Realização de cursos, palestras e outras ações formativas para a conscientização e educação sobre temas relacionados às áreas de atuação da Casa Verônica.

• Rodas de conversas: Promoção de atividades coletivas com estudantes e servidores/as para o compartilhamento de informações sobre temas relativos às pautas de gênero e suas diversas complexidades.

• Comunicação: Promoção de campanhas comunicacionais sobre assuntos relacionados à Casa Verônica e suporte à produção de conteúdos midiáticos sobre as pautas de interesse.

Texto: Wellington Hack, jornalista Casa Verônica UFSM

Fotos: Bianca Guimarães, estagiária de jornalismo Casa Verônica UFSM