O VII Congresso de Pesquisadores Negros e Negras da Região Sul (COPENE) chegou ao fim neste sábado (18), com intensa programação e mais de 600 participantes.
O evento teve como temática “Resistências ao Sul do Sul: Tecendo as Cosmospercepções para o Bem Viver” e foi realizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da UFSM, pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e contou com o apoio do Ministério da Igualdade Racial e da Fundação Cultural Palmares.
Terceiro dia do evento (17)
No terceiro dia do COPENE, os participantes puderam desfrutar do Momento Cultural, Ateliê Griot, do Simpósio BORI: Ori, Ancestralidade, Corpo na Arte da Cena e na Educação e do Nzila da Educação Básica.
Durante o Nzila da Educação Básica, o professor Alan Alves Brito (UFRGS) trouxe o debate sobre a importância da educação para as relações étnico-raciais nos espaços de aprendizagem, sejam eles integrados por estudantes afro-brasileiros e indígenas, ou não. Além disso, ressaltou a importância de a educação abordar a diversidade de culturas e saberes para se tornar verdadeiramente emancipatória.

O Nzila da Educação Básica teve como temática “Caminhos Ancestrais: Diálogos e Reflexões com as Cosmopercepções Africanas, Indígenas e Quilombolas na Educação Básica” e abordou o lugar das cosmopercepções Indígena, Quilombola e Africana na práxis da Educação Básica, além de temáticas referentes aos níveis da Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio.
Durante a tarde, foram realizados simpósios temáticos, oficinas, minicursos, lançamentos de livros, exposições, além da Mesa Redonda V: Raça e Racismo(s) – Desafios da educação antirracista e o Painel Afrocientista. A programação do dia 17 encerrou com o Jantar Baile na Sede ASSUFSM, em que os convidados puderam desfrutar de uma noite inesquecível de celebração da cultura afro-brasileira e da ancestralidade.
Projeto Afrocientista
O Painel Afrocientista aconteceu no Salão Imembuí da UFSM e foi um espaço de diálogo sobre o Projeto Afrocientista, uma iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), em parceria com o Instituto Unibanco e o Ministério da Educação (SECADI/MEC), para promover a iniciação científica de estudantes negros do ensino médio na rede pública de ensino, fortalecendo sua trajetória acadêmica e seu engajamento cívico.
A abordagem pedagógica é baseada na formação teórica e metodológica sobre o processo de construção do conhecimento científico com ênfase nas epistemologias negra e indígena, na introdução às práticas científicas através do desenvolvimento de projetos com o apoio de pesquisadores e professores colaboradores, e na promoção da consciência crítica, do impulso à ação social e à valorização das identidades negras em escolas e comunidades.
Sábado (18) – Encerramento
O quarto dia do evento contou com apresentações culturais do Grupo Zumbi dos Palmares – Quilombo Miguel dos Carvalhos e do Grupo Clara Nunes – Caçapava do Sul/RS, além da Mesa VI – Epistemologias Africanas e internacionalização.
A Conferência de Encerramento teve como tema “Exu, O Comunicador: Tecendo Saberes do Sul ao Sul”, foi conduzida por Iyá Silvia e contou com a participação de Rodrigo Penichie, Carolina Rocha e Nina Fola. As integrantes da conferência convidaram os participantes a sair do lugar comum dos estereótipos que reforçam o racismo, o machismo e a intolerância religiosa.

O coletivo Afoxé às Yabás encerrou o 7º COPENE Sulcom a força coletiva das mulheres negras e da tradição afro-brasileira. O coletivo difunde o Afoxé como “Candomblé de rua”, manifestação política e revolucionária da cultura negra.

7º Copene Sul na Rádio UFSM
Confira a reportagem de Mariane Machado, repórter da Rádio UniFM, sobre o 7º Copene Sul na UFSM. A reportagem conta com as falas de Isadora Bispo (Ministério da Igualdade Racial), Maria Conceição Fontoura (Fundação Cultural Palmares), Deputada Federal Denise Pessôa e professor Anderson Luiz Machado (NEABI/UFSM), além do relato da estudante Giovana Carvalho (UDESC).
Notícia sobre o primeiro dia do COPENE pode ser acessada aqui e sobre o segundo dia pode ser acessada aqui.































