Promover um ambiente de integração humana e cientifica. Este é o objetivo da 29ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI). De segunda (20) a sexta-feira (24), o Centro de Eventos da UFSM será espaço de divulgação e apresentação de trabalhos científicos produzidos na Universidade. A programação da Jornada também inclui palestras e atividades no centro da cidade.
A JAI consolida-se como o maior evento acadêmico científico do interior do estado. Mais de 5.000 alunos de diversas universidades participarão do evento e serão apresentados cerca de 3.100 trabalhos. Os trabalhos serão divididos em módulos temáticos, e serão apresentados de forma oral e em banners. Além disso, participam do evento, alunos de todos os campi da Universidade. A relação das apresentações pode ser conferida aqui.
O professor Paulo Cesar Piquini, que integra a organização do evento, destaca que a JAI procura aproximar cidade e Universidade, além de ser uma forma da população adquirir informação cientifica sobre o que acontece na UFSM.
A cerimônia de abertura será na segunda (20), às 9h, no anfiteatro do Centro de Tecnologia, com a presença da presidente da Fapergs, Nádya Pesce da Silveira, e do diretor de Políticas e Programas de Graduação da Secretaria de Educação Superior do MEC, Dilvo Ilvo Ristoff.
O encerramento acontece na sexta (24), no Theatro Treze de Maio, com apresentação do projeto Orquestrariun e da Orquestra Sinfônica de Santa Maria.