Ir para o conteúdo PRPGP Ir para o menu PRPGP Ir para a busca no site PRPGP Ir para o rodapé PRPGP
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Novo Edital para Bolsas Ações Afirmativas



A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP); o Observatório de Direitos Humanos (ODH) e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEABI) da Pró-reitoria de Extensão (PRE) têm a satisfação de disponibilizar à comunidade universitária o Edital de Bolsas de Iniciação Científica – Ações Afirmativas – ICAF 2023.

Este edital pretende atender uma demanda importante, apresentada pelo NEABI e ODH, de apoiar, prioritariamente, projetos de pesquisa voltados aos temas que envolvem a população negra, população indígena, pessoas com deficiência e/ou com grupos imigrantes e refugiados. Além dos temas de pesquisa específicos, as bolsas dos projetos contemplados serão ocupadas exclusivamente por alunos ingressos na UFSM pelo sistema de cotas, como auto-declarados negros, pardos ou indígenas, cotas L2 e L6, ou como pessoa com deficiência, cotas L9, L10, L13 e L14. 
 
Os recursos para atender o programa são advindos do orçamento interno da UFSM, através de Ação Estratégica da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa. Está integrada também com a formação de recursos humanos que possam se relacionar com a aplicação da Resolução UFSM N. 068, de 29 de novembro de 2021 que “dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas e Inclusão nos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria”.
 
Este projeto piloto atenderá em 2023 a 6 (seis) cotas de bolsas, pagas de junho até dezembro, com valor individual de R$ 500,00 (quinhentos reais). 
Edital 012/2023 – ICAF está disponível na página da PRPGP.
O período destinado à solicitações é de 19 de abril até 03 de maio. 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-345-13435

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes