Ir para o conteúdo PRPGP Ir para o menu PRPGP Ir para a busca no site PRPGP Ir para o rodapé PRPGP
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e Comitê de Igualdade de Gênero promovem seminário sobre equidade na pós-graduação



A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio de uma parceria entre o Comitê de Igualdade de Gênero e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), promoveu, na tarde de 31 de março de 2026, o seminário Políticas de Equidade na Pós-Graduação. O evento reuniu coordenadores de Programas de Pós-graduação para discutir as desigualdades estruturais e estratégias institucionais voltadas à promoção da equidade na pós-graduação Stricto sensu. Com a participação das professoras Fernanda Staniscuaski (UFRGS) e Ana Luisa Araujo de Oliveira (UNIVASF), integrantes do Comitê de Permanente de Ações Estratégicas para Equidade de Gênero com suas Interseccionalidades da CAPES, foram apresentadas as recomendações deste Comitê para a avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação.

Durante a programação, a professora Fernanda Staniscuaski abordou o cenário atual de baixa representatividade de mulheres em cargos de gestão na educação e na ciência brasileira, as causas da desigualdade de gênero, os estereótipos de gênero, assédio e parentalidade, além de apresentar o novo Comitê Permanente encarregado deste tema na CAPES, e suas recomendações para a avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação.  

Destacou-se ainda, a apresentação da professora Ana Luisa Araujo de Oliveira, vinculada ao Observatório das Políticas Afirmativas Raciais (Opará) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), que abordou a temática Raça e Gênero na Carreira Docente. A pesquisadora apresentou dados recentes que evidenciam a persistência de desigualdades raciais e de gênero no ensino superior brasileiro.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pessoas negras e indígenas correspondem a 44,26% dos concluintes do ensino superior. No entanto, essa presença não se reflete na composição do corpo docente das instituições públicas, onde esse grupo soma apenas 29,5%. A desigualdade se intensifica na análise de gênero: mulheres negras representam somente 12,9% do total de docentes, evidenciando barreiras estruturais que limitam o acesso e a progressão na carreira acadêmica.

Durante o seminário, também foram discutidas propostas para o enfrentamento do racismo nas universidades. O debate evidenciou a necessidade de avançar na implementação de políticas de equidade na pós-graduação, reforçando o compromisso institucional com a construção de um ambiente universitário mais inclusivo, diverso e socialmente comprometido.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-345-21414

Publicações Recentes