Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)

Programa de concessão de bolsas de iniciação científica vinculado ao CNPq, voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), regulamentado pela RN 017/2006-CNPq, é um programa de distribuição de bolsas do Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq que adota o sistema de cotas institucionais e tem como um de seus objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação. Este programa apresenta cotas distribuídas pelo PIBIC e pelo PIBIC – Ações Afirmativas, o qual destina bolsas de Iniciação Científica (IC) para alunos que ingressaram na universidade através do sistema de cotas.

O edital interno é publicado anualmente e regula a solicitação, avaliação e concessão das bolsas PIBIC. Os sistemas de solicitação, avaliação, solicitação de recursos e indicação e substituição de bolsistas é realizado na web, através do aplicativo Portal do Professor.

O solicitante deve possuir titulação de doutor, ter vínculo institucional ativo de docência na graduação ou pós-graduação, ou estar amparado pela resolução 012/2004, que compreenda o período integral da concessão da cota de bolsa e possuir projeto registrado no SIE com data de encerramento a partir de agosto do ano subsequente ao lançamento do edital.

 

A UFSM distribui as cotas entre os Centros de Ensino, de acordo com critérios pré-estabelecidos pelo Comitê Institucional:

Número de Doutores do Centro de Ensino ligados a Programas de Pós-Graduação: 40%;
Número de Docentes do Centro de Ensino Pesquisadores do CNPq: 40%;
Número de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro de Ensino: 10%;
Conceito médio dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro de Ensino: 10%.