Ir para o conteúdo PRPGP Ir para o menu PRPGP Ir para a busca no site PRPGP Ir para o rodapé PRPGP

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)

Programa de concessão de bolsas de iniciação científica vinculado ao CNPq, voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), regulamentado pela RN 017/2006-CNPq, é um programa de distribuição de bolsas do Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq que adota o sistema de cotas institucionais e tem como um de seus objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação. Este programa apresenta cotas distribuídas pelo PIBIC e pelo PIBIC – Ações Afirmativas, o qual destina bolsas de Iniciação Científica (IC) para alunos que ingressaram na universidade através do sistema de cotas.

O edital interno é publicado anualmente e regula a solicitação, avaliação e concessão das bolsas PIBIC. Os sistemas de solicitação, avaliação, solicitação de recursos e indicação e substituição de bolsistas é realizado na web, através do aplicativo Portal do Professor.

O solicitante deve possuir titulação de doutor, ter vínculo institucional ativo de docência na graduação ou pós-graduação, ou estar amparado pela resolução 012/2004, que compreenda o período integral da concessão da cota de bolsa e possuir projeto registrado no SIE com data de encerramento a partir de agosto do ano subsequente ao lançamento do edital.

A UFSM distribui as cotas entre os Centros de Ensino, de acordo com critérios pré-estabelecidos pelo Comitê Institucional:

Número de Doutores do Centro de Ensino ligados a Programas de Pós-Graduação: 40%;
Número de Docentes do Centro de Ensino Pesquisadores do CNPq: 40%;
Número de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro de Ensino: 10%;
Conceito médio dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro de Ensino: 10%.