Ir para o conteúdo PRPGP Ir para o menu PRPGP Ir para a busca no site PRPGP Ir para o rodapé PRPGP

Cancelamento de curso de Pós-Graduação

Descrição

O cancelamento de Curso é o desligamento permanente do aluno de algum curso da UFSM; ou seja, a perda de vínculo.

O guia acadêmico da UFSM é que informa sobre desistência/cancelamento/desligamento de discentes da UFSM e é o ato por meio do qual o aluno perde o vínculo com a universidade por iniciativa própria ou institucional.

O cancelamento de curso a pedido, ocorre quando o aluno solicita o cancelamento do vínculo com o curso mediante requerimento.

ATENÇÃO: Não é possível reverter o Cancelamento de Curso. O eventual retorno dependerá de nova seleção de ingresso, conforme os processos disponíveis na UFSM e o enquadramento do candidato às normas da seleção.

PASSO A PASSO DO CANCELAMENTO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. O PEN do processo de cancelamento de curso pode ser aberto pelo discente no Portal Documentos da UFSM.
    • Na tela de “Novo Processo” aparecerá como primeira opção o campo “Vínculo”, que mostrará como opções de seleção todos os tipos de vínculos ativos que o(a) usuário(a) possui e cada discente deve selecionar o vínculo do curso no qual deseja cancelar (sob pena de cancelar outro curso).
    • Discentes de cursos Stricto Sensu: Clica em Novo > Processo> seleciona o VÍNCULO DO CURSO DESEJADO e o PEN com tipo documental “Processo de cancelamento de curso de mestrado/doutorado (134.251)”
    • Discentes de cursos Lato Sensu/Residências: Clica em Novo > Processo> seleciona o VÍNCULO DO CURSO DESEJADO e o PEN com tipo documental “Processo de cancelamento de curso de especialização/residência (144.251)”
  2. Anexar o “formulário de solicitação de cancelamento do curso” e a(s) cópia(s) do(s) “documento(s) de identificação que tenha CPF e FOTO” para que a matrícula possa ser cancelada.
  3. Tramitar o PEN para o curso de pós-graduação no qual está matriculado como aluno.
  4. O curso analisa o pedido e, não havendo pendências (pesquisas, projetos, cancelamento/devolução de bolsas e registro na plataforma sucupira), realizará o tramite que registra o cancelamento de forma automática no cadastro do aluno.
  5. Havendo impedimentos/pendências, o curso tomará as devidas providências antes de tramitar para o registro acadêmico automático do cancelamento ou arquivamento do processo sem o registro do cancelamento do curso.
  • ATENÇÃO: O registro acadêmico do cancelamento esta sendo feito de forma automática e o sistema lança a evasão de cancelamento após o curso realizar o tramite. Os fluxos do tramite que registra o cancelamento são:
    – “REGISTRA o cancelamento do curso SEM LIBERAR A VAGA e arquiva o processo (IRREVERSÍVEL) “: realizado quando não há liberação de vaga para nova chamada de candidatos ingressantes.
    – “REGISTRA o cancelamento do curso LIBERANDO A VAGA e arquiva o processo (IRREVERSÍVEL) “: realizado quando for cancelamento de discente ingressante no curso e for liberada vaga para candidatos(as) suplentes.

O PEN de cancelamento de curso tem o seguinte fluxo após a automatização:
Discente > Curso > Orientador > Curso > Registro automático do cancelamento no sistema acadêmico.

SOBRE A BOLSA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE DISCENTES COM CANCELAMENTO DE CURSO

O processo de cancelamento não tem ligação com os processos referente as bolsas de estudos recebidas pelos discentes da pós-graduação, dessa forma, é preciso que a Comissão de Bolsa faça os encaminhamentos necessários para o cancelamento de bolsa e a devolução dos valores (quando for o caso) devido a não conclusão de curso.
Maiores informações constam nas páginas de serviços referente a bolsa nos links:
Cancelamento de bolsa Demanda Social/CAPES
Não conclusão de curso e restituição de valores

Dúvidas frequentes sobre o cancelamento de curso

Matrícula simultânea em mais de um curso de pós-graduação: De acordo com a Resolução nº 016/2013, de 11 de junho de 2013, somente é permitido o registro acadêmico (matrícula) simultâneo em mais de um curso de pós-graduação nas seguintes situações:
– Quando um registro (matrícula) seja em Curso Lato Sensu (especialização) e outro no Stricto Sensu (doutorado e mestrado) e que, no momento da matrícula no curso Stricto Sensu (doutorado ou mestrado), o discente esteja regularmente matriculado em curso Lato Sensu (especialização) há, pelo
menos, um semestre letivo; e
– Quando da passagem direta do Curso de Mestrado para Curso de Doutorado, Art. 56, do Regimento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu da UFSM.

Trancamento de curso: De acordo com o Regulamento da Pós-graduação da UFSM, não há trancamento total de um curso de PG.

Assinatura no PEN: é preciso que cada discente assine o termo de concordância. As instruções estão no link https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/dag/pen/apoio-ao-usuario/tutorial-assinatura-do-termo-de-concordancia-assinatura-eletronica-cadastrada-no-sie/

Dúvidas sobre o Sistema PEN-SIE, contatar a equipe do DAG pelo e-mail pen@ufsm.br.

Acompanhe as novidades na página ufsm.br/pen.

Público Alvo
Discentes dos cursos de pós-graduação da UFSM