Ir para o conteúdo PRPGP Ir para o menu PRPGP Ir para a busca no site PRPGP Ir para o rodapé PRPGP

Solicitar alteração de nome no cadastro acadêmico

Descrição

O processo de alteração de nome de discentes de pós-graduação deve ser aberto para os casos de casamento, divórcio, reconhecimento de maternidade/paternidade, adequação do nome ao gênero ou para correção no cadastro de aluno.

Para solicitar alteração de nome no Sistema de Informação de Ensino (SIE), que é o sistema responsável pela emissão de documentos acadêmicos como históricos escolares, certificados de conclusão e diplomas, cada discente dos cursos/programas de pós-graduação da UFSM deve realizar a abertura de processo eletrônico PEN com o documento de solicitação disponibilizado nesta página e os demais documentos comprovatórios.

PASSO A PASSO DO PROCESSO DE ALTERAÇÃO DE NOME:

1. O PEN do processo é aberto no Portal Documentos da UFSM.
    • Discentes de cursos Stricto Sensu: Clica em Novo > Processo> seleciona o PEN com tipo documental “Processo de alteração de nome de aluno de mestrado/doutorado”
    • Discentes de cursos Lato Sensu/Residências: Clica em Novo > Processo> seleciona o PEN com tipo documental “Processo de alteração de nome de aluno de especialização/residências”
  2. Encaminhar para unidade: 01.09.01.04.0.0 – NÚCLEO DE CONTROLE ACADÊMICO DA PÓS-GRADUAÇÃO (NCAPG/PRPGP).

Os documentos anexados ao PEN-SIE devem estar legíveis, digitalizados em formato pdf, evitando que estejam aparentes objetos e materiais que não tenham relação com o processo, visto tratar de um documento formal a ser mantido sob guarda pela instituição para fins de garantia de direitos e prova de informações.

Para a efetivação da alteração, o nome já deverá ter sido alterado na Receita Federal (CPF).

Documentos que podem ser adicionados a este PEN:

– Solicitação de alteração de nome de aluno de mestrado/doutorado (obrigatório para todos os casos).
– Documento de identificação com CPF de aluno de mestrado/doutorado (obrigatório para todos os casos).
– Certidão de nascimento de aluno de mestrado/doutorado (obrigatório em caso de reconhecimento de paternidade, por exemplo).
– Certidão de casamento de aluno de mestrado/doutorado (obrigatório em caso de divórcio ou casamento, por exemplo).
– Decisão Judicial (obrigatório em caso de mudança de nome em razão de decisão judicial).

Dúvidas sobre o Sistema PEN-SIE, contatar a equipe do DAG pelo e-mail pen@ufsm.br.

Acompanhe as novidades na página ufsm.br/pen.

Discentes dos cursos de pós-graduação da UFSM