UFSM recebe a visita de pesquisador italiano da área de química

A visita proporcionou o desenvolvimento de novas parcerias de internacionalização e uma maior projeção da UFSM no cenário internacional

Professores Cezar Bizzi, Juliano Barin, Christian Cravotto, Giancarlo Cravotto e Érico Flores

Durante os dias 25 a 29 de julho, pesquisadores do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) e do Laboratório de Estudos em Petróleo (CEPETRO) da UFSM receberam Giancarlo Cravotto, um dos mais renomados cientistas do mundo na área da química.

O professor Giancarlo Cravotto é pesquisador da Universidade de Turim (UNITO), editor e membro de conselhos editorias de diversos periódicos científicos de alto impacto e uma das maiores autoridades na área de química de sistemas envolvendo o processamento de alimentos e reações de Química Verde e sustentável. O docente foi convidado para estar na UFSM em vista de suas contribuições na área de inovação e intensificação de processos industriais.

Durante sua passagem pela Universidade, Cravotto ministrou o curso “Innovative Green Technologies for Chemical Process Intensification” para alunos do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e de outros programas de pós-graduação da UFSM. O curso foi realizado juntamente com os professores Juliano Barin (Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos, Érico Flores e Cezar Bizzi, coordenador do PPGQ. Também ministrou a palestra Green Enabling Technologies for Water and Soil Remediation” para servidores e estudantes da Universidade.

Sobre a visita, Bizzi relata foi muito positiva para todos os envolvidos, principalmente para os acadêmicos. “A vinda do professor Cravotto trouxe grande motivação para os estudantes do PPGQ que puderam entender melhor as novas tendências mundiais na área de intensificação de processos industriais”.

O professor Érico, que também coordena planos de trabalho de acordos de cooperação internacional entre a UFSM e universidades de diversos países, incluindo a UNITO, destaca que a visita de Cravotto resultará em novas ações de internacionalização para os servidores e estudantes da UFSM. “A visita do professor Cravotto vai ao encontro da política de internacionalização da UFSM, do PPGQ e dos pesquisadores do LAQIA e do CEPETRO. A cooperação formal entre a UFSM e a UNITO foi iniciada em 2020, e é um reflexo da inserção internacional e da qualidade do trabalho dos pesquisadores, que recebem com frequência convites de instituições do exterior para cooperação técnica e científica”, afirma Érico.

Como resultado imediato dessa visita, o professor Cravotto receberá um aluno de doutorado do PPGQ para um estágio de três meses na UNITO, ainda em 2022. “Essa ação certamente irá contribuir para aumentar ainda mais a visibilidade da UFSM no cenário internacional”, analisa Érico.

A visita foi custeada com verbas do projeto coordenado por Érico, com recursos da FAPERGS. A iniciativa “Fundamentos e Aplicações de Energias Alternativas para Intensificação de Processos Químicos – Ações para a Internacionalização” foi a única aprovada pela FAPERGS na faixa mais elevada na área de química no Rio Grande do Sul e possibilita a vinda de pesquisadores de renome para a UFSM. Também no mês de julho, um pesquisador australiano da área de química e inovação foi recebido na Instituição.

Com informações de Érico Flores