A Universidade Federal de Santa Maria tem 16 pesquisadores na lista dos cientistas mais influentes do mundo divulgada todo ano pela Editora Elsevier, desenvolvida em parceria com a Universidade de Stanford. Os dados encontrados são referentes a informações padronizadas sobre citações e diferentes índices de impacto.
Foram divulgadas duas listas, uma que abrange toda a carreira e outra com informações apenas de 2022. A UFSM tem pesquisadores nas duas listas, sendo 11 na primeira, na qual constam 204.643 nomes no total, e 16 na segunda, composta por 210.198 citados. Dos 11 pesquisadores da UFSM, sete figuram em ambas as listas. Os dados podem ser encontrados aqui.
A edição desse ano é embasada nos dados disponíveis em 1° de outubro de 2023 do Scopus, atualizado até o final do ano de citação de 2022, e usa dados Scopus fornecidos pela Elsevier por meio do ICSR Lab. Os cientistas são classificados em 22 campos e 174 subcampos, de acordo com a classificação padrão Science-Metrix. Os dados ao longo da carreira são atualizados até o final de 2022 e os dados do último ano referem-se às citações recebidas durante o ano de 2022.
Pesquisadores do PPGEE/UFSM citados no ranking:
- Cassiano Rech, Departamento de Processamento de Energia Elétrica, Centro de Tecnologia
- Felix Alberto Farret, Departamento de Processamento de Energia Elétrica, Centro de Tecnologia
- Humberto Pinheiro, Departamento de Processamento de Energia Elétrica, Centro de Tecnologia
- José Renes Pinheiro, atualmente vinculado à Universidade Federal da Bahia e Professor Voluntário da UFSM
Notícia completa em: https://ufsm.br/r-1-64482
Texto: Gabriel Escobar da Silva, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Artes gráficas: Daniel Michelon De Carli
Edição: Lucas Casali e Ricardo Bonfanti, jornalistas