Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa

GRUPO DE ESTUDOS EM CAPACIDADE ESTATAL, SEGURANÇA E DEFESA (GECAP)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

gecap@ufsm.br +55 (55) 3220 9225 Prédio:74C Sala:4137

Linhas de Pesquisa

A linha de pesquisa aborda os processos de formação e evolução das instituições estatais e a sua relação com processos sociais, em perspectiva histórica e comparada e no contexto da segurança internacional contemporânea. Com foco centrado em capacidades estatais coercitivas, extrativas e administrativas, avalia a autonomia e a penetração geográfica e política da autoridade do Estado e os dilemas envolvendo governo, legitimidade e identidade. Investiga como essas dinâmicas domésticas afetam a inserção internacional de países frente a constrangimentos e possibilidades oferecidos pelo sistema internacional. Relaciona esta problemática com os desafios da segurança internacional contemporânea, entre eles, a política das grandes potências e de potências secundárias, os complexos regionais de segurança, e a expansão e ampliação do conceito de segurança.

A linha de pesquisa investiga os estudos estratégicos e de defesa adotando caráter interdisciplinar e ressaltando a importância de áreas correlatas, tais como, a geopolítica, a geoeconomia, políticas públicas e política externa. Debruça-se sobre problemas envolvendo a condução da defesa e da guerra em seus diversos tipos, organização, emprego da força e meios de gestão e produção. Integra debates sobre história militar, teorias da guerra, poder militar, planejamento estratégico, análise de defesa, gestão e logística de defesa, política de defesa, cooperação e modernização militar. Avaliam-se as transformações históricas e contemporâneas do emprego da força no mundo, a sua relação com a tecnologia e as formas de organização das sociedades, e as suas implicações para a inserção estratégica do Brasil.

A linha de pesquisa estuda o papel da inovação tecnológica e institucional na história das sociedades, das organizações políticas e do sistema internacional, além de seu impacto nas formas de interação cooperativas e conflitivas. Relaciona estes debates com a ascensão e o declínio de grandes potências e os desafios de desenvolvimento econômico de países e sociedades periféricos. Discute a relevância da inovação econômica e industrial, bem como o papel do complexo militar-industrial-acadêmico na produção de produtos de defesa e no desenvolvimento da Base Industrial de Defesa de impacto dual. Avalia o papel do Estado e da cooperação internacional na promoção do desenvolvimento econômico e as estratégias de implantação, gestão e inserção industrial, incluindo o comércio exterior e as cadeias produtivas regionais.