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Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de Línguas a Distância

NÚCLEO DE PESQUISA, ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS A DISTÂNCIA (NUPEAD)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

ufsmnupead@gmail.com Prédio:16 Sala:3309 – Centro de Educação

Publicações

Para conhecer as pesquisa realizadas no NUPEAD

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Base de Dados do Nupead 

Pesquisas sobre CALL 2022 

Visite os links das pesquisas já publicadas

Artigos Publicados em Periódicos por Membros do Grupo 

2020

BITENCOURT, D. de CASTRO; REIS, S.C. Integração de dispositivos móveis em aulas de língua portuguesa:uma proposta de gestão pedagógica para uso nas escolas. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 18, n.1, p. 1-11, 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.105986

REIS, S.C.; GAZEN, Q.; CECCHIN, R. Implementações no Design do Jogo Going Abroad : descrição de sistemas e avaliação inicial do protótipo. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 18, n.1, p. 1-11, 2020. https://doi.org/10.22456/1679-1916.105967 

2019

GAZEN, Q.; REIS, S. C.; GOMES, A. F. Going Abroad 2D: o desenvolvimento da narrativa de um jogo sério para o ensino de língua inglesa. Revista Tecnologias na Educação, v. 32, p. 01-12, 2019.

GOMES, A. F.REIS, S. C. Jogos digitais e o ensino de línguas: orientações práticas para a produção de material didático digital complementar. The Especialist, v. 40, p. 01-18, 2019.

2018

GOMES, A. F.REIS, S. C. Descrição do Modelo Sistêmico Design com gamification para cursos online de línguas. Letras em Revista, v. 9, p. 246-264, 2018.

GOMES, A. F.; REIS, S. C. Games e Gamification na Prática de Ensino de Línguas: avaliando uma proposta de disciplina complementar de graduação. Revista Tecnologias na Educação, v. 22, p. 1-13, 2017.

REIS, S. C.; GOMES, A. F. A produção de jogos sérios interdisciplinares na universidade: novos desafios e possibilidades para o ensino da linguagem. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 14, p. 141-166, 2015.

REIS, S. C.; GOMES, A. F.SOUZA, R. S. Explorando a Rede Social Educacional no ensino de línguas: possibilidades, gêneros e multiletramentos. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-11, 2014.

REIS, S. C.; GOMES, A. F. Podcasts para o ensino de Língua Inglesa: análise e prática de Letramento Digital. Calidoscópio (Online), v. 12, p. 367-379, 2014.

REIS, S. C. ; GOMES, A. F.LINCK, A. J. M. Uso de podcast no ensino de língua inglesa: um estudo de caso. Revista Escrita (PUCRJ. Online), v. 2012, p. 01-18, 2012.

REIS, S. C. ; SOUZA, R. S. ; GOMES, A. F. Ensino e aprendizagem de línguas mediado por computador: conectando teoria e prática em um jogo. Domínios de Lingu@gem, v. 6, p. 128-136, 2012.

REIS, S. C.; SCHAF, F. M.; OLIVEIRA, A.; GOMES, A. F.SOUZA, R. S. O jogo I-AI3: um protótipo em desenvolvimento. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, p. 1-10, 2012.

Capítulos de livro 

GOMES, A. F.REIS, S. C. Diretrizes para a elaboração de material didático digital complementar com jogos comerciais. In: Almeida, Patrícia Vasconcelos; Paula Vieira, Mauriceia Silva de; Amorim, Márcia Fonseca de. (Org.). Tecnologias digitais e formação docente. 1 ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020, p. 241-264.

GOMES, A. F.REIS, S. C. Me-SIGA: Modelo de design com gamification para curso online. In: Ana Cláudia Oliveira Pavão; Karla Marques da Rocha; Giliane Bernardi. (Org.). Tecnologias Educacionais em Rede: produtos e práticas inovadoras. 1 ed. Santa Maria: Facos – UFSM, 2019, v. 2, p. 171-189.

Anais de Eventos

2019

REIS, S.C.; GAZEN, Q.S.; Going Abroad 3D: Um Jogo Educacional em Elaboração para o Ensino de Língua Inglesa. CINTED. Anais (…), 2019. Best paper * 

 

Dissertações Concluídas e Produtos Tecnológicos desenvolvidos

2019 –  A Dissertação Investigação da Customização da Plataforma AVA Moodle para uso no Ensino de Línguas a distância –  Autoria de João Roberto Ricalde Gervasio, em pesquisa orientada pela Profa. Dra. Susana Cristina dos Reis. O produto desta dissertação oferta à comunidade acadêmica um e-book para orientar os professores a como  utilizarem os plugins no seu material digital no Moodle. Faça o download do ebook  aqui:  Customização Moodle para o Ensino de Línguas

2019 – A Dissertação Proposta de Gestão Pedagógica para o ensino de Língua Portuguesa por meio de dispositivos móveis  – Autoria de Dariane Bitencourt, em pesquisa orientada pela Profa. Dra. Susana Cristina dos Reis. O produto dessa dissertação oferta à comunidade acadêmica além de uma proposta de gestão pedagógica para o uso de celulares em sala de aula, um e-book com proposta de atividades que podem ser aplicadas em contexto escolarFaça o download do ebook aqui

2018 – A dissertação Diretrizes para o uso e desenvolvimento de jogos educacionais – Autoria de Anderson José Linck, em pesquisa orientada pela Prof. Dra. Susana Cristina dos Reis. O produto desta dissertação oferta à comunidade acadêmica, além da dissertação, uma proposta de diretrizes para orientar o uso e desenvolvimento de jogos educacionais em sala de aula de línguas. Faça o download do ebook aqui

2018 –  A dissertação Desenvolvimento de Material Didático Digital de Língua Inglesa na perspectiva da Sala de Aula Invertida – Autoria de Edoardo Plestch, em pesquisa orientada pela Prof. Dra. Susana Cristina dos Reis, apresenta como produto dessa dissertação um Curso híbrido, nomeado como ReSPOnD – o qual foi ofertado à comunidade acadêmica, dentro da plataforma Moodle da UFSM. Para acesso, leia instruções nas guidelines disponibilizadas aqui. Além disso, a dissertação traz a descrição do curso aplicado e testado em ações de extensão.

2018.   Curso híbrido de Produção Textual do Gênero Multimodal InfográficoLeR Info, disponível  na Plataforma Google Classroom – de autoria de Mariléia da Silva Marchesan.

2017. A dissertação Material didático digital, games e gamification: conexões no design para implementação de cursos online   – Autoria de  Adilson Fernandes Gomes, em pesquisa orientada pela Prof. Dra. Susana Cristina dos Reis, apresenta como produto um modelo pedagógico para orientar o desenvolvimento de cursos de línguas online com gamification, nomeado como Me-SIGA. Além disso, a dissertação descreve as experiências aplicadas durante a pesquisa, bem como  exemplos de atividades com gamification elaboradas para o curso aplicado, tendo em vista a avaliação do Modelo.

2016.

2015.