Observatório de Direitos Humanos da UFSM participa de reunião do Comitê Gaúcho do Movimento HeForShe

No dia 23 de setembro de 2019, realizou-se uma reunião do Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento HeForShe, em Porto Alegre (RS), com a presença de representantes do Observatório de Direitos Humanos da UFSM, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Grupo RBS, do Instituto Farroupilha (IFFar), do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e do Centro Universitário Metodista (IPA). Foram dois momentos de atividades: durante a manhã, das 9h às 12h, houve uma formação sobre interseccionalidades e a violência de gênero e a tarde, das 14h às 17h, uma reunião do grupo para discutir novas estratégias de trabalho.

O debate culminou na construção de futuras atividades do grupo e no calendário de exibições do documentário “O Silêncio dos Homens”, um longa que tem o objetivo de provocar reflexão sobre o modelo de masculino que se impõe sobre meninos e homens e como isso acaba os silenciando ao longo da vida. O filme nasce de uma pesquisa que envolveu mais de 40 mil pessoas e dá continuidade a pesquisas feitas pela Papo de Homem, um movimento de homens que buscam a transformação masculina.

O movimento HeForShe, em português Ele Para Ela, é uma campanha de pessoas que buscam a defesa dos direitos das mulheres. Iniciada pela ONU Mulheres em 2014, o principal objetivo do movimento é encorajar jovens e homens de todo o mundo a tomarem iniciativas contra a desigualdade de gênero. Desde seu lançamento nas Nações Unidas, em 20 de setembro de 2014, pela Diretora Executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka; pelo Presidente da 69a sessão da Assembleia Geral da ONU, Sua Excelência Sam Kutesa Kahamba; pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon; e pela Embaixadora Global da Boa Vontade da ONU Mulheres, Emma Watson, muitos homens de todo o mundo, incluindo Chefes de Estado, CEOs e celebridades globais de todas as esferas assumiram um compromisso com a igualdade de gênero.