Projeto “Cinegrafando e educação” leva a sétima arte para as escolas

Em atividade desde o ano de 2012, o “Cinegrafando e educação – Experiências formativas em cinema: Onde a sétima arte chegou?” é um projeto que tem por objetivo construir vivências e relações de professores com o cinema. Primeiramente buscando entender como a sétima arte se faz presente na vida e na história desses profissionais, e depois promover a reflexão sobre a forma de trabalho docente, ou ausência do mesmo, que envolva conteúdos cinematográficos no cotidiano da escola.

Trata-se de uma ação extensionista que consolida parcerias entre Universidades Federais, Estaduais e Privadas, Institutos Federais de Educação, ONGs, escolas das Redes Municipal e Estadual de ensino.

Primeiro encontro do projeto Cinema Itinerante com professores da Rede Básica de Santa Maria/RS. Imagem: GEPEIS

Algumas das instituições parceiras deste ano são a Escola Municipal Sérgio Lopes e a ONG Casa Círculo, localizadas na cidade de Santa Maria (RS). Ambas tem sido protagonistas na realização das atividades pretendidas. A partir de 2016, o projeto foi ampliado para toda a Escola Sérgio Lopes através do Cineclubinho, com crianças do 1° ao 5° ano, e uma formação com docentes dos primeiros anos para trabalhar com cinema na escolas.

Quinzenalmente são feitas oficinas de audiovisual com o quinto ano, onde entram em contato com todas as fases da produção e desenvolvem-se por meio da arte em todas as áreas. O projeto de extensão faz parte Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS) e é coordenado pela Professora Drª Valeska Maria Fortes de Oliveira.

Para mais informações acesse o site do GEPEIS clicando aqui.