Ir para o conteúdo PRPGP Ir para o menu PRPGP Ir para a busca no site PRPGP Ir para o rodapé PRPGP
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

II SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM



No ano passado, tivemos a primeira edição do Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação na UFSM, promovido pela PRPGP, juntamente com o seu Comitê Assessor-CA. Neste ano de 2011, teremos a segunda edição, quando serão discutidas as metas estabelecidas no ano passado e como os Programas de Pós-graduação conseguiram avançar com o objetivo de melhoria na qualidade.

No ano passado, tivemos a primeira edição do Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação na UFSM, promovido pela PRPGP, juntamente com o seu Comitê Assessor-CA. Neste ano de 2011, teremos a segunda edição, quando serão discutidas as metas estabelecidas no ano passado e como os Programas de Pós-graduação conseguiram avançar com o objetivo de melhoria na qualidade. Isso tudo porque a UFSM vive um momento de grande expansão na oferta de cursos de Pós-graduação, mas a busca da qualidade é fundamental, a qual não é atingida sem uma adequada avaliação e planejamento

O II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-Graduação da UFSM será realizado nos dias 17 e 18 de novembro de 2011, no Cerrito, bem como também terá três etapas de execução.

A primeira etapa será aquela das reuniões em cada PPG, onde participarão docentes, discentes e técnicos administrativos, envolvidos em cada Programa de PG e que deverão ser realizadas até 28 de outubro. Na segunda etapa deverão ocorrer reuniões em cada Centro de Ensino e até 11 de novembro, onde participarão todos os PPGs do respectivo Centro. É para a primeira etapa que solicitamos sua especial colaboração na organização desta reunião com os docentes, discentes e técnicos administrativos envolvidos nos respectivos Programas de Pós-graduação. Assim, a participação da comunidade de cada PPG é fundamental para a posterior reunião em cada Centro e isso potencializará o aproveitamento no Seminário que envolverá todos os PPGs nos dias 17 e 18 de novembro e que corresponde a terceira etapa.

É importante que no Seminário tenha a presença de, pelo menos, um profissional com grande experiência na PG no Brasil e que possa participar do Seminário como um consultor ad hoc, do qual as contribuições, a partir de sua análise, serão utilizadas à melhoria da PG na UFSM. Para isso e neste ano teremos a participação do Prof. Abilio Baeta Neves, o qual, inclusive, já foi Presidente da Capes. Teremos, também, a participação do Prof. Livio Amaral, Diretor de Avaliação da Capes, o qual irá apresentar uma palestra na sexta-feira, dia 18. Isso significa uma excelente oportunidade para todos os participantes perceberem os rumos da PG no Brasil e como, cada um, pode melhor inserir sua ação na PG, na busca da qualidade.

Programação Pontos Motivadores do Seminário

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-345-3705

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes