Pular para o conteúdo
Imagem do brasão composta por quatro elementos: escudo, flor de lis, archotes e lema.
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

UFSM divulga Chamada Interna para seleção de propostas de novos Cursos de Mestrado e Doutorado – APCN/CAPES

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa torna público uma Chamada Interna para a apresentação de Propostas de Criação de Cursos Novos de Pós-Graduação Stricto Sensu, Doutorado e Mestrado nas modalidades Acadêmico e Profissional. O prazo para a apresentação das propostas encerra em 19 de outubro de 2018, podendo participar desta Chamada os Cursos existentes e grupos de docentes interessados em criar Cursos, apresentando em 2019 a proposta à Capes. Por este processo, a proposta apresentada passará por uma avaliação interna que objetiva auxiliar os membros das comissões proponentes na elaboração do documento e proporcionar maior potencialidade de recomendação pela CAPES. O julgamento da proposta é feito pelo Comitê Assessor da PRPGP (CA-PRPGP), com base nos critérios utilizados pela área de avaliação da Capes.

O Sistema de Pós-graduação da UFSM, gerenciado pela Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa compõe-se de administra 105 cursos de Pós-graduação, sendo 55 cursos de mestrado e 30 cursos de doutorado, além de 19 cursos de especialização. A UFSM contempla cursos Pós-graduação em quase todas as 50 áreas de avaliação constantes da tabela de área do conhecimento da CAPES. Atualmente a UFSM conta com 2038 docentes, sendo 1657 com doutorado. A comunidade de alunos é de 1374 na Especialização, 2167 no mestrado, 1590 no doutorado e 115 em Pós-Doutorado.

Na avaliação dos Programas de Pós-graduação da UFSM, de mestrado e doutorado por nota, pela Capes, na última avaliação quadrienal de 2017, observa-se uma distribuição relativa dos conceitos dos cursos de Pós-graduação no último quadriênio, avaliado em 2017, em 14,4 % dos cursos apresentaram conceito 3 e 50,6 % dos cursos apresentaram conceito 4, 23,9 % dos cursos apresentam nota 5 e 12,0 % dos cursos com nota 6 e 7. Isso indica uma necessidade de atuação intensa na busca da melhoria da qualificação, no entanto é necessária a criação de novos cursos, principalmente para atender as áreas que ainda não são contempladas, os novos campi da instituição e a expansão vivida pela instituição.

Link para página da chamada interna.

Fonte: PRPGP