Ir para o conteúdo PRPGP Ir para o menu PRPGP Ir para a busca no site PRPGP Ir para o rodapé PRPGP

Divulgada Instrução Normativa PRPGP/UFSM N. 003/2022, de orientações, em caráter provisório, para o retorno presencial das atividades acadêmicas de pós-graduação.

Pró-reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (PRPGP/UFSM) publicou, nesta quinta-feira (17), a Instrução Normativa N. 003/2022. O documento orienta os cursos de pós-graduação da instituição quanto a a prorrogação de prazos de defesa, realização de defesas online e oferta de carga horária a distância, em caráter provisório, para o retorno presencial das atividades acadêmicas de pós-graduação na UFSM.

DOS PRAZOS DE DEFESA: alunos(as) de pós-graduação que já se encontravam com seus períodos de conclusão expirados quando da entrada em vigor da Resolução UFSM 079/2022 deverá ser feita por iniciativa do(a) aluno(a), via Processo Eletrônico Nacional (PEN), encaminhando ao Colegiado de Curso, com anuência do(a) orientador(a), a solicitação justificada de prorrogação, considerando como prazo máximo o final do segundo semestre letivo de 2022. Já alunos cujo prazo de conclusão de curso se dê após a entrada em vigor da Resolução UFSM 079/2022, os prazos de prorrogação poderão ser concedidos conforme previsto no Regimento Geral da Pós-Graduação da UFSM e nos Regulamentos Internos dos Programas/Cursos, de acordo com a justificativa de necessidade.

DAS DEFESAS: Durante o período que vai até o final do segundo semestre letivo de 2022 poderão ser realizadas Defesas de Monografias, Teses e Dissertações no formato presencial, no formato híbrido ou no formato totalmente online. As defesas com participação dos membros via parecer se mantém conforme consta no Regimento Geral de Pós-graduação e demais orientações já publicadas.

DO PERCENTUAL DE CARGA HORÁRIA À DISTÂNCIA: A normativa prevê que os cursos poderão fazer uso, para oferta a distância, de até 40% de suas cargas horárias. Este caráter provisório é relacionado às estratégias necessárias ao retorno presencial e será aplicado até o fim do segundo semestre letivo de 2022. Os cursos que aderirem terão até 30 dias, contados a partir da data de início de cada semestre, para enviar a Ata do Colegiado à PRPGP.

DOS ESTÁGIO EM DOCÊNCIA: O Estágio de Docência (Docência Orientada) poderá ser realizado em disciplinas de cursos de graduação ofertadas na modalidade à distância, nas quais o(a)s aluno(a)s atuarão como tutore(a)s, no papel de mediadore(a)s do processo de ensino e de aprendizagem.

Dúvidas devem ser sanadas junto à Secretaria dos Cursos e Programas.