Ir para o conteúdo PRPGP Ir para o menu PRPGP Ir para a busca no site PRPGP Ir para o rodapé PRPGP
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Solicitação de trancamento por serviço militar na Residência Médica

Descrição

Os Médicos residentes dos Programas de Residência Médica da UFSM devem solicitar o trancamento do curso devido a serviço militar de acordo com as informações constantes nesta página.

Maiores informações também podem ser encontradas na página da Comissão de Residência Médica (COREME) – HUSM/UFSM.

Conforme Resolução CNRM Nº 17/2022, de 21 de dezembro de 2022,  o médico convocado para serviço militar, matriculado no primeiro ano em Programa de Residência Médica credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica, poderá requerer a reserva da vaga, após efetuar a sua matrícula, pelo período de 1 (um) ano.

As reservas de vagas restringem-se a médicos residentes que prestarão serviço militar obrigatório, não se aplicando a outros cursos de formação de oficiais, ofertados pelas Forças Armadas, ou serviço voluntário.

O trancamento de matrícula para prestação do Serviço Militar implicará na suspensão automática do pagamento da bolsa do médico residente até o seu retorno ao programa de residência médica.

PASSO A PASSO DA SOLICITAÇÃO DE TRANCAMENTO POR SERVIÇO MILITAR

  1. O PEN do processo de cancelamento de curso pode ser aberto pelo discente no Portal Documentos da UFSM.
    • Na tela de “Novo Processo” aparecerá como primeira opção o campo “Vínculo”, que mostrará como opções de seleção todos os tipos de vínculos ativos que o(a) usuário(a) possui e cada discente/residente deve selecionar o vínculo do curso no qual deseja trancar.
    • Discente da Residência: Clica em Novo > Processo> seleciona o VÍNCULO DO CURSO DESEJADO e o PEN com tipo documental “Processo de Solicitação de trancamento militar em Residência Médica”
  2. Anexar o “formulário de solicitação de trancamento da residência” preenchido e assinado digitalmente e o “documento de convocação do serviço militar” em formato PDF legível.
  3. Para análise da COREME deve-se tramitar o PEN para a unidade “04.10.02.00.0.0 – PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CPGRM)”.
  4. A COREME analisa o pedido e, não havendo pendências, deferirá a solicitação para registro acadêmico.
  5. O PEN é tramitado para o NCAPG “01.09.01.04.0.0 – NÚCLEO DE CONTROLE ACADÊMICO DA PÓS-GRADUAÇÃO (NCAPG/PRPGP)” para efetivação do trancamento no cadastro de curso de cada residente.
  6. O processo PEN retorna para caixa postal do residente requerente para aguardar a reativação do vínculo.

PARA REATIVAÇÃO/REGULARIZAÇÃO DO VÍNCULO COMO RESIDENTE

  • Para reativar/regularizar o vínculo com o curso de residência médica, o residente deverá:
    1. Abrir o processo PEN que deu origem ao trancamento militar e anexar o “formulário de solicitação de regularização de vínculo após o trancamento militar” preenchido e assinado digitalmente.
    2. Enviar o processo para conhecimento da COREME com a tramitação do PEN para a unidade “04.10.02.00.0.0 – PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CPGRM)”.
    3. A COREME analisa e, não havendo pendências, tramita o PEN para o NCAPG “01.09.01.04.0.0 – NÚCLEO DE CONTROLE ACADÊMICO DA PÓS-GRADUAÇÃO (NCAPG/PRPGP)” solicitando a reativação do vínculo e a matrícula em disciplinas (informando o código da disciplina).
    4. O NCAPG regularizará o vínculo e realizará a matrícula na disciplina.
    5. O processo retorna ao curso para conhecimento e, não havendo pendências, poderá ser arquivado.
Contato