Ir para o conteúdo PRPGP Ir para o menu PRPGP Ir para a busca no site PRPGP Ir para o rodapé PRPGP
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

V Curso sobre Cuidados e Manejo de Animais de Experimentação

Informações

11/04/2023 – Envio das informações para módulo II de Peixes – Zebrafish: reprodução acontecerá nos dias 12 e 14 de abril.

14/04/2023 – Foi encaminhado e-mail com as informações sobre o módulo prático de camundongo e rato.

25/04/2023 – Com relação aos certificados, não há previsão para envio dos mesmos, pois, além da grande participação no evento, há as demandas de trabalho normais e as urgentes no Núcleo Administrativo.

09/05/2023 – Alguns participantes já conseguem acessar o certificado através do link https://portal.ufsm.br/certificados/adm/modelo/pessoa/busca.html. Quando tivermos maiores informações, encaminharemos por e-mail.

10/05/2023 – Encaminhado link para acesso a palestra I do módulo prático com roedores. Quem não recebeu o link, favor entrar em contato com a secretaria através do e-mail: ceua@ufsm.br.

Evento

O V Curso sobre Cuidados e Manejo de Animais de Experimentação, promovido pela CEUA da UFSM, será realizado no período de 27 de março a 06 de abril de 2023.

Público-alvo: discentes, taes e docentes.

 

Módulo Teórico

  • As palestras serão realizadas ao vivo, pelo google meet. As palestras serão gravadas se forem autorizadas pelos palestrantes. A gravação será disponibilizada posteriormente nesta página.
  • Terão direito ao certificado aqueles que participarem ‘ao vivo’, tendo 75% de frequência nas palestras de capacitação em ética e 75% de frequência nas palestras de capacitação prática.
  • Carga horária: 24h.

Módulo Prático

Camundongo e rato

  • Carga horária: 7h (online); 
  • Número de vagas: sem limite

Peixes

  • Carga horária: 8h (online).
  • Número de vagas: não há limite

Palestras

As palestras serão gravadas se forem autorizadas pelos palestrantes. A gravação será disponibilizada posteriormente nesta página.

 

27/03

(segunda-feira)

28/03

(terça-feira)

 

29/03

(quarta-feira)

31/03

(sexta-feira)

03/04

(segunda-feira)

04/04

(terça-feira)

 

05/04

(quarta-feira)

06/04

(quinta-feira)

 

Manhã

9h

 

Capacitação em ética

Legislação nacional referente ao uso de animais em ensino e pesquisa científica.

Luisa Maria Gomes de Macedo Braga

Link gravação

Capacitação em ética

Noções básicas de delineamento experimental e a importância do cálculo do tamanho amostral.

Ana Lúcia Souza Silva Mateus

Link gravação

Slides apresentação

Capacitação prática

Definições, critérios e desafios na escolha do modelo animal; e Noções básicas de biologia e comportamento do modelo animal.

Anelize de Oliveira C. Felix

Link gravação

Capacitação prática

Aspectos importantes na submissão de projeto à CEUA da UFSM

Saulo Tadeu Lemos Pinto Filho

Link gravação

Slides Apresentação

Capacitação em ética

Definição, significado e importância dos Métodos Alternativos ao uso de animais em ensino e pesquisa científica.

Octavio Augusto França Presgrave

Link gravação

Capacitação prática

Técnicas humanitárias para manipulação, contenção, transporte e procedimentos experimentais utilizando de animais para atividades de ensino e pesquisa científica.

Jaime Sardá Aramburú Júnior

Para roedores e lagomorfos, significado e importância do padrão sanitário e genético dos animais utilizados em atividades ensino e pesquisa científica.

Lígia Gomes Miyazato

Link gravação

Conteúdos apresentados
na palestra:
https://www.informatics.jax.org/
http://www.findmice.org/
https://dora.missouri.edu/

Tarde

14h

13H –  ABERTURA

 

Capacitação em ética

Histórico do uso de animais para fins de ensino e pesquisa científica; e Fundamentos Básicos de Ética e Bioética, dignidade animal e Princípio dos 3Rs.

Ekaterina Akimovna Botovchenco Rivera

Link gravação

 

Capacitação prática

Definição de bem-estar animal e seus indicadores; e Noções básicas de enriquecimento ambiental.

André Silva Carissimi

Link gravação

Capacitação prática

Pontos finais humanitários; e Eutanásia.

Fabíola Schons Meyer

Link gravação

Slides Apresentação

 

Capacitação prática

Noções básicas de estrutura física e ambiente de criação, manutenção e utilização de animais para atividades de ensino e pesquisa científica.

Fernanda Soldatelli Valente

Link gravação

Capacitação prática

Definição, reconhecimento, medidas preventivas e monitoramento de dor, estresse e sofrimento e noções básicas de anestesia e analgesia.

Gabrielle Coelho Freitas

Link gravação

 

 

 

 

 

Módulo Prático
  • Camundongos e ratos (Online)

10/05/2023 – às 14h Link gravação
Temas: Manuseio, contenção e vias de administração em roedores
Palestrante: Lígia Gomes Miyazato

11/05/2023 –  às 14h Link gravação
Tema: Coleta de material biológico em roedores
Palestrante: Fernanda Soldatelli Valente

12/05/2023 – às 9h Link gravação
Temas: Anestesia, analgesia e controle da dor em roedores
Palestrante: Fabíola Schons Meyer

 

  • Peixes I – Zebrafish: manejo, manutenção e cuidados

Monica Valdyrce dos Anjos Lopes Ferreira

03/04/2023 – Link gravação

04/04/2023 – Link gravação

 

  • Peixes II – Zebrafish: reprodução

Vania Lucia Loro

12/04/2023 – Link gravação

18/05/2023 – Link gravação

Palestrantes

Ana Lúcia Souza Silva Mateus

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2001), Mestrado (2003) e Doutorado (2012) em Agronomia (Estatística e Experimentação Agropecuária) pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente atua como professor Adjunto no Departamento de Estatística da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS, desde 2013). Trabalha na linha de pesquisa de Probabilidade e Estatística com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas (subáreas de Planejamento de Experimentos e Estatística Espacial/Processo Pontual). Membro da CEUA da UFSM desde 16/10/2017.

André Silva Carissimi

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo (1999). Desde 2016, é Professor Titular na Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência em Animais de Laboratório com ênfase em Ambiência e Sanidade Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: animais de laboratório, patologia do trato respiratório, análise morfométrica e enriquecimento ambiental. Desde 2018, é membro adhoc (Ad hoc/Specialist Consultant) do AAALAC International – Association for the Assessment and Accreditation of Laboratory Animal Care.Atua como Docente no Programa de Pós-graduação em Odontologia – UFRGS na área de animais de laboratório. Na extensão universitária, atua desde julho de 2014 no Núcleo Rondon UFRGS, sendo o atual Coordenador, participando no Projeto Rondon do Ministério da Defesa.

Anelize de Oliveira Campello Felix

Médica Veterinária formada na Universidade Federal de Pelotas (2007). Possui mestrado(2010) e doutorado (2014) pelo Programa de Pós Graduação em Veterinária da Universidade Federal de Pelotas, na área de Sanidade Animal. Sua atua na área de Bioterismo e Experimentação Animal, sendo Médica Veterinária Responsável Técnica do Biotério Central da UFPel, como técnica administrativa (concurso público) e atual coordenadora do setor. Atua ainda, como vice-coordenadora da Comissão de Ética no Uso de Animais da UFPel.

Ekaterina Akimovna Botovchenco Rivera

Médica Veterinária graduada pela UFRGS- Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Brasil, com mestrado e  parte do doutorado em Ciência de Animais de Laboratório – Royal Veterinary College, Universidade de Londres. Coordenadora do Biotério Central da UFG-Universidade Federal de Goiás, Brasil, por 30 anos, hoje pesquisadora convidada desta Instituição. Coordenadora CONCEA- Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal- MCTI -Ministério da Ciência , Tecnologia e Inovação(2020-2022). Prêmio Charles River 2020 – AALAS-American Association of Laboratory Animal Science. Pesquisadora Emérita CNPq- 2019- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- Brasil. Doutora Notório Saber – título concedido pela Universidade Federal de Goiás, por sua trajetória profissional. Secretária Executiva do ICLAS- International Council for Laboratory Animal Science. Considerada um dos 50 médicos veterinários mais influentes do Brasil, honraria concedida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Fabíola Schons Meyer

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é médica veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em animais de laboratório. 

Fernanda Soldatelli Valente

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Residência em Cirurgia de Pequenos Animais no Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Mestre em Cirurgia Animal e Anestesiologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCV-UFRGS) (2014). Doutora em Cirurgia Animal e Anestesiologia pelo PPGCV-UFRGS, com ênfase em cirurgia de tecidos moles, cicatrização cutânea e terapia celular com células-tronco (2018). Atua como médica veterinária no Biotério Central da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desde 2015. Tem experiência na área de Medicina Veterinária com ênfase em Clínica, Cirurgia e Anestesiologia de Pequenos Animais e Ciência de Animais de Laboratório.

Gabrielle Coelho Freitas

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2006), com estágio obrigatório em Anestesiologia Veterinária na UDESC (Lages). Concluiu Mestrado (2009) e Doutorado (2012) em Anestesiologia Veterinária no Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da UFSM. Atuou como docente das disciplinas de Anestesiologia Veterinária e áreas afins na Universidade da Região da Campanha – URCAMP (2008 a 2009), na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (2011 a 2013) e na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS (2013 a 2022). Atua como Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria e como Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Saúde, Bem Estar e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul – PPG SBPAS (UFFS). Atua na área de Anestesiologia Veterinária, com ênfase nos temas Anestesia de animais domésticos e selvagens e Dor e Analgesia.

Jaime Sardá Aramburú Júnior

Graduação em Odontologia, Medicina Veterinária e Doutorado em Medicina Veterinária. Médico Veterinário, Biotério Central, e Responsável Técnico de instalações animais da Universidade Federal de Santa Maria.

Lígia Gomes Miyazato

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado-sanduíche em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Escola de Medicina da Carolina do Norte (2010). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Experimental e Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: cães, histopatologia, distrofia muscular, golden retriever, diagnóstico, enzimoistoquímica e imunoistoquímica. Realizou pós-doutorado no laboratório de Neurotoxicidade e Psicofarmacologia da Universidade Federal de Santa Maria, atuando principalmente na caracterização imunoistoquímica dos receptores de leucotrienos em modelos animais para o estudo das convulsões e epilepsia. Foi coordenadora do Biotério Central da Universidade Federal de Santa Maria entre 2014-2020. Atualmente é gestora e Médica Veterinária da unidade.

Luisa Maria Gomes de Macedo Braga

Medicina Veterinária, mestre em Ciências Veterinárias (com ênfase em embriologia) e doutora em Genética e Biologia Molecular pela UFRGS..Pós-doutora pelo IC-FUC/RS e InCOR-USP. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Ciência de Animais de Laboratório – SBCAL (2014-2016). Atua como membro do Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal -CONCEA, representando a SBCAL ,CNPq. e atualmente o MCTI. Secretária da Federação de Sociedades Sudamericanas de Ciências de Animais de Laboratório (FESSACAL). Atuou profissionalmente como Diretora da Coordenação de Produção e Experimentação da Animal da FEPPS/RS e como Coordenadora Técnica do Centro de Modelos Biológicos Experimentais (CeMBE/PUCRS), onde também exerceu a função de Médica Veterinária responsável técnica e Médica Veterinária da CEUA-PUCRS. Hoje atua como Gestora de Biotérios na empresa Biotec Soluções Ambientais,executando a gestão no Centro de Bioterismo da UECE, e como consultora em Ciência de Animais de Laboratório..Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em gestão, de biotérios e suas equipes, produção e manutenção de colônias de Animais de Laboratório, atuando principalmente nos seguintes temas: animais de laboratório, ética em pesquisa, experimentação animal, terapia celular, células-tronco e gestão de pessoas.

Monica Valdyrce dos Anjos Lopes Ferreira

Bióloga e Doutora em Imunologia pela Universidade de São Paulo, com Pós-doutorado na área de Bioquímica e Farmacologia realizado no Instituto Butantan. Implantou no Instituto Butantan os estudos de peixes peçonhentos e em 2004 ingressou como Pesquisadora Cientifica. De 2015 a 2019 atuou também como gestora do Laboratório Especial do Toxinologia Aplicada (LETA). Desde 2010 participa como Pesquisadora Principal de Projeto CEPID FAPESP, inicialmente do Centro de Toxinologia Aplicada (CAT) e atualmente do Centro de Toxinas, Resposta Imune e Sinalização Celular (CeTICS), onde também coordena a Difusão e a Plataforma Zebrafish. Trabalha principalmente na caracterização toxicológica de peixes peçonhentos, regulação da resposta imune e toxicologia ambiental. Compartilha com a sociedade o conhecimento cientifico através de vários projetos, muitos dos quais são realizados em escolas publicas e particulares.

Octavio Augusto França Presgrave

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1986) e mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2003). Defendeu seu Doutorado em Vigilância Sanitária (INCQS), em 2012. Atualmente é Tecnologista Sênior da Fundação Oswaldo Cruz (INCQS/FIOCRUZ) e colaborador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), onde é membro da Câmara Técnica de Cosméticos (CATEC). Tem experiência na área de Farmacologia e Toxicologia, com ênfase em Métodos Alternativos, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos alternativos, toxicologia, cosméticos, controle da qualidade, pirogênio, irritação ocular e cutânea. Foi chefe do Departamento de Farmacologia e Toxicologia do INCQS/FIOCRUZ de 1994 a 2000 e Coordenador do Grupo Técnico de Cosméticos do INCQS/FIOCRUZ de 1994 a 2010. É revisor de revistas nacionais e internacionais. Membro da Comissão de Ética no Uso de Animais da FIOCRUZ (CEUA/FIOCRUZ) desde 1999, sendo coordenador da mesma de 2006 a 2008 e retornando a coordená-la de 2010 a 2022. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira em Ciências de Animais de Laboratório (SBCAL) de 2018 a 2022. Coordenador do BraCVAM – Centro Brasileiro para a Validação de Métodos Alternativos.

Saulo Tadeu Lemos Pinto Filho

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2002). Entre 2002 e 2011 foi professor assistente no Curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) na área de Clínica Médica de Cães e Gatos.Possui doutorado pela UFSM em Medicina Veterinária, com ênfase em Cirurgia e Clínica Veterinária. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica médica e cirúrgica de pequenos animais. Atualmente é professor Adjunto de Clínica Médica de Pequenos Animais do Curso de Medicina Veterinária da UFSM.

Vania Lucia Loro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e doutorado em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Possui Pós-doutorado realizado na Universidade Mcmaster – ON- Canadá. Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área toxicologia de pesticidas, uso de antioxidantes em rações para peixes com o objetivo de minimizar efeitos de pesticidas e metais pesados. Desenvolve projetos visando a seleção de biomarcadores de toxicidade para uso em monitoramento ambiental. No aspecto monitoramento ambiental vários projetos vem estudando alguns poluentes encontrados no rio Uruguai, Reservatório Passo Real e baixo Jacuí com o intuito de aplicar e validar biomarcadores bioquímicos e de dano oxidativo para avaliação destes ambientes impactados. Outra linha desenvolvida são os efeitos protetores da salinidade, dureza e outras características da água como protetores contra toxicidade de metais.