Projeto UMA destaca ações sustentáveis dos grupos PET

O projeto institucional Universidade Meio Ambiente (UMA) lançou no início de novembro a série “Fala aí, PET”, que visa divulgar as ações sustentáveis promovidas pelos Programas de Educação Tutorial (PETs) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Até agora, já foram divulgados três episódios, mas espera-se que os 19 grupos de Educação Tutorial da UFSM participem da ação.

A Universidade possui três pilares essenciais para a formação de seus estudantes: o ensino, a pesquisa e a extensão. Essa tríade indissociável permite que a experiência acadêmica seja formadora de indivíduos capazes de unir os ensinamentos adquiridos em sala de aula aos estudos aprofundados na pesquisa e à aplicabilidade desses dois conceitos na comunidade, a extensão de fato.

Dentro desse sistema, surgem os Programas de Educação Tutorial (PETs), desenvolvidos por grupos de estudantes do Brasil, com tutoria de um docente. Dentro de um PET, são realizadas ações que visam impactar tanto a comunidade acadêmica quanto a externa de maneira positiva, alinhadas com a área de estudo de cada grupo.

Os PETs da UFSM, além de desenvolverem ações de imenso impacto acadêmico e social, ainda trabalham a importância da sustentabilidade. Desde grupos da área da saúde até a comunicação, atividades em prol do meio ambiente e de um futuro mais sustentável são estimuladas e protagonizadas pelos PETs.

A partir disso surge o “Fala aí, PET”, que está no seu quarto episódio e já trouxe resultados do trabalho que esses grupos têm desenvolvido. Dentre eles, está o PET Odontologia (Instagram: @petodontoufsm), que atualmente conta com 15 alunos do curso de Odontologia da UFSM e um professor tutor. Juntos, eles dão continuidade aos diversos trabalhos promovidos pelo PET desde a sua formação, em 2006. O PET Odontologia desempenha muitas ações de cunho socioambiental, entre elas está a campanha anual de estímulo a doações de sangue.

Já o PET Engenharia Civil (Instagram: @petcivilufsm), formado em 2012, mas com início das atividades em abril de 2013, traz a sustentabilidade em todas as iniciativas. Se destacam as palestras técnicas realizadas no ano passado, trazendo temáticas como “Tratamento de efluentes com microalgas e processos de separação visando a produção de biocombustíveis” e “Telhados verdes: Estratégia Sustentável para Ambientes Urbanos” ocorridas no último ano. Uma vez que o  setor da Construção Civil realiza atividades que muitas vezes trazem impactos negativos ao meio ambiente, é essencial que os profissionais da área queiram mudar essa realidade.

Enquanto isso, o PET Agronomia (Instagram: @petagronomiaufsm) do campus sede, fundado em 1992, une 12 estudantes e um professor tutor que desempenham juntos atividades que impactam as comunidades locais. Em 2019, por exemplo, o grupo elaborou um minicurso de hortas internas com o uso de garrafas PET, além de cartilhas informativas. “É muito gratificante fazer parte do PET, pois, além de formarmos uma amizade, ele ajuda no nosso desenvolvimento pessoal e profissional, trazendo conhecimento às nossas vidas”, dizem os membros do grupo.

O PET Zootecnia (Instagram: @petzootecnia_ufsm) também mostrou como exemplificou a relação de compromisso socioambiental que os futuros zootecnistas desempenham. Desenvolvendo ações como o Zoot Kids, Zoot Teens e o Dia do Desafio, o PET Zootecnia da UFSM colabora com a sustentabilidade e com a educação ambiental da comunidade acadêmica e também impactando  a população santa-mariense.

Para conhecer mais sobre os grupos PET da UFSM, acompanhe a série “Fala aí, PET!” promovida pelo projeto institucional Universidade Meio Ambiente (UMA) e divulgada em seu perfil do Instagram e site.

Reportagem: Caroline Siqueira, bolsista de jornalismo do projeto UMA Universidade Sustentável