Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Comunicação, Gênero e Desigualdades

COMUNICAÇÃO, GÊNERO E DESIGUALDADES

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Publicações


Artigos em periódicos


 


Capítulos em livros


 


Trabalhos em eventos


 


Livros publicados


Maternidade nas Mídias

Esta coletânea explora o tema da Maternidade nas Mídias considerando variadas questões de pesquisa, abordagens teóricas e metodológicas. Tendo em vista a interdisciplinaridade dos estudos maternos e a amplitude do cenário midiático atual, nossa proposta é investigar que imagens, mensagens e valores culturais têm circulado nas mídias sobre maternidades e maternagens. Além disso, debatemos como as mães interagem com as mídias para compreender os modos como elas se expressam, negociam ou criticam imagens e mensagens de formas coletivas ou individuais.
As autoras são pesquisadoras brasileiras de diferentes universidades e regiões do país, que atuam nos campos da comunicação, educação, psicologia, artes plásticas, literatura, saúde pública, filosofia, dentre outras áreas.

Organizadoras: Milena Freire de Oliveira-Cruz e Maria Collier de Mendonça.

Autoras: Adriana Braga, Ana Laura Godinho Lima, Ana Luiza de Figueiredo Souza, Ângela Lovato Dellazzana,  Ariene Rodrigues, Beatriz Brandão Polivanov, Camila Tatsch Ferrari, Clarissa Monteiro Borges, Elaine Muniz Pires, Elizabeth Souto Maior, Irene Rocha Kalil, Kalliandra Conrad, Letícia Lovato Dellazzana-Zanon, Maria Brendler Nosvitz, Maria Collier de Mendonça, Marina Judiele dos Santos Freitas, Milena Freire de Oliveira-Cruz, Patrícia Fonseca Fanaya, Renata Garcia Senlle, Tayná Leite, Vivian Campos.
Disponível em: FACOS – UFSM

Publicidade e Gênero: representações e práticas em questão encara o desafio de agrupar uma série de relatos, decorrentes de pesquisas e experiências, de pesquisadoras e pesquisadores que, de distintos pontos geográficos do país, convergem para as interfaces entre publicidade e questões de gênero, articulação que requer nossa atenção por muitos motivos.

Organizadora: Milena Freire de Oliveira-Cruz

Autores: André Iribure Rodrigues, Gilmara Joanol Ardnt, Juliana Petermann, Laura Hastenpflug Wottrich, Luciana Panke, Marcela Chacel, Maria Collier de Mendonça, Milena Freire de Oliveira-Cruz, Oscar Angel Cesarotto, Raquel de Barros Pinto Miguel, Soraya Barreto Januário

Disponível em: FACOS – UFSM

 

Publicidade e desigualdade: Leituras sobre gênero, classe e trabalho feminino

Como mulheres da classe trabalhadora observam as representações femininas na publicidade? De que modo lidam com a dupla jornada aliada às exigências dos papéis de mãe e dona de casa? Como negociam os ideais de consumo diante da escassez orçamentária?Questões como estas são abordadas em Publicidade e Desigualdade. O livro é fruto de uma etnografia da audiência e do consumo realizada com mulheres da classe trabalhadora, com o objetivo de compreender como a relação das receptoras com os anúncios colabora para a conformação dos seus habitus de classe e de gênero. Os dados foram coletados ao longo de um ano a partir de observação participante, entrevista em profundidade e assistência compartilhada de comerciais selecionados pelas informantes, relacionando e comparando a percepção que elas têm das representações do trabalho feminino na publicidade com suas próprias experiências e sua autorrepresentação.O estudo reflete como as mensagens publicitárias sustentam a dupla subordinação a que estão submetidas as mulheres da classe popular e aponta que, embora reconheçam a valorização do estilo de vida da classe média, a idealização do trabalho e a dominação masculina, há, entre as entrevistadas, uma tendência à apropriação destes valores circulantes na publicidade pela naturalização do espaço e do papel que ocupam socialmente como mulheres e como classe trabalhadora.

Autora: Milena Freire de Oliveira-Cruz

Disponível em: Editora Sulina