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Núcleo de Estudos Infância, Adolescência e Família

NÚCLEO DE ESTUDOS INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E FAMÍLIA (NEIAF)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

monica.arpini@gmail.com Prédio:Prédio 74 B Sala:3208

Projetos

Extensão

Este programa visa, através de um trabalho interdisciplinar, mediar situações que envolvam conflitos familiares a fim de minimizar o sofrimento das famílias que passam por momentos de crise, separações ou situações de violência. O programa será desenvolvido junto ao Núcleo de Assistência Judiciária, Órgão Suplementar do Centro de Ciências Sociais e Humanas, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria. Através de uma triagem permanente, realizada pela Assistente Social do Núcleo, os casos referentes ao Direito de Família serão encaminhados para o serviço de Psicologia. Em seguida, será feito o agendamento de uma entrevista inicial com a parte que procurou o Serviço. Após, se agendará uma mediação com as partes envolvidas, na qual se farão presentes um dos estagiários do Curso de Psicologia, a assistente social do Núcleo e um acadêmico estagiário do Curso de Direito. Ambas as partes serão ouvidas, cada qual com sua versão, e dar-se-á início à busca pelo diálogo, dentro das intenções buscadas pela Mediação. Todos os casos atendidos serão registrados em um prontuário do Serviço de Psicologia. Pretende-se com este trabalho, ir além da resolução da demanda judicial, estabelecendo um espaço de diálogo em que a solução para o conflito é construída conjuntamente, contribuindo desta forma para o protagonismo das partes e resgate das relações familiares. Tem como objetivos facilitar a comunicação entre as partes, através da prática da mediação familiar extrajuducial, para que busquem soluções de mútuo acordo a respeito do conflito que estão vivenciando; realizar atendimentos individuais nos casos de conflito de família buscando a explicitação e o entendimento da problemática com vistas à realização da mediação; como também, realiza encaminhamentos para serviços especializados como: Caps, Serviço de Saúde Mental, Clínicas Psicológicas, nos casos em que se identifique tal necessidade; e por último, busca trabalhar com pais questões referentes a guarda de filhos, pensão alimentícia e outros processos que estão ligados a uma separação/divórcio.

O presente projeto de extensão visa oferecer um espaço de apoio e reflexão a Escola Aberta Paulo Freire em Santa Maria/RS. Muitas vezes, os alunos que se encontram matriculados em Escolas Abertas estão em um processo de exclusão social acentuado, visto que, já vivenciaram situações extremas, como uso de drogas e exposição à diferentes formas de violência. Em decorrência disso, entende-se ser importante oportunizar um espaço em que possam resgatar suas potencialidades e superar as expectativas negativas que carregam consigo. Pensando nisso, serão desenvolvidas oficinas para os estudantes da Escola Aberta Paulo Freire, com frequência quinzenal, que abordarão temas como violência, sexualidade, uso e abuso de substâncias e planos para o futuro, além de temas emergentes propostos pelos meninos e meninas participantes das oficinas. Além disso, serão realizadas ações que visem mobilizar e articular a rede, através de encaminhamentos necessários frente à identificação de violação dos direitos e risco para as crianças e adolescentes, bem como a realização de assessoria junto à equipe escolar em suas demandas cotidianas e orientações às famílias dos alunos da escola. A professora responsável pelo projeto de extensão, as coorientadoras e as estudantes do Curso de Psicologia/UFSM conduzirão as atividades, e ainda, ocorrerão supervisões semanais, as quais serão realizadas para a avaliação e planejamento das ações. Materiais lúdicos e audiovisuais serão utilizados, conforme a necessidade. Nesse sentido, espera-se que as atividades desenvolvidas se constituam num espaço que possibilite a ressignificação das histórias de vida das crianças e adolescentes, marcadas pela violação de direitos. Além disso, pretende-se trabalhar com a construção de projetos de vida, que contemplem outro cenário, para além daquele da exclusão social e violência. O projeto tem como objetivo principal proporcionar um espaço de discussão e reflexão Escola Aberta Paulo Freire, visando o enfrentamento de situações de violência em contextos sociais críticos. Como objetivos específicos busca realizar oficinas com as crianças e adolescentes matriculados na escola, possibilitando reflexões acerca da sexualidade, consequências do uso de drogas, projetos de vida, relações familiares, entre outros; oferecer um espaço de acolhimento das histórias de violência presentes na trajetória de vida desses jovens visando a sua ressignificação; mobilizar e articular a rede através de encaminhamentos necessários diante de uma possível situação de violação dos direitos e risco para os jovens; assessorar a equipe escolar em suas demandas cotidianas envolvendo as crianças, adolescentes e suas famílias; realizar, quando necessário, orientações às famílias dos alunos da escola.

Documentário “Falando com a Boca”

Cartilha Conversando sobre sexualidade na família

Cartilha Conversando sobre abuso sexual

Cartilha sobre Adolescência

Este projeto de extensão visa observar a relação entre bebês e suas mães, ou quem cumpra a função materna, nos atendimentos realizados pelo Programa da Criança em uma unidade de atenção básica à saúde, com o intuito de detectar possíveis riscos ao desenvolvimento infantil de modo precoce. Para tanto, a observação, assim como as entrevistas realizadas com as mães, terá por base o instrumento proposto por Kupfer et al. (2008; 2009), denominado Indicadores Clínicos de Risco ao Desenvolvimento Infantil (IRDI). Assim, este projeto tem como intuito compreender a visão de mundo dos participantes, refletindo como se dá a relação entre a criança e o cuidador naquele determinado estrato social, e buscando contribuir com formas de qualificar essa relação para o maior bem-estar da criança, sempre considerando os aspectos sociais e a história de vida dos usuários do serviço. O presente projeto se dará ao longo do corrente ano (2016), podendo ser continuado nos anos posteriores, dependendo da demanda e da necessidade do local de intervenção. Este se justifica, portanto, pelos seus fins de estudo e intervenção, além de estar aliado a uma preocupação atual em prevenção de doenças e promoção da saúde, focando no período inicial do desenvolvimento por entender que este é a base para um crescimento e desenvolvimento saudável.

Cartilha Interações pais-bebê

Cartilha Desenvolvimento Infantil no segundo ano de vida

Cartilha Planejamento Familiar

*Fotos da Brinquedoteca