Ir para o conteúdo PRPGP Ir para o menu PRPGP Ir para a busca no site PRPGP Ir para o rodapé PRPGP

Aviso de Conectividade Saber Mais

Solicitar 2ª (segunda) via de diploma ou certificado de Pós-Graduação

Descrição

O Núcleo de Controle Acadêmico da Pós-Graduação da Coordenadoria de Pós-Graduação (NCAPG/CPG/PRPG) emite, a pedido do(a) interessado(a), a 2ª via do Diploma de Mestrado e Doutorado ou do Certificado de Especialização e Residências, para substituir a primeira via.

Para a abertura de processo administrativo para solicitação da segunda, a pessoa interessada deve seguir o procedimento:

1. O formulário de solicitação ou requerimento (disponível aqui) deve ser impresso e preenchido pelo próprio solicitante.

2. Pagar a taxa de R$ 94,00 (noventa e quatro reais) por meio de Guia de Recolhimento da União. Taxa Isenta para cursos Lato Sensu.

3. Juntar a seguinte documentação digitalizada em formato pdf legível:

– Certidão de Nascimento ou Casamento;

– Documento de identidade RG (frente e verso);

– Documento de identidade de estrangeiro (frente e verso);

– Documento CPF (obrigatório se estrangeiro e caso não constar nos demais documentos enviados);

– GRU e o Comprovante de pagamento do GRU (não enviar o comprovante de agendamento).

– Caso possuir, enviar cópia digitalizada da 1ª via que foi extraviada.

4. Para solicitar a segunda via de diploma/certificado de pós-graduação, o Processo Administrativo, endereçado ao Núcleo Controle Acadêmico de Pós-Graduação da CPG/PRPGP da UFSM, será aberto com o envio de um e-mail ao setor no endereço diplomas.prpgp@ufsm.br, com o Requerimento informando a razão que o levaram a solicitar a expedição de uma segunda via deste documento, junto com a documentação elencada no  item 3.

5. Os contatos serão realizados diretamente com o(a) solicitante e deve-se também atualizar o cadastro de usuário e aluno egresso da UFSM. Para isso, poderá efetuar o login no Portal do Aluno com a matrícula e senha usada anteriormente e, caso tenha esquecido seus dados de acesso, poderá efetuar uma recuperação de senha. Caso não se lembre da matrícula, pode enviar e-mail para diplomas.prpgp@ufsm.br informando seu CPF com um documento de identificação anexado.

ATENÇÃO: caso o solicitante queira que outra pessoa abra o Processo Administrativo é necessário nomeá-la por procuração.