Cadastro Estudantil de discentes da Pós-Graduação
Descrição
O(A) discente, ao ingressar no Curso/PPG, tem o cadastro realizado nos sistemas da UFSM pelo Núcleo de Controle Acadêmico da Pós Graduação da UFSM e recebe um número de matrícula para o respectivo curso.
Este cadastro deve ser atualizado sempre que necessário e quando houver alterações ou correções de dados, bem como inclusão de novos documentos no cadastro estudantil.
Considerando a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, constituída pela Lei 13.709/2018, informamos que toda atualização cadastral de dados e documentos não é realizado por e-mail, sendo que a atualização e regularização cadastral devendo serem feitas via Processo Eletrônico Nacional (PEN), ficando restrito às situações em que a atualização cadastral solicitada é o próprio documento ou uma informação e retificação comprovada pelo documento anexado.
ATUALIZAÇÃO DE DADOS E DOCUMENTOS DO CADASTRO DOS(AS) ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO
O(A) estudante que precisar atualizar seus dados cadastrais no cadastro de estudante da UFSM e/ou documentos poderá proceder com a atualização junto ao NCAPG/PRPGP.
O envio deste processo para atualização de dados e/ou de documentos é restrito às situações em que a atualização cadastral solicitada é o próprio documento ou uma informação e retificação comprovada pelo documento anexado.
- Regularização documental de discentes estrangeiros que confirmaram vaga antes da chegada ao país (sendo feita com passaporte).
- Inclusão de Visto e/ou Registro Nacional Migratório (RNM) quando um estudante estrangeiro confirma vaga antes da vinda ao Brasil.
- Inclusão de número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) quando um estudante estrangeiro confirma vaga antes da vinda ao Brasil.
- Inclusão do comprovante de seguro saúde e repatriação funerária pelo período do curso.
- Para todos(as) os(as) discentes: Casos de correção de nome, datas ou qualquer outra informação que esteja errada no sistema da UFSM devido a informação equivocada nos sistemas de inscrição em processo seletivo.
Para proceder com a atualização dos dados ou inclusão de novos documentos, o(a) estudante/discente interessado(a) deverá abrir um PEN do tipo documental equivalente ao seu curso de vínculo na UFSM.
Procedimento no PEN:
- O PEN do processo de atualização de dados e documentos constantes no cadastro estudantil deve ser aberto pelo discente no Portal Documentos da UFSM, efetuando login com Número da Matrícula e Senha do Portal do Aluno.

- Na barra superior, selecionar o botão ‘NOVO’, ‘Processo’.
- Na tela de “Novo Processo” aparecerá como primeira opção o campo “Vínculo”, que mostrará como opções de seleção todos os tipos de vínculos ativos que o(a) usuário(a) possui e cada discente deve selecionar o vínculo do curso no esta matriculado.
- Discentes de cursos Stricto Sensu: Clica em Novo > Processo> seleciona o curso e o PEN com tipo documental “Processo de atualização cadastral de discente de pós-graduação Stricto Sensu”.
- Discentes de cursos Lato Sensu/Residências: Clica em Novo > Processo> seleciona o curso e o PEN com tipo documental “Processo de atualização cadastral de discente de pós-graduação Lato Sensu”.

- Anexar neste processo:
- “Requerimento de atualização cadastral” que está disponível direto no PEN na opção de inserir documentos, preenchido e assinado pelo(a) discente (obrigatório para todos os casos);
- Documento de identificação com foto e CPF (obrigatório para todos os casos).
- Certidão de nascimento.
- Certidão de casamento.
- Decisão Judicial (obrigatório em caso de mudança em razão de decisão judicial).
- Comprovante de Seguro Saúde.
- Outros documentos que forem necessários incluir no cadastro estudantil, de acordo com a situação apresentada.
- Todos os documentos comprobatórios da alteração ou inclusão de dados devem estar digitalizados (frente e verso, completo) em formato PDF legível.
- Tramitar o PEN para NÚCLEO DE CONTROLE ACADÊMICO DA PÓS-GRADUAÇÃO – 01.09.01.04.0.0.
- Após registro do NCAPG, o processo retornará ao discente para conhecimento e posterior arquivo.
OBSERVAÇÃO: Este procedimento é para correção de dados e NÃO DEVE SER USADO para alteração de nome, que devem ser feitos conforme instruído em cada página de serviço.
- Alteração de nome civil – Página de serviços Solicitar alteração de nome no cadastro acadêmico
- Inclusão de nome social – Página de serviços Solicitar inclusão de nome social
ACESSO COORDENAÇÕES E SECRETARIAS DOS CURSOS
As coordenações e secretarias dos cursos de pós-graduação conseguem acessar o cadastro do aluno (apenas do próprio Programa/Curso) por meio da aplicação “1.1.6.05 Consulta Cadastro de Alunos” do SIE Acadêmico.
MATERIAL ADICIONAL (ACESSO A DÚVIDAS E MANUAIS)
- Tutorial/Apresentação/Material usado no “Tópico 4.6 Cadastro do Aluno” no Curso de Procedimentos e Rotinas Administrativas de Cursos de Pós-Graduação – 2024 – disponibilizado na seção de documentos abaixo.
Público Alvo
Estudantes e secretarias dos cursosContato
Setor: NÚCLEO DE CONTROLE ACADÊMICO DA PÓS-GRADUAÇÃO (NCAPG/PRPGP)
Atendimento: 8h às 12h e 14h às 17h
E-mail: academico.prpgp@ufsm.br
Telefone: (55) 3220-8921
Endereço: Prédio 48D - Térreo