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Cadastro Estudantil de discentes da Pós-Graduação

Descrição

O(A) discente, ao ingressar no Curso/PPG, tem o cadastro realizado nos sistemas da UFSM pelo Núcleo de Controle Acadêmico da Pós Graduação da UFSM e recebe um número de matrícula para o respectivo curso.

Este cadastro deve ser atualizado sempre que necessário e quando houver alterações ou correções de dados, bem como inclusão de novos documentos no cadastro estudantil.

Considerando a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, constituída pela Lei 13.709/2018, informamos que toda atualização cadastral de dados e documentos não é realizado por e-mail, sendo que a atualização e regularização cadastral devendo serem feitas via Processo Eletrônico Nacional (PEN), ficando restrito às situações em que a atualização cadastral solicitada é o próprio documento ou uma informação e retificação comprovada pelo documento anexado.

 

ATUALIZAÇÃO DE DADOS E DOCUMENTOS DO CADASTRO DOS(AS) ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO

O(A) estudante que precisar atualizar seus dados cadastrais no cadastro de estudante da UFSM e/ou documentos poderá proceder com a atualização junto ao NCAPG/PRPGP.

O envio deste processo para atualização de dados e/ou de documentos é restrito às situações em que a atualização cadastral solicitada é o próprio documento ou uma informação e retificação comprovada pelo documento anexado.

  • Regularização documental de discentes estrangeiros que confirmaram vaga antes da chegada ao país (sendo feita com passaporte).
    • Inclusão de Visto e/ou Registro Nacional Migratório (RNM) quando um estudante estrangeiro confirma vaga antes da vinda ao Brasil.
    • Inclusão de número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) quando um estudante estrangeiro confirma vaga antes da vinda ao Brasil.
    • Inclusão do comprovante de seguro saúde e repatriação funerária pelo período do curso.
  • Para todos(as) os(as) discentes: Casos de correção de nome, datas ou qualquer outra informação que esteja errada no sistema da UFSM devido a informação equivocada nos sistemas de inscrição em processo seletivo.

Para proceder com a atualização dos dados ou inclusão de novos documentos, o(a) estudante/discente interessado(a) deverá abrir um PEN do tipo documental equivalente ao seu curso de vínculo na UFSM.

Procedimento no PEN:

  1. O PEN do processo de atualização de dados e documentos constantes no cadastro estudantil deve ser aberto pelo discente no Portal Documentos da UFSM, efetuando login com Número da Matrícula e Senha do Portal do Aluno.
  2. Na barra superior, selecionar o botão ‘NOVO’, ‘Processo’.
    • Na tela de “Novo Processo” aparecerá como primeira opção o campo “Vínculo”, que mostrará como opções de seleção todos os tipos de vínculos ativos que o(a) usuário(a) possui e cada discente deve selecionar o vínculo do curso no esta matriculado.
    • Discentes de cursos Stricto Sensu: Clica em Novo > Processo> seleciona o curso e o PEN com tipo documental “Processo de atualização cadastral de discente de pós-graduação Stricto Sensu”.
    • Discentes de cursos Lato Sensu/Residências: Clica em Novo > Processo> seleciona o curso e o PEN com tipo documental “Processo de atualização cadastral de discente de pós-graduação Lato Sensu”.
  3. Anexar neste processo:
    • Requerimento de atualização cadastral” que está disponível direto no PEN na opção de inserir documentos, preenchido e assinado pelo(a) discente (obrigatório para todos os casos);
    • Documento de identificação com foto e CPF (obrigatório para todos os casos).
    • Certidão de nascimento.
    • Certidão de casamento.
    • Decisão Judicial (obrigatório em caso de mudança em razão de decisão judicial).
    • Comprovante de Seguro Saúde.
    • Outros documentos que forem necessários incluir no cadastro estudantil, de acordo com a situação apresentada.
    • Todos os documentos comprobatórios da alteração ou inclusão de dados devem estar digitalizados (frente e verso, completo) em formato PDF legível.
  4. Tramitar o PEN para NÚCLEO DE CONTROLE ACADÊMICO DA PÓS-GRADUAÇÃO – 01.09.01.04.0.0.
  5. Após registro do NCAPG, o processo retornará ao discente para conhecimento e posterior arquivo.

OBSERVAÇÃO: Este procedimento é para correção de dados e NÃO DEVE SER USADO para alteração de nome, que devem ser feitos conforme instruído em cada página de serviço.

 

 

ACESSO COORDENAÇÕES E SECRETARIAS DOS CURSOS

As coordenações e secretarias dos cursos de pós-graduação conseguem acessar o cadastro do aluno (apenas do próprio Programa/Curso) por meio da aplicação “1.1.6.05 Consulta Cadastro de Alunos” do SIE Acadêmico.

 

MATERIAL ADICIONAL (ACESSO A DÚVIDAS E MANUAIS)

  • Tutorial/Apresentação/Material usado no “Tópico 4.6 Cadastro do Aluno” no Curso de Procedimentos e Rotinas Administrativas de Cursos de Pós-Graduação – 2024 – disponibilizado na seção de documentos abaixo.
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