Oferta de disciplinas de Pós-Graduação
Descrição
A oferta de disciplinas é uma etapa fundamental para a efetivação da matrícula em disciplinas pelos(as) estudantes dos cursos de PG da UFSM.
Setores envolvidos na oferta
CURSO e SECRETARIAS – Organização do quadro de horários das disciplinas a serem ofertadas no semestre, lançamento das disciplinas no sistema de oferta, dar amplo conhecimento aos estudantes e zelar pelo cumprimento da integralização curricular do curso e do plano de estudos de cada discente.
CURSO ou DEPARTAMENTO – Faz a inclusão e alteração de docentes nas disciplinas e informa os encargos didáticos. Na PG, é comum que o curso seja responsável por esta etapa.
NCAPG/PRPGP – É responsável pela configuração do Sistema de oferta e assessoria as Coordenações/Secretarias nos registros no sistema.
CPD – Assessora nas questões técnicas relacionadas ao sistema (SIE e Portal Acadêmico).
Organização para a oferta
A oferta de disciplinas compete às Coordenações/Secretarias de Curso e são realizadas no Portal Acadêmico.
Geralmente, a Coordenação é responsável pela elaboração do quadro de disciplinas com os horários e docentes responsáveis.
- Cada PPG possui sua dinâmica e as secretarias também podem realizar este procedimento realizando a consulta com os docentes credenciados nos cursos e
montando o quadro de disciplinas que serão ofertadas. - Em alguns Programas a oferta é apreciada em reunião do Colegiado e em outros é apenas solicitada aos docentes
- A secretaria pode verificar se os docentes estão registrados no sistema de credenciamento docente da UFSM.
- Nesta momento também devem ser verificadas quais disciplinas serão disponibilizadas para a categoria de Aluno Especial I de PG, bem como a quantidade de vagas liberadas.
A oferta de disciplinas regulares segue os prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico.
A oferta de disciplinas concentradas pode ser realizada a qualquer momento (fora de prazo), pois há flexibilidade nas matrículas da PG durante o semestre, dessa forma, as secretarias podem realizar as ofertas destas disciplinas e a matrícula de discentes a qualquer momento do semestre letivo.
As solicitações de matrícula em disciplinas pelos(as) estudantes do curso, poderão ser feitas pelo Portal Estudantil quando a oferta de disciplinas seguir os prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico.
- Caso a oferta de disciplinas tenha sido registrada “fora de prazo”, a matrícula de cada estudante terá que ser feita diretamente pela secretaria do curso.
É importante que, após a oferta, sempre seja verificado se todas as disciplinas estão na situação “matrícula” que permitirá a solicitação de matrícula pelos discentes no Portal Estudantil.
Sobre a oferta de EDT/EDD/EDM
O artigo 80 do Regulamento Geral da PG informa que, a partir do ingresso, o vínculo no curso de pós-graduação será mantido por meio de matrícula automática em disciplina de crédito não-computável (de códigos EDM/EDD/EDT, referentes a elaboração de monografia, dissertação tese), que será renovada a cada período letivo, pelo NCAPG até o prazo máximo de conclusão do curso.
Conforme Memorando Circular N. 001/2024 – CPG/PRPGP, a partir de 2024, não é mais necessário ofertar esse tipo de disciplina e nem que os(as) discentes solicitem a matrícula.
- A oferta de disciplina com matrícula automática dos alunos será realizada semestralmente, na segunda semana de aulas, para todos os alunos que estiverem dentro do prazo de conclusão do curso, independentemente de estarem ou não matriculados em outras disciplinas.
- Oferta e matrícula em EDM para especialização, em EDD para mestrado e em EDT para doutorado.
- O docente responsável pela turma será o orientador indicado no plano de estudos do aluno.
- Os alunos novos ou alunos que ainda não tiveram seu plano de estudos homologado, a disciplina será designada para a Coordenação.
O docente responsável pela disciplina EDT/EDD/EDM deverá registrar o aproveitamento do aluno na disciplina ao final do semestre, durante o período destinado ao encerramento dos diários de classe online, conforme o calendário acadêmico. O aproveitamento deve ser avaliado com base no desempenho do estudante nas atividades relacionadas à elaboração e/ou execução do projeto e/ou elaboração da MDT.
A oferta e matrícula automática não será efetivada se o prazo de conclusão do curso já estiver vencido e não haver “Afastamento/Licença de Discente da Pós-Graduação” e/ou “Prorrogação de Prazo para Defesa” registrada no histórico escolar.
- Nesse caso, cada discente será desligado por decurso de prazo.
A solicitação de abertura de processo de defesa de MDT aprovada pela coordenação do curso, encerra automaticamente o vínculo em disciplinas EDT/EDD/EDM, dispensando o registro do aproveitamento da disciplina no último semestre de vínculo.
Sobre disciplinas ofertadas em língua estrangeira
As disciplinas dos cursos de pós-graduação que são ofertadas e ministradas em língua estrangeira, podem ser regularizadas com a atualização de sua ementa ou criação de nova disciplina com as mesmas informações da disciplina de origem, mas com os dados no idioma no qual é ministrada e considerando a seguinte situação:
- Quando for uma situação temporária/momentânea, pode ser feita a oferta da disciplina com a indicação do idioma para conhecimento prévio dos(as) discentes. Assim, é recomendado que o curso/secretaria faça a atualização da ementa da disciplina no SIE (gerando o programa autenticado, conforme passo a passo abaixo), acrescentando também a ementa e título da disciplina na língua estrangeira sob responsabilidade do docente. Neste contexto, é essencial que a forma de oferta da disciplina seja aprovada pelo colegiado, informada no momento da oferta e que também seja amplamente divulgada aos discentes no período que antecede a matrícula.
- Para atualizar e gerar o programa autenticado de uma disciplina, deve-se proceder conforme instruções da página de serviços de Atualização de Disciplinas – Cadastro programa/ementa de disciplina.
- Quando houver oferta continua de uma disciplina em outro idioma, deve-se criar uma nova disciplina com as mesmas informações (dados gerais, ementa, objetivo, programa e bibliografia) da disciplina de origem e na língua estrangeira no qual é ministrada. O Colegiado do PPG deve deliberar sobre a criação desta nova disciplina baseada na existente, mas em outra língua, com a documentação enviada pelo(a) docente responsável. Neste contexto, as disciplinas que são ministradas permanentemente em outro idioma, possuem seu próprio cadastro com o nome e ementa neste idioma.
- Para criar nova disciplina, deve-se proceder conforme instruções da página de serviços de Criação, inclusão ou exclusão de disciplinas de Pós-Graduação.
PROCEDIMENTO PARA A OFERTA DE DISCIPLINAS
Em 2024 foi lançado o novo sistema de registro da oferta de disciplina que passou a ocorrer através do Portal Acadêmico com acesso da Coordenação e Secretaria.
- A funcionalidade da oferta pela aplicação do SIE será encerrada pelo CPD.
O acesso esta disponibilizado na tela inicial do Portal Acadêmico através do ícone “Menu do Departamento/Curso” e posteriormente pelo ícone “Cursos – Oferta Turmas”.
- A secretaria do curso, de posse do quadro de disciplinas com os horários e docentes responsáveis, faz a inserção dos dados de cadastro da oferta das turmas das disciplinas no sistema de “Cursos – Oferta Turmas” no Portal Acadêmico.
- Após confirmar os dados e inserir os horários, eles são exibidos na listagem dos horários na página principal de cadastro.
- Após inserir os dados da oferta da turma da disciplina na página de cadastro, deve-se clicar no ícone SALVAR ao final da página e a disciplina aparecerá na página de
Ofertas de turma na situação “CURSO”. - Concluído todos os ajustes, deve-se clicar no ícone TRAMITAR e, ao confirmar, a disciplina fica disponível para o Departamento/Curso PG realizar a designação docente.
- Após tramitar, é possível realizar o “agrupamento de horários” das turmas das disciplinas ofertadas e a “designação docente”.
- Nos casos em que turmas de diferentes cursos (e até mesmo de diferentes disciplinas) são ministradas dentro do mesmo espaço e ficam sob a responsabilidade do mesmo docente, a designação docente deve ser feita após agrupar os horários para não dar choque de horários e problemas no calculo do encargo docente.
- O agrupamento de horários não é obrigatório se não for necessário e a designação docente pode ser feita sem agrupar horários, entretanto, o agrupamento de horários é um passo importante no processo, e deve sempre ser verificado antes da designação dos docentes, pois assim o encargo didático será calculado corretamente, além de garantir que o docente seja designado em todas as turmas sob sua responsabilidade.
- Após realizada a designação docente, deve-se realizar a tramitação das turmas.
- Esta funcionalidade esta disponível para utilização no Portal Acadêmico > Menu Departamento/Curso > “Departamentos – Tramitar turmas”.
- A tramitação de turmas serve para concluir a oferta de uma disciplina e disponibilizar as turmas das disciplinas para a matrícula dos estudantes da pós-graduação.
- A funcionalidade de tramitação de turmas serve também para retornar a turma da disciplina para o curso e tornar possível, por exemplo, o ajuste de horários e o aumento de vagas nas turmas.
- Após retornar ao curso, a turma deverá ser tramitada novamente para matrícula.
Um tutorial completo pode ser visto na apresentação do “tópico 4.3 Oferta de Disciplinas” do Curso de Procedimentos e Rotinas Administrativas de Cursos de Pós-Graduação de 2024.
Descrição da disponibilidade de turmas
Permite somente alunos do curso da turma: Disponibilidade padrão para as disciplinas do Curso. Apenas alunos do Curso podem ver pelo Portal Estudantil. As definições “Qualquer semestre”, “semestre atual ou anteriores” e “somente o semestre atual do aluno” são definidas no Configurador de Matrículas, pela web.
Disciplina pertencente ao currículo: Disponibilidade usada quando o Curso tem dois currículos em andamento e quer que o aluno veja pelo Portal Estudantil apenas as disciplinas do seu currículo.
Qualquer aluno pode se matricular: Para disciplinas que não exigem restrição de curso e currículo, mas para aparecer para qualquer aluno pelo Portal Estudantil, o Configurador de Matrículas da web deve apontar os cursos parceiros cujos alunos poderão ver disciplinas.
Demais casos: raramente utilizados; entrar em contato com o CPD.
OFERTA EM DIFERENTES CURSOS E AGRUPAMENTO DE HORÁRIOS
Obs: Operação para que a matrícula seja disponibilizada no portal estudantil no período normal e não extracurricular.
É preciso ofertar a disciplina em cada um dos cursos (independentemente se eles são do mesmo Programa ou nível de curso).
Para unir as turmas é feito o agrupamento no Portal Acadêmico.
Para este agrupamento da oferta, deve-se:
– Pesquisar a “Disciplina001” no Curso de “Mestrado A”.
– Selecionar o outro curso em que a disciplina foi ofertada e clicar em “Adicionar horários” para adicionar os horários à lista de resultados.
– É possível adicionar os horários de outros cursos B, C, D etc. Se os horários forem compatíveis basta selecionar as turmas e agrupá-las.
– Também é possível agrupar disciplinas diferentes (com outro código) desde que o tipo da disciplina seja compatível e os horários também.
Designação/Inclusão de docentes
A partir do 2º semestre letivo de 2023, parte das atividades da oferta de disciplinas passaram a ser feitas pelo Portal Acadêmico. Dessa forma, o agrupamento de horários e inclusão dos docentes nas disciplinas é feito conforme o manual na seção de documentos abaixo.
Caso o Departamento (ou o Curso, em disciplinas que estejam lotadas no Curso) não tenha acesso para incluir o docente, deve abrir ticket para o CPD verificar, contendo as informações sobre os cursos envolvidos, o NOME e SIAPE do docente a ser incluído e NOME e SIAPE do solicitante.
SITUAÇÃO DA OFERTA DA TURMA DE UMA DISCIPLINA
“Curso”: quando a disciplina estiver na situação “curso”, ela esta com a secretaria/curso para a criação da oferta da turma ou retorno para ajustes.
“Departamento”: quando a disciplina já foi criada/ajustada e salva pelo curso, a situação muda para “departamento” onde é possível realizar o agrupamento e/ou designação docente.
“Matrícula”: quando a oferta da turma da disciplina estiver completa e liberada para matricula dos alunos na disciplina (pelo Portal Estudantil ou direto pela secretaria do curso).
IMPORTANTE:
- Excluir turma: Essa operação é irreversível.
- Somente estarão disponíveis as turmas que não possuírem nenhum matriculado e nenhuma
solicitação de matrícula;
- Somente estarão disponíveis as turmas que não possuírem nenhum matriculado e nenhuma
- Inativar turma: Somente estarão disponíveis as turmas que não possuírem nenhum discente matriculado.
- Após a inativação, serão desfeitas todas as designações e todos os agrupamentos de horários.
- Caso seja necessário reativar a turma, será necessário refazer os agrupamentos e as designações.
IMPOSSIBILITAR MATRÍCULA EM UMA DISCIPLINA
Quando a disciplina não pode ser excluída, ela pode ser deixada na situação “Ajuste de Horários” sem docente, e o aluno não poderá se matricular na disciplina. Além disso, deve-se alterar o nome da turma para “EXCLUIDA”.
Encargos didáticos – RESOLUÇÃO 42/2016
O encargo didático docente de cada disciplina é calculado de acordo com a forma de registro da disciplina.
- TCCs/DISSERTAÇÕES e TESES: possuem encargos específicos que são calculados através do plano de estudos e de acordo com o número de alunos orientados.
- DOCÊNCIA ORIENTADA: ENCARGO ZERO e disciplina livre de horário.
- DISCIPLINA REGULAR: dividir encargo entre os docentes.
- DISCIPLINA CUMULATIVA TOTAL: mesmo número de encargo para mais de um docente.
- DISCIPLINA CUMULATIVA PARCIAL: até 60 para 1 docente (responsável) e dividir o restante.
Além destas formas de registros, há também:
- DISCIPLINA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE PÓS-GRADUAÇÃO (ACPG): disciplinas que não computam encargos didáticos aos docentes (sem aula frente a aluno), mas contam créditos aos discentes.
MATERIAL ADICIONAL (ACESSO A DÚVIDAS E MANUAIS)
Tutorial/Apresentação/Material usado no “Tópico 4.3 Oferta de disciplinas” no Curso de Procedimentos e Rotinas Administrativas de Cursos de Pós-Graduação – 2024 – disponibilizado na seção de documentos abaixo.
Contato
Setor: NÚCLEO DE CONTROLE ACADÊMICO DA PÓS-GRADUAÇÃO (NCAPG/PRPGP)
Atendimento: 8h às 12h e 14h às 17h
E-mail: oferta.prpgp@ufsm.br
Telefone: (55) 3220-8921
Endereço: Prédio 48D - Térreo