Ir para o conteúdo PRPGP Ir para o menu PRPGP Ir para a busca no site PRPGP Ir para o rodapé PRPGP
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Controle Acadêmico de Pós-graduação

Os processos vinculados aos cursos e estudantes da pós-graduação do antigo DERCA estão sob a responsabilidade do setor de Controle Acadêmico da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PRPGP. 

Para receber atendimento das demandas destes processos, envie um e-mail para academico.prpgp@ufsm.br ou abra um PEN-SIE para a unidade 01.09.13 Controle Acadêmico de Pós-Graduação.

Acesso rápido
Tutoriais

ALUNO ESPECIAL I PÓS-GRADUAÇÃO

A seleção para Aluno Especial I PG é feita pelas Coordenações dos Cursos, segundo edital, o qual descreve as normas para inscrição, seleção e análise documental classificatória dos candidatos. As vagas destinadas a esses alunos são aquelas resultantes de saldo positivo, em função de os alunos regulares da UFSM não terem ocupado tais vagas em suas matrículas. Por essa razão, a classificação para Aluno Especial I PG ocorre sempre após o início do semestre letivo, já que é necessário avaliar as vagas ociosas em disciplinas. Veja a seguir quem pode se candidatar:

I – discentes de graduação de qualquer IES com, no mínimo, setenta e cinco por cento dos créditos necessários à conclusão do seu curso e participantes de projeto de pesquisa aprovados no âmbito da Instituição, cabendo ao coordenador do projeto a responsabilidade pela solicitação com as devidas justificativas à coordenação;
II – discentes vinculados a programas de pós-graduação de outras IES nacionais ou estrangeiras, cabendo à coordenação do programa de origem do discente a responsabilidade pela solicitação à Coordenação do Programa de Pós-Graduação da UFSM;
III – portadores de diploma de curso superior, participantes de projeto de pesquisa aprovados no âmbito da Instituição, cabendo ao coordenador do projeto a responsabilidade pela solicitação à Coordenação do Programa de Pós-Graduação da UFSM; e
IV – servidores portadores de diploma de curso superior da Instituição e de outras IES, cabendo ao chefe imediato a responsabilidade pela solicitação à coordenação.

Salvo para os estudantes vinculados a Programas de Pós-Graduação de outras IES, a matrícula especial em disciplinas de pós-graduação é limitada a uma disciplina por semestre para cada aluno e, no máximo, a duas matrículas especiais em um programa de pós-graduação. O aluno poderá fazer disciplinas, no máximo, em dois programas distintos, podendo totalizar, em  quatro  semestres distintos, quatro disciplinas como aluno especial na Instituição.  A seleção para Aluno Especial I PG é  feita pelas  Coordenações  dos Cursos, segundo edital, o qual  descreve as  normas para inscrição, seleção e  análise  documental classificatória dos candidatos.  As vagas destinadas a esses alunos são aquelas resultantes de saldo positivo, em função   de os alunos regulares da UFSM não terem ocupado tais vagas em suas matrículas. Por essa razão, a classificação para Aluno Especial I ocorre sempre após o início do semestre letivo, já que é necessário avaliar as vagas ociosas em disciplinas.

Ler: Regimento de Pós Graduação – UFSM – Resolução 015/2014. (art. 57)

São aproveitamentos de disciplinas de outras instituições cadastradas na Pós-Graduação da UFSM.

O procedimento para solicitação se dá através de requerimento de dispensa de disciplinas.

Para acessar o requerimento de dispensa, clique aqui

O trâmite, ou seja, em que etapa está o processo de emissão de diploma da pós-graduação pode ser verificado acessando a página consulta de processos da UFSM.

Após a defesa e adaptações propostas pela Banca Examinadora, a Coordenação do Curso envia a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PRPGP a ata de defesa, que posteriormente é encaminhada ao DERCA. Após a chegada da ata de defesa ao DERCA, o prazo médio para a expedição do diploma é de aproximadamente 40 dias.

Ao se processar a ata de defesa, o então egresso, receberá email automático com o link do certificado de conclusão de curso. Assim que o diploma estiver pronto para a retirada no DERCA, receberá um segundo e-mail automático do sistema informando isso. Sempre verifique a sua caixa de spam. Para retirar o diploma, você deverá comparecer ao DERCA com um documento de identificação oficial com foto. 

Sim, desde que a pessoa traga consigo uma autorização do diplomado, com firma reconhecida em cartório e um documento para que ela possa se identificar no DERCA como sendo aquela autorizada a levar o diploma. O modelo dessa autorização você pode conseguir clicando aqui.

O interessado pela urgência deverá preencher o formulário de solicitação de urgência de emissão de diploma e anexar a documentação comprobatória da urgência. Em seguida, deverá levá-lo à Secretaria do curso para homologação (assinatura e carimbo) da Coordenação/Secretaria do Curso, para depois ser anexado ao memorando com a ata de defesa para encaminhamento à PRPGP e posterior envio ao DERCA. Os motivos mais comuns reconhecidos como urgência para a expedição do diploma são os que constam no formulário, listados abaixo, sendo aceitos outros movidos, desde que comprovados:

  • Aprovação/Posse em Concurso Público;
  • Para progressão/titulação externa à UFSM (para servidores da UFSM deverá ser usada a ata de defesa homologada pela Coordenação do PPG/CPG);
  • Para ingresso em Curso de outra IES.

O ingresso e conclusão do Pós-Doutorado ficam sob orientação da PRPGP – Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, e as ofertas pelas coordenações de cursos de Pós-Graduação. O DERCA registra a primeira matrícula em RPD (RPD 1000), mediante o processo de requerimento padrão para Pós-Doutorado.

Para acessar o formulário de solicitação RPD, clique aqui

Para acessar o requerimento padrão de pós-doutorado, clique aqui

RESOLUÇÃO N. 036/2020 – Regulamenta o Programa de Pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Maria e revoga a resolução N. 002/2005.

 

O DERCA ainda processa o pedido de dispensa via formulário de papel via requerimento preenchido e assinado pelo acadêmico e coordenador de curso (ver item documentos abaixo). Porém, cabe lembrar que o sistema para alguns tipo de dispensa da graduação está disponível on line no portal do aluno

Existe prazo estipulado no Calendário Acadêmico da UFSM do ano corrente com a data limite para chegada ao DERCA dos pedidos de dispensa de disciplina, os quais são enviados pelas coordenações de curso.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

– O deferimento/indeferimento da solicitação de dispensa é prerrogativa de cada Curso, cabendo ao DERCA apenas o registro no histórico escolar de cada estudante;

– Quando se tratar de documentos oriundos de instituições estrangeiras, os mesmos deverão estar acompanhados das respectivas traduções oficiais, bem como da forma de avaliação (nota/conceito) utilizada naquelas instituições;

– Em caso de disciplinas em que os alunos já estejam matriculados antes do pedido de dispensa, orienta-se que, enquanto não for lançado no sistema o aproveitamento/dispensa, o aluno deverá cursar normalmente a disciplina;

– Somente constará no histórico escolar a nota da disciplina dispensada se o código e a nomenclatura da disciplina cursada for idêntico, caso contrário, constará “dispensado/aproveitamento sem nota”;

– Para evitar atrasos no lançamento das dispensas deferidas, é importante o preenchimento correto do formulário de dispensa: número de matrícula e nome do aluno, código e nome do curso, código e nome da disciplina a ser dispensada e, em determinados casos, carga horária a ser lançada.

Quer saber mais sobre dispensas de disciplinas de graduação leia a Resolução 025/2017 da UFSM disponível no item documentos abaixo.

Para acessar o requerimento de dispensa, clique aqui

Resolução 025/2017 – Regulamenta os processos de dispensa de disciplinas de graduação, dispensa de disciplinas por autodidatismo e registro de Atividades Complementares de Graduação (ACG)

A seleção a todos os cursos de pós-graduação da UFSM ocorrem via edital público. São lançados dois editais de seleção por ano, um próximo ao meio do ano (geralmente em maio) e outro próximo ao final do ano (geralmente em outubro). É importante salientar que nem todos os cursos abrem vagas duas vezes ao ano.

Onde são publicados os editais?

A seleção a todos os cursos de pós-graduação da UFSM ocorrem via edital público divulgado no site da PRPGP. São lançados dois editais de seleção por ano, um próximo ao meio do ano (geralmente em maio) e outro próximo ao final do ano (geralmente em outubro). É importante salientar que nem todos os cursos abrem vagas duas vezes ao ano.

Os editais de seleção são compostos de quatro passos principais, que são:

1. Inscrição do candidato (primeira etapa);
2. Divulgação do resultado final dos classificados (terceira etapa);
3. Solicitação de confirmação da vaga e entrega ou postagem dos
documentos dos candidatos classificados (quarta etapa);
4. Matrícula (quinta etapa).
Todos esses itens estão detalhadamente descritos em cada edital de seleção.

Dúvidas e mais informações

Dúvidas específicas a respeito dos editais de seleção podem ser encaminhadas à Coordenadoria de Pós-Graduação da PRPGP, através do telefone (55) 3220 8214 ou pelo e-mail cpg.prpgp@ufsm.br.

Demais informações sobre os cursos de pós-graduação da UFSM, deve-se entrar em contato com cada programa, as formas de contatos podem ser obtidas na página da PRPGP no menu pós-graduação, onde os cursos estão organizados por nível (Especialização, Mestrado e Doutorado).