Ir para o conteúdo PPGEMEF Ir para o menu PPGEMEF Ir para a busca no site PPGEMEF Ir para o rodapé PPGEMEF
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Anais do 4o EIEMAT e 2o Encontro Nacional PIBID Matemática. Volume 1. Número 1. Santa Maria: UFSM, 2014.

Minicurso (oficina)

ETNOMATEMÁTICA:DESCOBRINDO PADRÕES MATEMÁTICOS EM DESENHOS ORNAMENTAIS(2)
Ângela Maria Hartmann, Andrieli da Silva Dutra, Daiana Nunes dos Santos, Ellen Cristine, Vivian Mendes Marques Bolzan, Jeruza Quintana Petrarca de Freitas, Joana Tatsch da Silva Souza, Vanice Pasinato da Trindade, Tiago Dias Bolzan

FRACTAIS: A COMPLEXIDADE E A AUTO-SEMELHANÇA DOS PADRÕES GEOMÉTRICOS REPRESENTADAS COM MATERIAIS CONCRETOS E TECNOLOGIA COMPUTACIONAL
Ângela Maria Hartmann, Matheus Garcia Arantes, Victor Hugo Hott Costa, Hudá Augusto Cardoso

A CONSTRUÇÃO DOS SÓLIDOS PLATÔNICOS NA BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Ailê Pressi, Ana Regina da Rocha Mohr, Angélica Vanessa da Silva Prado, Leisle Priscila Beck, Maria Angelita Barbosa, Maurício Porto, Joeli Romana Weber

A QUESTÃO DA INCOMENSURABILIDADE: DO EMBARAÇO PITAGÓRICO ÀS OBRAS DE LEONARDO DA VINCI – UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PELA HISTÓRIA E PELA ARTE
Rodolfo Chaves, Caio Lopes Rodrigues

PENSAMENTO ARITMÉTICO E PENSAMENTO ALGÉBRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Claudia Lisete Oliveira Groenwald

O ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ANALÍTICA: UMA ABORDAGEM COM O USO DO SOFTWARE GRAFEQO ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ANALÍTICA: UMA ABORDAGEM COM O USO DO SOFTWARE GRAFEQ
Leandra Anversa Fioreze, Fabrício Fernando Halberstadt

DISCUTINDO ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Marco Aurélio Kistemann Junior, Neil da Rocha Canedo Junior, Reginaldo Ramos de Britto

EDUCAÇÃO ALGÉBRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: A EXTENSÃO GERADA PELA PESQUISA
Sandra Mara Marasini, Neiva Ignês Grando, Mônica Damo de Morais

SOFTWARE SCRATCH: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Leandra Anversa Fioreze, André Eduardo Ventorini

Comunicação Científica

AS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A NATUREZA DA MATEMÁTICA
Lidiane Garcia Pereira

CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PARA A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
José Erisvaldo Lessa Vieira, Regina Maria de Oliveira Brasileiro

FORMAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EM DISCIPLINAS DA ÁREA DE MATEMÁTICA DO CURSO DE PEDAGOGIA
Ana Cristina Gomes de Jesus, Dalva Eterna Gonçalves Rosa

O PIBID/IFAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: (RE) CONSTRUINDO SABERES
José Erisvaldo Lessa Vieira, Reyverson Lopes da Silva, Regina Maria de Oliveira Brasileiro

SOBRE UM PROCESSO DE LEGITIMAÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: desdobramentos de uma pesquisa documental
Reginaldo Ramos de Britto, Marco Aurélio Kistemann Jr.

OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO: OUTRAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR
Alexsandro de Melo Silva, Leon Cavalcante Lima, Arlyson Alves do Nascimento

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: VISÕES E REFLEXÕES DOS BOLSISTAS LICENCIANDOS DO IFNMG-CAMPUS SALINAS
Débora Mares Meireles, Marco Aurélio Meira Fonseca, Aldemi Ferreira Mendes

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA O SÉCULO XXI: TRAJETÓRIA E PERSPECTIVAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA ABORDAGEM CRÍTICA
Angelo Fernando Fiori, Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DO PIBID
Vera Cristina de Quadros, Italo Augusto Alves Coleraus, Laiana Paula Jeronymo, Alexandra Melo da Costa, Lays da Silva Santos

APLICAÇÃO DA INTEGRAL DEFINIDA NA ECONOMIA – UMA VISÃO DO FUTURO PROFESSOR
Jaqueline Valle, Dienifer Tainara Cardoso, Elisandra Bar de Figueiredo, Ivanete Zuchi Siple

ENSINO E APRENDIZAGEM NAS APLICAÇÕES DE ÁLGEBRA BOOLEANA EM SISTEMAS PNEUMÁTICOS
Angelo Fernando Fiori, Leonardo Bortolon Maraschin, Antonio Carlos Valdiero, Luiz Antonio Rasia

DIAGNÓSTICO DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS EDUCANDOS FRENTE A SITUAÇÕES-PROBLEMA
Tatiane Fontana Ribeiro, Eduardo Post, Eliane Miotto Kamphorst, Camila Nicola Boeri Di Domenico, Carmo Henrique Kamphorst, Ana Paula do Prado Donadel

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DIAGNÓSTICO REALIZADO PELO PIBID
Charles Peixoto Mafalda, Elisandra Juliane Hauschild, Camila Nicola Boeri Di Domenico, Eliane Miotto Kamphorst, Carmo Henrique Kamphorst

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ENSINO SUPERIOR
Fabiane Cristina Höpner Noguti

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NAS AULAS DE GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO
Tawana Telles Batista Santos, Rogério Mendes de Sá, Daniel Martins Nunes

OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS COM NÚMEROS INTEIROS NEGATIVOS DE ESTUDANTES DE 7º ANO DO ENSINO
Joana Tatsch da Silva Souza, André Martins Alvarenga, Daniel da Silva Silveira, Mônica Teixeira de Oliveira

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE OS COMPONENTES CURRICULARES
Andressa Sanches Teixeira, Gabriela Dutra Rodrigues Conrado, André Martins Alvarenga

CAMPO CONCEITUAL E REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DO CONCEITO DE FUNÇÃO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL 
Jéssica Goulart da Silva, Daiane de Almeida Brazeiro de Matos, Deise Pedroso Maggio

NOÇÕES DE INFINITO MATEMÁTICO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA Gabriel de Oliveira Soares, Marcia Viaro Flôres, Fernando Freitas dos Anjos
Gabriel de Oliveira Soares, Marcia Viaro Flôres, Fernando Freitas dos Anjos

ESTREITANDO LAÇOS ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE: OS CONTRIBUTOS DO PROJETO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Carlos Alex Aleves, Francisca Terezinha Oliveira Alves, Jacilene Pereira da Silva

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI
Rômulo Lima Curcio, Priscilla Carvalho Casteluber, Vinícius Procopio Salvador

OBJETOS DE APRENDIGEM DIGITAIS NO PROJETO PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO: ENSINO E PESQUISA
Pâmella de Alvarenga Souza, Arilise Moraes de Almeida Lopes

INVESTIGANDO O MOVIMENTO DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA RELATIVA À EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Rodrigo Martins de Almeida, Marco Aurélio Kistemann Júnior

A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E MÚSICA: UMA PROPOSTA DINÂMICA DE ENSINO
Luciani Konrath Dias, Lucieli Martins Descovi

ESTUDANDO A FOTOGRAFIA POR UMA ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA
Luciane Bichet Luz, Amanda Prank

AÇÕES DO PIBID E SEU REFLEXO NO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DOS BOLSISTAS
Verônica Jerônimo Policarpo, Weide Cassimiro Jerônimo, Josiane Ribeiro Mudeno, Marlos Gomes de Albuquerque, Emerson da Silva Ribeiro

MATEMÁTICA FINANCEIRA – UMA PROPOSTA DE ENSINO
Simone Regina dos Reis, Carmen Vieira Mathias

INVESTIGANDO E LENDO COM AS LENTES DA TEORIA DA ATIVIDADE OS AMBIENTES DE MODELAGEM A PARTIR DAS AÇÕES DE UM COLETIVO DE SERES-HUMANOS-COM-MÍDIAS
Neil da Rocha Canedo Junior, Marco Aurélio Kistemann Junior

O ENSINO DA GEOMETRIA ANALÍTICA NA PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA FORMADORA
Franciele Catelan Cardoso, Cátia Maria Nehring

CHUVAS DE HORA CERTA: O APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA NO IFPA CAMPUS BELÉM SOB O PONTO DE VISTA TRANSDISCIPLINAR
Afonso Costa da Silva Filho, Antonio José de Sousa Bittencourt, Edney Barata Pantoja, Fernando Cardoso de Matos, Paulo Sérgio Rabelo de Souza, Raimundo Neves de Souza, Dérick de Carvalho Conceição

ALUNOS E ESTAGIÁRIOS: UMA RELAÇÃO DESAFIADORA DE APRENDIZAGEM
Pamella Aleska da Silva Santos, Vera Cristina de Quadros

OS PRIMEIROS MOVIMENTOS PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS
Franciele Catelan Cardoso, Cátia Maria Nehring

ESTADO DO CONHECIMENTO DAS MONOGRAFIAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRPE/ UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS RELACIONANDO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PANORAMA DE 05 ANOS
Arlam Dielcio Pontes da Silva, Robson da Silva Eugênio

COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA
Fernanda Fatima Ratajczyk Turra

ESTÁGIO DOCENTE: INOVAR EXIGE CRIATIVIDADE(1)
Ângela Maria Hartmann

EDUCAR OU REMEDIAR, QUEM GASTA MAIS, UM ALUNO OU UM PRESIDIÁRIO?
Alexandre da Silva

NARRATIVAS DE PROFESSORES LEIGOS DE MATEMÁTICA EM PELOTASS
Laura Leal Moreira

RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE FUNÇÕES: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Danrlei Silveira Trindade, Leugim Corteze Romio, Maria Arlita da Silveira Soare

PERFIL DOS ACADÊMICOS EVADIDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA – CAMPUS ALEGRETE: ALGUMAS REFLEXÕES 
Jéssica Alana da Costa Rodrigues, Calinca Jordânia Pergher, Marcia Viaro Flores, Roger Oliveira de Lima

CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL: UMA VISÃO A PARTIR DO PERFIL DO PROFESSOR
Caliandra Piovesan, Camila Nicola Boeri Di Domenico

A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES
Vitor José Petry

OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA A PARTIR DA ANÁLISE DE ARTIGOS ACADÊMICOS
Shayene Vieira Mossi, Maria Arlita da Silveira Soares

RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA EM TRIGONOMETRIA
Priscila Sonza Frigo, Franciele Catelan Cardoso

UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A APRENDIZAGEM GEOMÉTRICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Tawana Telles Batista Santos, Daniel Martins Nunes

A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O APLICATIVO WINPLOT PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Noélli Santos, Silvia Maria Isaia

MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS: UM ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO ALUNOS DO 7º ANO
Nadir dos Santos da Rosa, Ronaldo Silva de Oliveira, Verônica Pereira Stivanin, Denise Cardoso Bortolotto, José Darci Benites Goulart, Leugim Corteze Romio, Maria Arlita da Silveira Soares

ALTURA DO TRIÂNGULO: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ITAQUI
Dienifer da Luz Ferner, Mariane da Rosa Minhos, Denise Cardoso Bortolotto, José Darci Benites Goulart, Leugim Corteze Romio, Maria Arlita da Silveira Soares

NÚMEROS RACIONAIS NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM ALUNOS DE 1º ANO
Daiane de Almeida Brazeiro de Matos, Ana Paula dos Santos Ledesma, Saiury Heinsch da Rosa, Joaquina Solange Fuchs, Denise Cardoso Bortolotto, José Darci Benites Goulart, Leugim Corteze Romio, Maria Arlita da Silveira Soares

WEB 2.0 NA EDUCAÇÃO: O FACEBOOK COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Arlam Dielcio Pontes da Silva, Robson da Silva Eugênio

MÓDULOS MATEMÁTICOS INTEGRADORES E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: O CASO DO CÁLCULO E DA MECÂNICA
Maria Cecília Pereira Santarosa

OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NAS PESQUISAS EM MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS SISTEMAS LINEARES E FUNÇÕES
Marinela da Silveira Boemo, Crístiam Wallao Rosa, Rita de Cássia Pistóia Mariani

TRABALHANDO COM GRANDEZAS E MEDIDAS
Simone Braga Castanho, Sonia Medeiros, Ricardo Fajardo

UM ESTUDO DE GEOMETRIA ENVOLVENDO TRATAMENTOS PURAMENTE FIGURAIS MEDIADOS PELO SOFTWARE GEOGEBRA
Paula Gabrieli Santos de Assumpção, Inês Farias Ferreira

UMA ANÁLISE DO TRATAMENTO DADO À TRIGONOMETRIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO PUBLICADOS NO BRASIL DO INÍCIO DO SÉCULO XX AOS DIAS ATUAIS
Adriano Torri Souza, João Carlos Gilli Martins

SOBRE O IMPACTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM))
Carmen Reisdoerfer, João Carlos Gilli Martins

MATEMÁTICA FINANCEIRA – UMA PROPOSTA DE ENSINO
Simone Regina dos Reis, Carmen Vieira Mathias

AS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A NATUREZA DA MATEMÁTICA
Lidiane Garcia Pereira

Relato de Experiência

O USO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO
Dilamar Reis Lamberty

O USO DO APLICATIVO FOLHAINVEST NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Dilamar Reis Lamberty

MODELAGEM MATEMÁTICA E INTERDISCIPLINARIDADE NA CORREÇÃO DE FLUXO EM ITAJAÍ/SC
Rafael Borini Martins Costa Borini

PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL EM MATEMÁTICA E O GEOGEBRA
Crislei Severo

DESENVOLVENDO O TEOREMA DE PITÁGORAS COM O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Diego de Vargas Matos, Scheyla Lima Vieira Pinto, Isabel Cristina Machado de Lara

UTILIZAÇÃO DE MATERIAL MANIPULAVÉL NO ENSINO DE GEOMETRIA: UMA AÇÃO DO PIBID
Thaiana Martins Marques, Marco Aurélio Meira Fonseca, Aldemi Ferreira Mendes

CONTEXTUALIZANDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DA CONFECÇÃO DE CAMISETAS
Carla Maso Pires, Magali Deckert Arndt

RELATANDO VIVÊNCIAS NO PIBID
Graziele Santos Ferreira, Ana Paula Perovano

ÁFRICA RAÍZES E RIQUEZAS UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR UTILIZANDO O SOFWARE GRAFEQ
Otoniel Felipe da Silva, Isabel Cristina Machado de Lara

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Guilherme Barroso Betto, Ingrid Freischlag, Diego de Vargas Matos, Isabel Cristina Machado de Lara

ARTICULANDO ÁLGEBRA E GEOMETRIA COM O USO DE OFICINAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Thamara Marques Rodrigues, Romulo Barbosa Veloso

PRÁTICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA ZONA RURAL: O DESAFIO DE UNIR ESCOLA E SOCIEDADE
Carine Cambri Moreira, Cristiane da Silva Stamberg

O USO DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO AUXÍLIO AS METODOLOGIAS DE ENSINO
Gabriel Souza Germann da Silva, Antônio Maurício Medeiros Alves

UM RELATO DOS COORDENADORES DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA DO PIBID DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
André Martins Alvarenga, Osmar Francisco Giuliani

GEOMETRIA EUCLIDIANA E GEOGEBRA: UM RELATO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES EM SERVIÇO E ACADÊMICOS
Maiara Elis Lunkes, Karla Aparecida Lovis

O SOFTWARE GEOGEBRA E A CONSTRUÇÃO DO CICLO TRIGONOMÉTRICO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA
Charles Bruno da Silva Melo, José Carlos Pinto Leivas

CONTRIBUIÇÕES DE UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Karen Rodrigues Copello, Ane Carine Meurer

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O APERFEIÇOAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE: INOVAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR
Gabriela Dutra Rodrigues Conrado, Delma Inês Marques, André Martins Alvarenga, Simone Felin Peripolli, Jocilene Castro Soares

PLAYGROUND DA MATEMÁTICA: UM PROGRAMA DE EXTENSÃO VOLTADO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Ivanete Zuchi Siple, Marnei Mandler, Tatiana Comiotto Menestrina, Pamela Paolo Leonardo, Bruna Quintino, Gislaine Mendes Donél, Vilson Hermes Shröreder

AULAS DE REFORÇO COM AUXILIO DE MATERIAL MANIPULATIVO E JOGOSS
Marta Seefeldt, Felipe Herrmann

INTRODUZINDO GEOMETRIA POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS
Débora Cristina Tamagnoni, Jessica de Paula Silva, Elizabeth Maria Giacobbo

INVESTIGAÇÃO SOBRE O PERFIL DE UM GRUPO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: CRENÇAS E CONCEPÇÕES SOBRE MATEMÁTICA
Francine Lanes Monteiro, José Carlos Pinto Leivas

ENCONTRO DE DISCIPLINAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO ORGANIZADA POR CICLOS DE FORMAÇÃO
Rosangela Peixoto Ceretta, Welington dos Santos Ruis, Cristiane da Silva Stamberg

O ENSINO DA MATEMÁTICA TRABALHADO ATRAVÉS DE OFICINAS LÚDICAS COM ATIVIDADES DIFERENCIADAS E JOGOS
Fernanda Souza Fonseca, Juliana Diniz Lima, Odete Machado, Olino Roger Kuffener Dias, Jones Pinheiro, Cristiane Silva Stamberg

ISOMETRIAS UTILIZANDO PAVIMENTAÇÃO NA 5ªSÉRIE/6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Danuza Bermond Equer, Elcio Pasolini Milli, Jéssica Schultz Kuster, Julia Shaetzle Wrobel

A MODELAGEM MATEMÁTICA E A AVICULTURA DE CORTE
Anderson Minosso, Edevan Flores, Rosangela Bautitz da Silva, Suzamara Bautitz, Deise Nívea Reisdoefer

OS NÚMEROS RACIONAIS NA RETA NUMERADA: O APRENDER POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS
Morgana Fernandes da Silva, Michele Carine Peters, Alexandre da Silva, Charles Zuconeli Guimarães, Franciele Roulim Negrêiros, Magnus Cesar Ody

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NAS AULAS DO PIBID
Michele Tatiana Krummenauer da Silva, Marta Elisabete de Fraga, Fernanda Schuck Sápiras

O SOFTWARE COMO RECURSO NA INTERPRETAÇÃO DO COMPORTAMENTO DAS FUNÇÕES LOGARÍTMICAS
Adriana Teresinha de Campos, Cláudia Müller Vargas, Elizangela Weber, Leandro Boszko

MATRIZES E SUAS APLICAÇÕES Abia Soares, Andressa Sanches Teixeira, Danilo Rosa, Suelem Garcia, Valéria Perceval, André Martins Alvarenga
Abia Soares, Andressa Sanches Teixeira, Danilo Rosa, Suelem Garcia, Valéria Perceval, André Martins Alvarenga

PROJETO “DIA DA MATEMÁTICA”: O ALUNO COMO DESENVOLVEDOR DE JOGOS MATEMÁTICOS
Lutiele Machado Godois, Adriana Andrade Bastos, Alessandra Stein, Ana Paula Del Aghenese, Filipe Sarmento Barreto, Pablo Camargo Flores, Cristiane da Silva Stamberg

A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE ENGENHARIA DIDÁTICA PARA ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DA MEMÓRIA DE POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO
Damares Kessler, Julhane Alice Thomas Schulz, Jusiara de Lima, Tamara Ost Fracari

DIA DA MATEMÁTICA – O IMPACTO DO JOGO EM SALA DE AULA
Juliana Diniz Lima, Jones Lucio Ortiz Pinheiro, Olino Roger Kuffner, Fernanda Souza, Vanesa Nolibos Rivarol, Odete Machado Nunes, Cristiane Silva Stamberg

BRINCANDO E APRENDENDO COM DAMATEMÁTICA 
Patrícia Zanon Peripolli, Roena Moreira Leal, Renata da Silva Dessbesel

ARTICULAÇÃO ENTRE TEATRO E MATEMÁTICA
Taynara Oliveira da Rosa, André Martins Alvarenga, Clarice Fonseca Vivian, Murilo Medeiros Teixeira, Paulo Rubens Marques Severo

EXPLORANDO A MATEMÁTICA: OFICINAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
Adriana Andrade Bastos, Lutiele Machado Godois, Adriana Medeiros Welter, Pablo Camargo Flores, Filipe Sarmento Barreto, Cristiane da Silva Stamberg

TECENDO O PERFIL DA TURMA ATRAVÉS DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES VINCULANDO A MATEMÁTICA A PRODUÇÃO TEXTUAL E O USO DE TECNOLOGIAS
Vanessa Scheeren, Fernanda Krauzer Girotto, Dionara T. Aragon Aseff

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A PARTIR DO ENSINO DE MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS: TRABALHO COLABORATIVO ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE
Vanessa Castro de Oliveira, Dionara Teresinha Aragon Aseff, Giovâni Martins Pinto

A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID
Sanayara Dias Gonçalves, Veronice Meira da Silva, Ana Paula Perovano

OFICINA DE PAVIMENTAÇÃO COM TRIÂNGULOS EQUILÁTEROS
Camila Augusta do Nascimento Amaral, Jegiane C. Favoreto Mariano, Julia Schaetzle Wrobel

APLICAÇÃO DO JOGO CONTIG 60 EM TURMAS DE 8a SÉRIE
Jenifer Heleno Stoffel, Weverton Augusto da Vitória, Sandra Aparecida Fraga da Silva

JOGOS MATEMÁTICOS: A DINÂMICA DO APRENDIZADO
Bruna Muller da Silva, Cintia Schneider, Dândara Bellé, Deise Nívia Reisdoefer, Maiara Elis Lunkes

UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA POR MEIO DA METODOLOGIA DOS JOGOS E DO RECURSO DO ORIGAMI
Camila Pissatto, Ivanete Fátima Blauth, Liana Krakecker, Deise Nívia Reisdoefer

O USO DO MATERIAL DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM DAS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
Fabio Harlos, Juliane Marques, Roberto Preussler

USO DE MATERIAS CONCRETOS NO CONCEITO DAS MEDIDAS
Thaisa de Oliveira Hönisch, Jean da Costa Serves, Aline Tampke Dombrowski, Fernando Pedro Borcowski do Amaral, Bruna Lara da Costa, Matheus Gebert Straub, Robson Schirmer, Everaldo Golzer Soares, Rosangela Ferreira Prestes, Eliani Retzlaff

FRACTAL COMO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA PROGRESSÃO GEOMÉTRICA
Jusiara de Lima, Tamara Ost Fracari, Vanessa Günzel, Elizangela Weber da Luz

ANALISANDO A APRENDIZAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS GUIADOS PELA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
Juliane Marques, Gilvan Soares de Oliveira, Roberto Preussler

ALTERNATIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PROJETO DE RETOMADA DE CONTEÚDOS DO ENSINO BÁSICO DE MATEMÁTICA
Taigor Quartieri Monteiro, Cinara Ewerling da Rosa

A MODELAGEM MATEMÁTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FIXAÇÃO DOS CONCEITOS GEOMÉTRICOS EM UM PROJETO HABITACIONAL
Charles Zuconeli Guimarães, Silvio Martins Britto

MATEMÁTICA EM ABORDAGENS DIFERENCIADAS: CÁLCULO DO DÍGITO VERIFICADOR
Mariely Rodrigues Anger, Clarissa Lira, Roger Oliveira de Lima, Antonio Fábio Moura, Jussara Aparecida da Fonseca

O ENSINO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA E O JOGO DE TRUCO: UMA ARTICULAÇÃO POSSÍVEL
Ana Carla Ferreira Nicola Gomes, Claudia Emiliana Pereira Teodoro, Guilherme Moraes de Menezes, Luciana Carvalho Prazeres, Jussara Aparecida da Fonseca, Marcia Viaro Flores

COMO INTRODUZIR GEOMETRIA ANALÍTICA DE UMA FORMA DIFERENCIADA
Charles Zuconeli Guimarães, Franciele Roulim Negreiros, Morgana Fernandes da Silva, Michele Carine Peters, Alexandre da silva, Leisle Priscila Beck

O AUXÍLIO DAS PLANIFICAÇÕES NO ESTUDO DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
Elisane Strelow Gonçalves, Felipe Hermann, Carla Gebahrdt Gehling, Lucia Specht Milbrath

PIBID COMO PONTA PÉ INICIAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE SEUS PROFESSORES SUPERVISORES
Adriana Andrade Bastos, Juliana Diniz, Cristiane da Silva Stamberg

ACOMPANHANDO APRENDIZAGEM DA EQUAÇÃO DE 2o GRAU NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Damares Kessler, Vanessa Günzel, Roberto Preussler
Damares Kessler, Vanessa Günzel, Roberto Preussler

GEOGEBRA: AS NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DA MATEMÁTICA
Sersana Sabedra de Oliveira, Nívea Maria Barreto Nunes Oleques, Iuri Barcelos Pereira Rocha, Cristiano Peres Oliveira

DOMINÓ DE FRAÇÕES
Marila Torres de Aguiar, Nayara Bibiano Zebediff, Joselene Marques

DIFICULDADES COM OPERAÇÕES BÁSICAS COM NÚMEROS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Luanda Carvalho da Silva Nascimento, Anderson José Silva, Sandra Aparecida Fraga da Silva

A MODELAGEM MATEMATICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1o GRAU: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DE MATEMÁTICA DE JI-PARANÁ-RO
Rudson Carlos da Silva Jovano, Flávia de Andrade Correa, Emerson da Silva Ribeiro

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
Leidian da Silva Moreira, Philipe Rocha Cardoso, Daniela Souza Lima

UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL
Greice Kellen Morche, Karen Daiana Battisti

ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Regina Helena Munhoz, Bruna Corso, Tatiane Aline Markwarth, Thaís Kieckhoefel, Marnei Luis Mandler, Tatiana Comiotto Menestrina

ENUNCIAÇÕES A RESPEITO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO EGÍPCIO: O CASO DA MULTIPLICAÇÃO E DA DIVISÃO NO OLHAR DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA
Veronica Borsonelli Marcarini, Jean Geraldo Comper, Rodolfo Chaves

PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS MATEMATICOS EM ESQUADREJAMENTO E CUBAÇÃO DE TERRAS
Weverton Augusto da Vitória, Isaias Amorim Lemos, Rodolfo Chaves

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: O PROBLEMA DO METRÔ
Jonathan William Almeida Soares, Renato Barros Castro

O PROJETO APRENDER PARA VALER – O QUE O PIBID TEM FEITO
Djerly Simonetti, Jefferson Peruzzo, Rodolfo Eduardo Vertua

PROPRIEDADES DE DETERMINANTE UTILIZANDO O EXCEL: um relato de experiência
José Jefferson da Silva, Dorghisllany Souza Holanda, Cristiane de Arimatéa Rocha

TREINAMENTO PARA A 1a FASE DA PROVA DA OBMEP: A E.B.M. PROFESSORA CLOTILDE RAMOS CHAVES
Aline Sant’Anna, Filomena Teruko Tamashiro Arakaki, Grasiella Vieira, Leticia Cavaglieri, Micheli Cristina Starosky Roloff, Rafaela Filippozzi

ABORDAGEM DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
Nathália Pizzamiglio, Margarete Farias Medeiros, Josiane Eugenio Pereira

A GEOMETRIA INSTINTIVA DAS ABELHAS: UM COMPARATIVO DE EXPERIÊNCIAS DE OFICINAS REALIZADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Emanuele da Silva Pereira, Luana Pimentel

O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DO JOGO DA MEMÓRIA
Douglas Aparecido da Silva Pequeno, Everton Jonatan Barboza, Bruna Celene Marques Dornelles, Kathia Lorena Cáceres Bernal

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Iago Paiva Lopes, Veronice Meira da Silva, Ana Paula Perovano

OPERAÇÕES POLINOMIAIS NO 8o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM JOGO DE TABULEIRO
Veronica Borsonelli Marcarini, Euléssia Costa Silva, Antônio Henrique Pinto

A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR SUPERVISOR
Dorghisllany Souza Holanda, José Jefferson da Silva, Cristiane de Arimatéa Rocha

O PIBID/UFJF/MATEMÁTICA E OS APORTES DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS
Marcílio Dias Henriques, Leandro Gonçalves dos Santos

UM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR PARA MATEMÁTICA E ARTE NUMA CLASSE DE 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO GONÇALO (RJ)
Rosiney de Jesus Ferreira, Marco Aurélio Kistemann Junior

UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Maciel Gonçalves Santos, Graziele Santos Ferreira

PIBID: UMA EXPERIÊNCIA NA REALIZAÇÃO DE OFICINAS
Cintia Schneider, Dândara Bellé, Daniele Martini, Elisângela Regina Selli Melz, Ivanete Fátima Blauth, Liana Krakecker, Moacir Konrad

MODELAGEM COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TRABALHANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA NA ESCOLA
Anderson José Silva, Luanda Carvalho da Silva Nascimento, Marilete Batista da Vitória, Hélio Rosetti Junior

O USO DO JOGO UNO COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE REGRA DE SINAIS
Ingrid Ellen da Silva, Pedro Augusto Mazini dos Santos, Joselene Marques

ENSINANDO DE MANEIRA DINÂMICA: O ALUNO, A ESCOLA E A GEOMETRIA
Marcilene Paraguai de Paiva Teles, Alzenira de Oliveira Carvalho, Dr.Sérgio Brazil Júnior

MATEMÁTICA FINANCEIRA: NEGÓCIO VENDA DE PIPOCAS
Marilete Batista da Vitória, Anderson José Silva, Luanda Carvalho da Silva Nascimento, Isaías Amorim Lemos, Hélio Rosetti Junior

TREINAMENTO PARA A 1a FASE DA OBMEP 2014: 8o E 9o ANOS DA E.B.M. ANITA BERNARDES GANANCINI
Aleff Russi, Casandra Posseltt de Souza, Cristiane Machado Pereira Felicio, Gislaine Correa da Silva, Micheli Cristina Starosky Roloff, Oscar Caribe da Rocha Neto, Suely de Alencar Lopes

EXPLORANDO A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UMA AULA DE FUNÇÃO UTILIZANDO O GEOGEBRA Gracy Eveliny Santos Mól, Daniel de Jesus Jeremias, Antônio Henrique Pinto
Gracy Eveliny Santos Mól, Daniel de Jesus Jeremias, Antônio Henrique Pinto

INVESTIGANDO A VAZÃO MÁXIMA SUPORTADA POR UMA CALHA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Edmilson Ferreira Pereira Junior, Alielton Almeida dos Santos

MATERIAIS LÚDICOS: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
José Ramão de Souza Chiquitin, Bruna Celene Marques Dornelles, Kathia Lorena Cáceres Bernal, Vanilda Alves da Silva

TRABALHANDO COM ANÁLISE DE DADOS NA SALA DE AULA
Camila Cristina Carvalho, Gabriela Iris Bruno da Silva, Jurandyr C. N. Lacerda Neto

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA METODOLOGIA PARA O ESTUDO DA POTENCIAÇÃO
Juliana Comunello

O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DO TEODOLITO HORIZONTAL CASEIRO
Bruna Celene Marques Dornelles, Kathia Lorena Cáceres Bernal, Douglas Aparecido da Silva Pequeno, Everton Jonatan Barboza, José Ramão de Souza Chiquitin, Vanilda Alves da Silva

CONSTRUINDO POLIEDROS: UMA PROPOSTA COM MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Juliana Silva de Andrade, Maria Elizabete Rambo Kocchann

APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO CONTEXTO DO PIBID
Kamilly Neumann Braun, Joyce Jaquelinne Caetano, Gilmar de Carvalho Cruz

CALCULANDO VOLUME DE “CORPOS ESTRANHOS”: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Saionara Freitas Dos Santos

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SALINAS-MG
Carlos Henrique Ferreira, Ednaldo Alves Barbosa Filho, Alexsandra Sarmento de Matos Oliveira, Thaiana Martins Marques, Rogério Mendes de Sá, Rozane Amaral da Silva, Charliston Heston Oliveira Cunha, Marco Aurélio Meira Fonseca, Vailton Afonso da Silva

SHOW DO MILHÃO PIBID MATEMÁTICA
Fernando Pedro Borcowski do Amaral, Aline Tampke Dombrowski, Eliani Retzlaff, Fernando Parahyba

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO POLITÉCNICO
Luciano Bender, Rogério Sacramento Burkert, Carla Gebhardt Gehling

RESIGNIFICANDO CONCEITOS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS EM OFICINAS DO PIBID
Graciela Elizabeth Bönmann Bertoldo, Julhane Alice Thomas Schulz, Karina Schiavo Seide

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS PARA O 6o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Daniele Bracher, Rogério S. Burkert, Carla G. Gehling

EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID – MATEMÁTICA (UFPEL) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Michel Hallal Marques, Veronica de Almeida Chaves, Luana Leal Alves, André Luis Andrejew Ferreira

CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITES NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Caroline Conrado Pereira, Charles Bruno da Silva Melo, Vanilde Bisognin

DIETAS ALIMENTARES E SISTEMAS LINEARES: UTILIZANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Silviana Izabel Freire Severo, Marcia Viaro Flores, Ana Carla Ferreira Nicola Gomes, Felipe Ferreira Paulista, Vania Carvalho Prazeres

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS DECIMAIS ATRAVÉS DE MATERIAL MANIPULÁVEL
Alexandre da Silva, Francile Roulim Negreiros, Michele Carine Peters, Morgana Fernandes da Silva, Leisle Priscila Beck, Magnus Cesar Ody

O JOGO CONTRIBUINDO DE FORMA LÚDICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA D
Denise Ritter, Renata da Silva Dessbesel

ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA PARA INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE P.A.
Mariana Lopes Dal Ri, Régis Gindri Lançanova

PESQUISA EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
Sandra Regina Figueiredo de Miranda, Nazareno Messias amoras Magina, Dnilson Silva Braga, Fernando Cardoso de Matos, Raimundo Neves de Souza, Paulo Sergio Rabelo de Souza

INTERVENÇÕES ESPECÍFICAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO PROEJA
Alexsandro Queiroz Lencina, Alex Sandro Gomes Leão, Vanessa Nolibos Rivarol, Ana Paula Del Aghenese, Lutiele Machado Godois

ENSINO DE MATEMÁTICA: DA TEORIA A PRÁTICA, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Daiane Leal da Conceição, Daniele Galvão Mathias, Kelen Terra do Amaral, Francine Fernandes Araujo, Rafaella Campelo Centeno, Gabriel de Souza Germann da Silva, Josiane Silva Rita, Mariana da Silva Basílio, Rodrigo Gonçalves Oliveira, André Luis Andrejew Ferreira

EXPLORANDO CONCEITOS DE GEOMETRIA PLANA PELO VIÉS DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UMA VIVÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR
Tamara Ost Fracari, Janine Carpenedo Neitzke, Mariele Josiane Fuchs

GINCALCULANDO
Jhonatan Ferreira, Luana Pereira Villa Real, Thiely Maria Copetti, Fernando Pedro Borcowski do Amaral, Aline Tampke Dombrowski, Rosangela Ferreira Prestes, Sulane Roselei Lenz, Eliani Retzlaff

A CONTRIBUIÇÃO DO JOGO NO ESTUDO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE
Aline Tampke Dombrowski, Eliani Retzlaff, Rosangela Ferreira Prestes, Sulane Lenz, Amarildo de Lima Quaresma, Thiely Maria Copetti, Luana Pereira Villa Real, Jhonatan Ferreira

UM MODELO MATEMÁTICO PARA O LANÇAMENTO DE FOGUETES A BASE DE ÁGUA
Alexandre Bronzoni Disconzi, Alex Sandro Gomes Leão

JOGO COM MATERIAL MANIPULÁVEL PARA AULAS DE NÚMEROS INTEIRO
Thiely Maria Copetti, Marionice Penteado Figueiredo, Eliane Retzlaff, Rosangela Ferreira Prestes, Sulane Lenz, Aline Tampke Dombroski, Luana Pereira Villa Real, Jhonatan Ferreira

ANÁLISE DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM ANÁLISE COMBINATÓRIA
Nitiele Medeiros Contessa, Marcia Viaro Flores, Laize Dariele Trindade de Lima, Gessica Pereira Trindade

O ENSINO DE SISTEMAS, UMA PRÁTICA COM PROFESSORES: APLICAÇÕES NO SOFTWARE GEOGEBRA
Juliana Machado Aguirre

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZANDO JOGOS COMO METODOLOGIA PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Daniele Martini, Katya Carine Engel, Patricia Presotto

A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DE MATERIAL DIDÁTICO
Ronei Osvaldo Ziech, Adriana Teresinha de Campos, Angélica Theis dos Santos, Bárbara Morais Fabris, Maiara Mentges, Julhane Alice Thomaz Schulz

AÇÕES DO PROGRAMA ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Tiago dziekaniak Figueiredo, José Alexandre Ferreira da Costa, Jéssica Oliveira Dias

CONCEITOS MATEMÁTICOS EM OBRAS DE ESCHER
Alyne Cecilia Serpa Ganz

PROJETO DIDÁTICO PIBID MATEMÁTICA NA COPA DO MUNDO
Andressa Wansing, Claudia Aparecida Winkelmann, Elis Puntel, Etiane Bisognin Rodrigues, Verônica Lunardi Bilibio, Ana Luiza Kessler, Inês Farias Ferreira, Rita de Cássia Pistóia Mariani

MODELAGEM MATEMÁTICA E MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DA PROGRESSÃO ARITMÉTICA
Damares Kessler, Gilvan de Oliveira, Juliane Marques, Claúdia Maria Nunes

JOGOS NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES
Jhonatan Ferreira, Luana Pereira Villa Real, Thiely Maria Copetti, Aline Tampke Dombrowski, Rosangela Ferreira Prestes, Sulane Roselei Lenz, Juliane Chagas da Luz, Eliani Retzlaff

O ESTUDO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA OBMEP
Douglas Aparecido da Silva Pequeno, Everton Jonatan Barboza, José Ramão de Souza Chiquitin, Vanilda Alves da Silva

GEOMETRIA PLANA E NÃO PLANA: UMA PRÁTICA DOCENTE COM O AUXÍLIO DA “GEOMETRIA NO FUTEBOL”
Pedro Augusto Mazini dos Santos, Ingrid Ellen da Silva, Joselene Marques

INTEGRAÇÃO DE SUBPROJETOS DO PIBID POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE OFICINAS
Thiely Maria Copetti, Eliane Retzallf, Aline Tampke Dombroski, Rosangela Ferreira Prestes, Arthur Flôres Copatti

RELATOS DE INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA DOS ACADÊMICOS DE MATEMÁTICA URI- SANTO ÂNGELO, RELACIONADO AO 2o SEMESTRE DE 2012
Jhonatan Ferreira, Luana Pereira Villa Real, Marilei Mello Velaski, Thiely Maria Copetti, Fernando Pedro Borcowski do Amaral, Aline Tampke Dombrowski, Rosangela Ferreira Prestes, Sulane Roselei Lenz, Eliani Retzlaff

POSSIBILIDADES DE ENSINAR GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COM O SOFTWARE GEOGEBRA
Siméia Tussi Jacques, Caroline Schutz, Carmen Mathias

CARTOGRAFIA DO PIBID-MATEMÁTICA DA UFSM
Tainara da Silva Guimarães, Matheus Metz Correa, Lucas José de Souza, Diliane dos Santos, Inês Ferreira Farias, Rita de Cássia Pistóia Mariani

OFICINA SOBRE PORCENTAGEM E SUAS APLICAÇÕES NO COTIDIANO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANAOFICINA SOBRE PORCENTAGEM E SUAS APLICAÇÕES NO COTIDIANO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA
Aline Alves, Caliandra Piovesan, Dionatan Breskovit, ElianeMiottoKamphorst, Camila Nicola Boeri Di Domenico, Carmo Henrique Kamphorst, Ana Paula do Prado Donadel

OFICINA DE PAVIMENTAÇÃO COM QUADRADOS E TRIÂNGULOS EQUILÁTEROS OFICINA DE PAVIMENTAÇÃO COM QUADRADOS E TRIÂNGULOS EQUILÁTEROS
Thaiz Fernandes Alvarenga, Rayssa Rocha Silva, Julia Schaetzle Wrobel

PROFESSOR DE MATEMÁTICA E EDUCADOR ESPECIAL: UM PASSO PARA INCLUSÃO
Karen Rodrigues Copello, Debora Silvana Soares, Ane Carine Meurer

O ENSINO DA GEOMETRIA A PARTIR DAS BOLAS DE FUTEBOL TELSTAR E JABULANI NO PROJETO PIBID MATEMÁTICA NA COPA 2014
Aline Wendler, Daniel Licinio Franke, Giandra Sousa Ferreira, Juliana Gabriele Kiefer, Patrizia Machado Pessoa Moreira, Inês Farias Ferreira, Rita de Cássia Pistóia Mariani

MOTIVANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM SALA DE AULA COM ALUNOS INCLUÍDOS
Sabrina Brandão Feltrin, Ricardo Fajardo, Andreisi Carbone Anversa, Ana Paula Lopes Weber, Mírian Bolson Serafin, Nandyne Londero

UM OLHAR PARA AS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS ATRAVÉS DO SOFTWARE GRAFEQ
Marinela da Silveira Boemo, Carmen Reisdoerfer, Inês Farias Ferreira

PLANILHAS ELETRÔNICAS COMO RECURSO NO ENSINO DE PERÍMETROS, ÁREAS E VOLUMES
Caroline Schütz, Dionéia Barbieri, Inês Farias Ferreira

O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NO PROJETO PIBID MATEMÁTICA/UFSM NA COPA 2014
Alceu Vinícius Medeiros de Barros, Luziele da Silva Costa, Rochele Ribas de Oliveira, Inês Farias Ferreira, Rita de Cássia Pistóia Mariani

OS CONCEITOS DA ESTATÍSTICA APLICADOS A EDUCAÇÃO ALIMENTAR
Adriano Eusébio dos Santos, Daniela Roxo Pereira, Letícia Fontana Paulo, Lucilene Alexandre Pereira Arâmbula, Malu Alexandre Gomes, Marleide Coan Cardoso, Valdirene da Rosa Roch

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DA MATEMÁTICA, FRENTE A DIGITALIZAÇÃO DOS ALUNOS COM O BLOG
Michele Bulhões de Mendonça

PIBID MATEMÁTICA/UFSM E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL POR MEIO DO TRABALHO COLABORATIVO
Camila Porto Giacomelli, Ana Paula de Oliveira Hoeckel, Elen Mancy Carnelosso, Vartieli Lopes Viero, Inês Farias Ferreira, Rita de Cássia Pistóia Mariani

O ENSINO DE FUNÇÕES AFIM: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA
Djerly Simonetti, Maiara Cristina dos Santos, Emerson Tortola

TREINAMENTO PARA A 1a FASE DA OBMEP 2014: 6o E 7o ANOS DA E.B.M. ANITA BERNARDES GANANCINI
Aleff Russi, Casandra Posseltt de Souza, Cristiane Machado Pereira Felicio, Gislaine Correa da Silva, Micheli Cristina Starosky Roloff, Oscar Caribe da Rocha Neto, Suely de Alencar Lopes

MATEMÁTICA: RELAÇÕES ENTRE A APRENDIZAGEM, A MOTIVAÇÃO E A AFETIVIDADE
Juciéle Carine Decezare, Karla Aparecida Lovis

INSERÇÃO DA INFORMÁTICA EM AULAS DE MATEMÁTICA EM SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Bruna Müller da Silva, Cintia Schneider, Dândara Bellé, Deise Nívia Reisdoefer, Maiara Lunkes

AMPLIANDO CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DE JOGOS
Deise Nivia Reisdoefer, Giovana Silveira Casado, Luciane Neuhaus, Lucinele Paiva

CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITES NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Caroline Conrado Pereira, Charles Bruno da Silva Melo, Vanilde Bisognin

ATIVIDADES COM O GEOPLANO NO 1o ANO DO ENSINO MÉDIO
Pammela Ramos da Conceição, Sandra Lúcia Vitor Gomes, Julia Schaetzle Wrobel

REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS NO PIBID
Antonio Vital da Silva Junior, Ana Paula Perovano

UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA LEI DOS SENOS E LEI DOS COSSENOS
Clailton Rogério Seger, João Sidinei Marostega, Ronei Osvaldo Ziech, Claudia Maria Costa Nunes

O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Thamara Marques Rodrigues, Romulo Barbosa Veloso

HOMOSSEXUALIDADE E HOMOFOBIA: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DA MATEMÁTICA
Bruno César Câmara, Larissa Gehring Borges, Jurandyr C. N. Lacerda Neto

Pôster

PREPARAÇÃO PARA AS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA ATRAVES DO RACIOCÍNIO LÓGICO
Ana Paula Uflacker Toja, Eliane Aimi Rigon, Vanius do Carmo Pinto, Ariane Mattos Leal, Ana Paula Mazui Ribeiro, Adriana Clara Pezzini de Oliveira, Cristiane da Silva Stamberg

LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: UM AMBIENTE PARA O APRENDIZADO
Ana Paula Uflacker Toja, Eliane Aimi Rigon, Vanius do Carmo Pinto, Ariane Mattos Leal, Ana Paula Mazui Ribeiro, Adriana Clara Pezzini de Oliveira, Cristiane da Silva Stamberg

TRABALHO CONJUNTO NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: PIBID E MAIS EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA RURAL
Carine Cambri Moreira, Iane Ferreira Alves, Cristiane da Silva Stamberg, Rosangela Peixoto Ceretta

JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: TRILHA DAS OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA
Anelise Hodecker

OS SINTOMAS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Danielly Palmeira de Mendonça, Michele Bulhões de Mendonça

ENSINO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU ATRAVÉS DE JOGOS
Taís Maiara Conrad, Alexandre da Silva, Ana Paula do Prado Donadel, Camila Nicola Boeri Di Domênico, Eliane Miotto Kamphorst, Carmo Henrique Kamphorst

RELATO DE UMA PRÁTICA DESENVOLVIDA PELO PIBID
Francieli Faustino Da Silva, Eliane Miotto Kamphorst, Camila Nicola Boeri Di Domenico, Ana Paula do Prado Donadel, Carmo Henrique Kamphorst

A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PELA CRIANÇA: CURSO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Tatiana Comiotto Menestrina, Marnei Mandler, Ivanete Zuchi Siple, Pamela Paolo Leonardo, Bruna Quintino, Gislaine Mendes Donél, Vilson Hermes Shröreder

EXPLORANDO AS DIFICULDADES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DE OFICINA COM JOGO MANIPULÁVEL
Daiane da Silva Oliveira, Lucimara de Avila, Camila Nicola Boeri Di Domenico, Carmo Henrique Kamphorst, Eliane Miotto Kamphorst, Ana Paula do Prado Donadel

AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DO 6o ANO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE REFORÇO EM MATEMÁTICA
Katherine Simões Pinheiro, Fabíola Vieira da Costa, Robson José dos Reis, Marco Aurélio Meira Fonseca, Aldemi Ferreira Mendes, Vailton Afonso da Silva

MATIX: UMA ESTRATÉGIA DE INVESTIGAÇÃO
Tatiane Cristine Bernstein, Juliana Coelho Araújo Nunes, Sabrina Monteiro, Ana Paula Dick, Ana Paula Scheeren, Rosane Fátima Postal, Andréia Spessatto De Maman

DESENVOLVIMENTO DE CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM O USO DO GEOGEBRA
Cleber Schaefer Barbaresco, Nereu E. Burin

SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS UMA APLICAÇÃO PRÁTICA
Deivison de Albuquerque da Cunha

MATEMÁTICA O “MITO” DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O PIBID COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
Werik Aparecido Santos, James Monteiro Dias

A GEOMETRIA E O LÚDICO
Alzenira de Oliveira Carvalho, Alaiane Silva da Cunha, Marcilene Paraguai de Paiva, Sérgio Brazil Júnior

OLIMPÍADAS DE CIÊNCIAS EXATAS: UMA EXPERÊNCIA VIVENCIADA EM CAÇAPAVA DO SUL
André Martins Alvarenga, Andressa Sanches Teixeira, Gabriela Rodrigues Conrado, Juliane Quintanilha de Albergaria, Suelem Jardim Garcia

TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: RETRATOS DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PIBID-SUBPROJETO MATEMÁTICA
Ana Paula Falcão da Silveira Gomes, Dionara Teresinha Aragón Aseff, Camila Abreu

CALQUES 3D: EXPLORAÇÃO E APLICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Josiane Martins Martins, Aniele Torma da Silva Chaves

UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR: CONHECENDO O PERFIL DA TURMA, ENTRELAÇANDO TECNOLOGIAS, PRODUÇÃO TEXTUAL E ENSINO DA MATEMÁTICA
Lisiane Machado Vaz Moreira, Fernanda A. H. Bonilha Feijó

O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES VISUAIS E AUDITIVAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Alexandre da Silva, Camila Nicola Boeri Di Domenico

INVESTIGAÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES DE UM PROGRAMA PIBID NA PERSPECTIVA DO EGRESSO
Luís Carlos Verza Amarante, Caroline Arquilini, Zionice Garbelini Martos-Rodrigues, Luciane de Castro Quintiliano

MATEMÁTICA E INCLUSÃO: O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS CEGOS EM CLASSES REGULARES E A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS
Elisa Seer Splett, Liane T. Wendling Roos

TRABALHANDO GEOMETRIA COM PAVIMENTAÇÃO NO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Anderson Pereira Barcelos, Samira Marialves Soares, Julia Schaetzle Wrobel

O USO DE NOVAS METODOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Mévelin Maus, Milena Poloni Pergher, Marlete Basso Roman, Felipe Luy Valério

ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO MANIPULÁVEL
Camila Benites da Silva, Sidney Fermino da Silva, Alessandra Querino da Silva, Luciano Antonio de Oliveira

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA
Jobson de Farias Lima, Amanda Raphaela Pacheco de Melo, Janielison dos Santos Silva, Juan Carlo da Cruz Silva

TENDENCIAS PEDAGÓGICAS: ETNOMATEMÁTICA
Priscilla Carvalho Casteluber, Rômulo Lima Curcio

ANÁLISE DE MODELOS MATEMÁTICOS ADOTADOS POR ASSENTADOS RURAIS E AGRICULTORES
Isaias Amorim Lemos, Weverton Augusto da Vitória, Rodolfo Chaves

MATEMÁTICA E ARTE UM DIÁLOGO POSSÍVEL, TRABALHANDO ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES NO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rosiney de Jesus Ferreira, Marco Aurélio Kistemann Jr.

FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO IFAL: refletindo sobre os tempos e os espaços
José André Tavares de Oliveira, Regina Maria de Oliveira Brasileiro

ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO DE FIGURAS PLANAS COM O USO DO TANGRAM
Denise Pasternak, Thaís Francielli Casadia, Alessandra Querino da Silva, Luciano Antonio de Oliveira

COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA
Aline Sant’Anna, Filomena Teruko Tamashiro Arakaki, Grasiella Vieira, Leticia Cavaglieri, Rafaela Filippozzi

A EXPERIÊNCIA DO PIBID EM CURSO TÉCNICO NA MODALIDADE PROEJA EM CAMPO NOVO DO PARECIS / MT
Allexander Barbosa Camargo Santos de Andrade, Rayan Arruda Santos, Marcos Paulo Souza da Silva

JOGO SENHA
Ranaí Gonçalves Sangic, Max Lindoberto Castro Gonçalves, Noé Franco de Jesus

APLICAÇÕES DA PROPORCIONALIDADE ATRAVÉS DE DISTÂNCIAS ASTRONÔMICAS
Débora da Silva de Lara, Erivelto Bauer de Matos, Mauricio Ramos Lutz

TREINAMENTO PARA A 1a FASE DA OBMEP 2014: 8o E 9o ANOS DA E.B.M. ANITA BERNARDES GANANCINI
Aleff Russi, Casandra Posseltt de Souza, Cristiane Machado Pereira Felicio, Gislaine Correa da Silva, Oscar Caribe da Rocha Neto, Suely de Alencar Lopes

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ANTES DOS CURSOS FORMADORES
Francine Fernandes Araujo, Ana Paula Madeira Vieira

TREINAMENTO PARA A 1a FASE DA OBMEP 2014: 6o E 7o ANOS DA E.B.M. ANITA BERNARDES GANANCINI
Aleff Russi, Casandra Posseltt de Souza, Cristiane Machado Pereira Felicio, Gislaine Correa da Silva, Oscar Caribe da Rocha Neto, Suely de Alencar Lopes

EM BUSCA DE IMAGENS PARA ANALISAR A HISTÓRIA DA EDUCAÇÂO MATEMÁTICA EM PELOTAS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX
Luciane Bichet Luz

TREINAMENTO PARA A 1a FASE DA PROVA DA OBMEP: A E.B.M. PROFESSORA CLOTILDE RAMOS CHAVES
Aline Sant’Anna, Filomena Teruko Tamashiro Arakaki, Grasiella Vieira, Leticia Cavaglieri, Rafaela Filippozzi

PARTICIPAÇÃO DO GRUPO PET MATEMÁTICA NO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR ALTERNATIVA
Ana Caroline Pierini, Stephanie Abé, Adailson Flores, Luana Kuister Xavier

JOGOS MATEMÁTICOS AUXILIANDO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INTEGRADO AO ESPAÇO CIÊNCIA VIVA
Aline Zuliani Lunkes, Thanize Bortolini Scalabrin, Atelmo Aloisio Bald, Rosemaira Dalcin Copetti

OFICINA BATALHA NAVAL TRIGONOMÉTRICA
Louyze Elana Birello, Melissa Meier

Mostra Didático-Científica PIBID
 
JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA
Andressa Franco Vargas, Bianca Bitencourt da Silva, Mariane da Silva e Sombra, Mauricio Ramos Lutz
O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA
Camila Dorneles da Rosa, Fabielli De Juli, Jéssica Marilda Gomes Mendes, Jussara Aparecida da Fonseca, Mauricio Ramos Lutz
 
A MATEMÁTICA E A BOLA DE FUTEBOL
Ana Regina da Rocha Mohr, Angélica Vanessa da Silva Prado, Maria Angelita Barbosa, Robson Luis da Silva Mesquita
 
TRILHA PITAGÓRICA
Josiane Bernz Siqueira, Lucimara Aparecida Beker, Viviane Clotilde da Silva
 
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE FRAÇÕES
Ailê Pressi, Ana Regina da Rocha Mohr, Angélica Vanessa da Silva Prado, Maria Angelita Barbosa, Zenar Pedro Schein
 
JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM AGRUPAMENTO
Thanize Bortolini Scalabrin, Luana Giuliani Losekann, Maíra da Silva Xavier, Simone Tonatto Ferraz, Telma Heloisa Menezes Boelter, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
 
PROJETO PIBID DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IF FLUMINENSE
Mylane dos Santos Barreto, Fabiana de Sousa Santos Gonçalves, Bruno Fillipe Gomes da Silva, Flávia Gomes de Abreu Siqueira, Genaldo Guilherme Teixeira, Lina Paula Armond Gonçalves, Tatiane Gomes Ribeiro
 
GEOCOPA
Sabrina da Silva Pires, Gustavo Leandro da Silveira, Airton Camilo Correa Junior
 
UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE DIVISIBILIDADE
Nathiele Costa, Jennifer de Souza, Mariana Enck de Souza, Joana Steil Alves, Bruna Corso
 
FICHAS DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA
Isabel Cristina Thiel, Regina Helena Munhoz, Gislaine Mendes Donel
 
EXPERIÊNCIA TEATRAL NAS ATIVIDADES DO PIBID: A VIDA DE MALBA TAHAN E “O HOMEM QUE CALCULAVA”
Eduardo Post, Tatiane Fontana Ribeiro, Eliane Miotto Kamphorst, Camila Nicola Boeri Di Domenico, Carmo Henrique Kamphorst, Ana Paula do Prado Donadel
 
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Philipe Rocha Cardoso, Leidian da Silva Moreira, Daniela Souza Lima
 
O USO DO MATERIAL MANIPULATIVO NO ENSINO DA ADIÇÃO
Elizete Maria Possamai Ribeiro, Marleide Coan Cardoso, Ivonete de Oliveira Generoso, Alissom de Souza Jesuino, Angela Carla Vaess, Dulce Gomes Fagundes, Francieli Paulino Cardoso, Liliane Nicola, Lucas Isoppo, Nathana da Silva Ramos
 
O PERFIL DO JOVEM ESCRITO E MAPEADO A PARTIR DAS TECNOLOGIAS E DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA
Dionara Teresinha Aragon Aseff, Fernanda Aparecida Halfen Bonilha Feijó
 
BATALHA DAS COORDENADAS
Gustavo Leandro da Silveira, Sabrina da Silva Pires
 
PORTA RETRATO COM A FORMA DE HEXAEDRO
Tânia Baier, Dalana Fischer
 
Aline Sant’Anna, Filomena Teruko Tamashiro Arakaki, Grasiella Vieira, Leticia Cavaglieri, Rafaela Filippozzi
 
 
CAÇA AOS NÚMEROS PRIMOS
Luiza de Souza Oliveira
 
 
CACAMINHANDO NAS FUNÇÕES: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAU E SUAS INVERSAS
Dorghisllany Souza Holanda, José Jefferson da Silva, Lidiane Pereira de Carvalho
 
 
 
JOGOS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA
Juliana Coelho Araujo Nunes, Tatiane Cristine Bernstein, Sabrina Monteiro, Ana Paula Dick, Ana Paula Scheeren, Rosane Fátima Postal, Andréia Spessatto De Maman
 
TRANS-FIGURAS: UM JOGO MATEMÁTICO APOIADO NA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS
Marcílio Dias Henriques, Leandro Gonçalves dos Santos
 
JOGO SENHA
Daniela Lannes da Silva, Max Lindoberto Castro Gonçalves
 
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: JOGOS COMO METODOLOGIA NO PIBID
Renata da Silva Dessbesel, Lorens Estevan Buriol Sigüenãs
 
CIRCUITO DE JOGOS: UM EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE O CONCEITO DE MULTIPLICAÇÃO
Andriele dos Santos Zwetsch, Ana Luiza Golin, Carine Daiana Binsfeld, Débora Cristina R. Gomes Reza, Maiara Luisa Klein, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

MULTIPLICAÇÃO DOS NÚMEROS NATURAIS

Elizete Maria Possamai Ribeiro, Ivonete de Oliveira Generoso, Nathana da Silva Ramos, Francieli Paulino Cardoso, Lucas Isoppo, Alissom de Souza Jesuino, Dulce Gomes Fagundes, Angela Carla Vaess, Liliane Nicola

TRILHA MONETÁRIA
Elizete Maria Possamai Ribeiro, Ivonete de Oliveira Generoso, Lucas Isoppo, Alissom de Souza Jesuino, Dulce Gomes Fagundes, Angela Carla Vaess, Francieli Paulino Cardoso, Nathana da Silva Ramos, Marleide Coan Cardoso, Liliane Nicola